OIMU

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

OIMU

Olimpíada Iberoamericana de Matemática Universitária

O que é

A Olimpíada Iberoamericana de Matemática Universitária (OIMU) é uma competição aberta a todos os estudantes que estejam cursando sua primeira graduação no Brasil. A participação na OIMU é normalmente indicada a todos que participaram ao menos da 1ª Fase da OBM Universitária em um determinado ano, acontecendo entre novembro e dezembro.

Como Participar

Todos que desejam participar precisam apenas comparecer ao local de prova, sem se inscrever previamente. Como a maioria dos participantes também fez a OBMU, OIMU também ocorre no mesmo local de prova da OBMU.

Formato

A OIMU possui um total de 7 questões a serem resolvidas em até cinco horas. As pontuações para cada questão são variadas (entre 3 e 7 pontos), sendo dados mais pontos para questões mais difíceis. O aluno pode sair da prova após duas horas e meia do início da mesma.

Apenas as 10 melhores notas do Brasil inteiro serão mandadas à Organização da OIMU.

Premiação

Dentre as 10 melhores notas de cada país, até uma Medalha de Ouro, duas Medalhas de Prata e quatro Medalhas de Bronze podem ser entregues aos alunos, mesmo que os três alunos restantes tenham nota suficiente para ganhar medalhas ou que os ganhadores de uma medalha tenham nota suficiente para ganhar uma medalha melhor.