OLINFU

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.


OLIMPIADA DE INFORMÁTICA DA UNIVATES

## O que é?

 

A Olimpíada de Informática da Univates (OLINFU) é uma competição regional de Informática destinada a alunos do Ensino Fundamental ou Médio do Rio Grande do Sul. Tem por objetivos:

  1. Aproveitar o gosto natural dos jovens pelas competições e estimulá-los a um aprendizado menos burocrático, resolvendo problemas novos e desafiantes.
  2. Divulgar a Univates, aproximando-a do estudante da sua região de abrangência.
  3. Reforçar o reconhecimento nacional, da Univates, na área de Informática.
  4. Estimular os alunos do Ensino Médio a buscarem conhecimentos na área de TI, uma vez que há uma demanda crescente por profissionais nessa área;
  5. Aproximar a Informática dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e assim melhorar a imagem da área, que por vezes é considerada difícil e complexa, estimulando o interesse pela Computação e pela Ciência em geral. E dessa forma eliminar um dos itens.
  6. Proporcionar novos desafios aos estudantes.
  7. Aproximar a universidade dos Ensinos Fundamental e Médio.
  8. Identificar os grandes talentos e vocações para a área de Computação, de forma a melhor instruí-los e encaminhá-los para as carreiras acadêmica, científica e tecnológica.

##

## Quem pode participar

 

A OLINFU destina-se a dos ensinos Fundamental e Médio. Os participantes não podem ter mais de 20 anos completos até o dia primeiro de julho do ano de sua atual inscrição. Além disso, o aluno deverá estar matriculado em sua escola ou ter encerrado o Ensino Médio no ano anterior (no caso da modalidade Programação).

##

## Como se inscrever

 

As inscrições devem ser feitas pela internet pelos professores responsáveis. Mais detalhes podem ser obtidos em  www.univates.br/olinfu.

##

## Como funciona

A OLINFU é divididade em modalidade iniciação, modalidade programação e disputa de jogos. A Modalidade Iniciação é para alunos do Ensino Fundamental, enquanto a Modalidade Programação é para os estudantes do Ensino Médio. Além disso, em um dos dias é realizada a disputa de jogos.

## Premiação

As duas provas da OLINFU oferecem premiação em dinheiro para os 3 primeiros colocados.

 

##

## Fonte

 

Informações retiradas do site oficial: http://www.univates.br/cursos-de-extensao/olinfu-olimpiada-de-informatica-univates