WoPhO

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

WoPhO

World Physics Olympiad (WoPhO)

Entenda a WoPho

por Cássio dos Santos Sousa

http://www.wopho.org/ - WoPhO, Bali - Indonésia

Pense em uma olimpíada internacional. Como toda boa olimpíada internacional, você precisa ter, necessariamente, competidores, países diversos, uma banca examinadora, líderes de diversos lugares que discutam e traduzam provas, e é claro, quem as faça, entre outros "cargos". Agora pense em uma olimpíada que se constrói de um dia para o outro, na qual NADA foi exatamente bem explicado. Junte uma organização incipiente, uma proposta MUITO legal, premiações EM DINHEIRO e problemas de física de nível APhO/IPhO, e você terá uma WoPhO!

Existem vários "passos", todos meio confusos a uma primeira vista, mas LINDOS quando vistos em conjunto:

Fases (Rounds/Competitions): para chamar todos que possam corrigir, participar de júris, competir, enviar questões, e outros afins, a WoPhO é separada em fases, ou rounds, cada round com suas próprias características e critérios, e também tendo sua própria competição interna;

Selection round (rodada de seleção)

Seria uma primeira parte. A seleção aqui é dos alunos que responderem a questões fornecidas pela própria banca organizadora da WoPhO e participarão da Fase Final. Aqui participam alunos até o Ensino Médio, de até 20 anos no fim de junho do ano de realização, nesse caso 2011.

As questões deles já foram fornecidas, podendo ser acessadas no site http://www.wopho.org/selection.php, no qual se pode ver como funciona essa fase e as questões fornecidas para downloads. As questões abrangem o conteúdo das competições APhO/IPhO, podendo ter tanto o nível delas quanto até mais do que seus níveis, desde que dentro do conteúdo delas. Isso viria por conta de vários países terem apenas alguma destas duas olimpíadas como oficiais em seus países.

Todos os alunos do Ensino Médio podem participar, mandando suas respostas diretamente para a organização. após se registrarem como competidores para este round. As respostas são necessariamente INDIVIDUAIS, e todas as fontes de consulta são permitidas, contanto que referências e itens como figuras, gráficos e afins tenham suas referências tomadas e seus esquemas todos detalhados para a banca. Respostas em Inglês, Língua Indonésia, Chinês ou Russo. Envio até 30 de junho de 2011, no fuso horário indonesiano do oeste (GMT + 7h)

Cada questão (dez no total) valem até 10 pontos cada, de acordo com a correção de cada resposta enviada. Os 100 melhores alunos escolhidos pelo júri serão convidados para Báli, Indonésia, com todas as despesas pagas pelo júri, para o Final Round, onde farão uma prova final, sendo maioria e competindo junto com os melhores (medalhistas de prata/ouro) da APhO/IPhO e alunos do 1º ano da faculdade, num verdadeiro espírito olímpico!

Problem Competition (envio de problemas)

Essa fase, no caso uma segunda (para mim, ao menos), leva em conta a confecção de problemas para o Final Round da WoPhO, no fim desse ano. Aqui, pessoas de TODAS as idades estão convocadas! Podem vir professores, ex-alunos de APhO/IPhO, team leaders de olimpíadas internacionais, ou QUALQUER UM que esteja interessado.

Aqui, não é prezada a resolução de problemas, mas sim a CONFECÇÃO deles! Aqui a coisa muda um pouco de ambiente: a questão deve ter início, meio, fim e resposta ao ser enviada. Pode abranger dois tipos de formatos: Teórico (questão escrita, com esquema de perguntas e respostas bem organizado e detalhado) e Experimental (com protótipos detalhados dos experimentos e roteiro bem organizado).

Não há limite para o envio de questões, tendo como limites apenas a individualidade das questões (sem respostas em grupo) e a originalidade das questões (jamais vistas em competições oficiais de qualquer tipo, preferencialmente nem em parte). Os critérios de língua a serem colocados são os mesmos das respostas do Selection Round, e os critérios todos podem também ser vistos no site http://www.wopho.org/competition.php.

Aqui são prezadas as questões que façam um aluno pensar, agir, refletir, puxar soluções de todos os seus conhecimento, ter "sacadas", e é claro, tenham como possibilidade que um aluno de competições APhO/IPhO saiba resolver essas questões no prazo dado por estas mesmas provas. Cinco destas questões (três teóricas e duas experimentais) serão escolhidas para serem respondidas pelos competidores do Final Round.

Os prazos finais são para 30 de março (questões de experimental) e 30 de junho (questões teóricas). As melhores questões enviadas (mesmo aquelas não escolhidas)receberão prêmios em dinheiro (indo de 1000 dólares a 25000 dólares!), medalhas, certificados, e a chance de participar do júri da WoPhO com todas as despesas pagas para o Final Round!

Discussion round (rodada de discussões)

Seria logo após o Selection Round (1º de julho), para a escolha dos 100 que vão para o Final Round. Essa parte será feita por pessoas do júri e participantes DA WoPhO, para discutir perguntas e respostas de questões enviadas pelo Selection Round e outras enviadas por pessoas do mundo todo, desde que estejam a nível de competição olímpica. Será aberto também um fórum de discussões para TODOS aqueles interessados em Física, o qual será o estopim para discussões futuras de todos os interessados.

Mesmo que só possa ser aberto a partir de 1º de julho, o site é http://www.wopho.org/discussion.php.

Final Round (rodada final, enfim)

Após um ano de discussões, perguntas, respostas e seleções, serão escolhidos 100 alunos vindos do Selection Round, medalhistas de prata ou ouro vindos de APhO/IPhO, alunos do primeiro ano da faculdade eleitos pelo Conselho Internacional E alunos convidados vindos dos países (máximo 10 por país) para participar do Final Round em Báli, Indonésia, no FIM desse ano (Natal e Ano Novo, época geral de férias escolares para todos os países).

Nesta fase, tais alunos farão provas de caráter semelhante ao de APhOs e IPhOs, com a exceção de que suas cinco questões virão diretamente do Problem Competition. Os melhores colocados receberão medalhas de ouro, prata e bronze de acordo com sua nota (dada em função da maior nota atribuida). Não serão dadas menções honrosas (para mim, estar lá já seria a maior das honras!)

O link desta rodada está em http://www.wopho.org/final.php.

No mais é só. As demais informações podem ser encontradas no site da olimpíada, aqui só tentei esclarecer os detalhes da competição em Português, para que mais e mais pessoas tenham curiosidade em participar. O convite está feito para todos que se interessarem!