OBMEP

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

OBMEP

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos no Brasil. Atualmente, esta em sua 10º edição e com mais de 19,5 milhões de participantes, é a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

O que é?

O seu objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

Quem pode e como participar?

Todos os alunos inscritos em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras podem participar da OBMEP. A inscrição é feita somente pelas escolas, que indicam quantos alunos irão participar da 1ª Fase da olimpíada. A inscrição não pode ser feita pelo próprio aluno.

Níveis de participação da OBMEP:

Os alunos que participam da OBMEP são divididos em três níveis:

• Nível 1 – estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

• Nível 2 – estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

• Nível 3 – estudantes do Ensino Médio

Fases:

A OBMEP é dividida em duas fases.

1ª Fase: Aplicação da prova objetiva, de 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.

2ª Fase: Prova discursiva contendo entre seis e oito questões, aplicada em centros de aplicação indicados pela OBMEP. Participam dessa Fase apenas os 5% dos alunos em cada Nível que obtiveram melhor pontuação na 1ª Fase.

Calendário da 10ª edição:

  • 10 de fevereiro: Abertura das inscrições (exclusivamente em www.obmep.org.br)
  • 21 de março: Encerramento das inscrições
  • 27 de maio (terça-feira): Provas da 1ª Fase
  • 10 de junho: Data-limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para 2ª Fase
  • 13 de agosto: Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas
  • 14 de agosto a 12 de setembro: Período para as escolas indicarem, na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase
  • 13 de setembro (sábado, 14h30, horário de Brasília): Provas da 2ª Fase
  • 1 de dezembro: Divulgação dos premiados

Premiação

Na edição da OBMEP 2014, serão distribuídas 6500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze) e cerca de 46.200 menções honrosas. Os 6.500 medalhistas da OBMEP 2013 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) que será realizado em 2015.

Como se preparar?

A página oficial da OBMEP, oferece boas ferramentas para os alunos estudarem para as provas. Eles podem consultar a sessão provas e soluções e resolver as provas de edições anteriores da OBMEP, e também o Banco de Questões, que apresenta problemas elaborados pela equipe. Uma boa dica de estudo para a primeira fase, é resolver os problemas do Banco de Questões 2012, que é composto por problemas das edições anteriores da OBMEP e para a segunda fase, resolver os problemas do Banco de Questões 2011, que é composto por problemas de outras olimpíadas, especificamente internacionais. Para quem quiser ir mais além, tente acompanhar as aulas do POT (Polo Olímpico de Treinamento), disponíveis no site oficial do POTI.

Fonte: OBMEP / Fan Page OBMEP