A competição consta de um dia de prova escrita, no qual são entregue seis questões em folhas separadas, uma para cada matéria abordada. Todas as provas precisam ser feitas em até três horas, com expectativa de meia hora para cada questão. É proibido utilizar notas escritas, livros, computadores, celulares ou calculadoras durante a prova.
O nível da competição é muito alto, e cada questão é tomada como uma prova desconexa das demais. As questões podem envolver matérias ainda mais aprofundadas do que o estudo sugerido para provas como a IPhO, mas o desafio está aberto a todos os interessados.
São entregues prêmios em dinheiro aos cinco primeiros colocados. No antigo Prêmio FIFT, os valores em dinheiro mudavam a cada ano. No ano passado, estes foram os prêmios:
No caso de empate entre dois ou mais competidores entre os cinco primeiros colocados, os prêmios de suas colocações são somados e divididos igualmente entre eles.
É sugerido o estudo por livros universitários conhecidos que percorram os tópicos abordados integralmente. Fora isto, as questões do Prêmio IFT-ICTP são muito semelhantes às questões do Prêmio FIFT, muitas das quais podem ser acessadas na antiga página desta competição.
Veja a página de premiados aqui no OC, com premiações desde o Prêmio FIFT até o Prêmio IFT-ICTP.
Vale ressaltar que o prêmio FIFT premiava do 6º ao 10º colocados com uma Menção Honrosa, em nome da parceria com a École Polytechnique, cujo processo seletivo era facilitado para os 10 melhores classificados.
Fontes: Prêmio IFT-ICTP 2012 / Prêmio FIFT