Quem pode participar Estudantes do ensino médio, cursinho ou equivalente de escolas que ofereçam um currículo científico geral, ou seja, que não seja específico para alguma área, quando comparada com a educação regular de seu país,
- Que não tenham obtido um diploma anteriormente a 1° de janeiro do ano da competição, permitindo que estude em uma universidade, ou seja, não podem ter se graduado no ensino médio em um ano anterior a competição.
- Que tenham ganhado a competição nacional naquele ano
- Que não tenham sido treinado ou instruído em um grupo com 50 ou menos alunos em que inclua o resto do time da IBO, por um período maior que 2 semanas
- Tenham no máximo 20 anos até 1° de julho do ano da IBO
- Não tenham participado de outras duas IBOs
- Ainda não tenham começado a estudar em uma universidade ou equivalente até a data da IBO
are students of a regular secondary schoolfor general education offering a general (not specific) science education curriculum applying to secondary education level students in the country concerned;
– have not obtained a diploma allowing to study at a university or equivalent institution, before the 1st of January of the actual competition year;
– are the winners of the National Biology Olympiad of the current school year in the country they are representing;
– are not trained or instructed within a selected group of 50 or fewer students comprising the IBO team for a period longer than two weeks;
– are born on the 1 st of July or later of the actual IBO year minus twenty;
– have not participated already twice in the IBO;
– have not yet started study at university or equivalent institution as regular or full time students. </p> Por que participar
Muitos vêem as olimpiadas cientificas internacionais como um mero jeito de mostrar seus conhecimentos aos outros. No entanto, ser agraciado com um mérito em tal evento, ou simplesmente ser classificado para tal significa muito mais do que apenas mostrar que foi esforçado. Participar desse evento é uma experiência única, onde conhecemos pessoas e costumes do mundo inteiro, fazemos amizades com quem jamais imaginaríamos que iriamos conhecer, ganhamos o direito de passear por um pais e conhecer lugares maravilhosos e totalmente diferentes de tudo que já vimos. O fato de participar em uma olimpiada internacional, nesse caso de biologia, abre muitas portas na vida para os participantes, mostrando o que seria uma experiência internacional, além de contar grande vantagem na hora de tentar a aprovação em universidades no exterior, podendo inclusive mudar a vida de muitos. Resumindo: Participar de uma olimpiada internacional é uma experiência única, rica e repleta de ganhos em todos os sentidos, qualquer esforço valerá a pena. Participe você também!
Como se inscrever / Como ser selecionado
Para se inscrever primeiro você precisa ser selecionado como um dos 4 primeiros colocados da 2º fase da OBB E estar dentro do regulamento de participação da IBO, então após isso, você ou o seu professor responsável do colégio irão receber um e-mail que te levará ao link do site oficial da IBO do seu ano, junto com o seu login e senha do site. lá você deve preencher todos os dados solicitados, não são muitos, e então enviar uma foto sua e do seu professor junto com o documento(fornecido pelo próprio site) preenchido com a assinatura do diretor do seu colégio. completando os dados solicitados pelo site você já está inscrito, bastando apenas seguir o roteiro de viagem.
Como funciona -
A IBO é dividida em 2 partes, sendo uma pratica e uma teórica.
A pratica, que costuma acontecer primeiro, é dividida em 4 provas de 1h30 cada, com intervalos entre elas. São provas praticas de altíssimo nível, sendo sugerido pedir treinamento extra em uma universidade do seu estado. Serão cobrados 4 assuntos que variam a cada ano, e exigem que você preencha a prova e analise os dados em base nos resultados obtidos. Em geral, apesar de tudo, o grande problema da prova é o curto tempo limitado que se tem para cada uma delas. Os assuntos podem varias desde espectrofotometria e analises de ossos à dissecar invertebrados e flores para classifica-las e então podem ser fornecidas formulas para calcular analises estatísticas como em provas de microbiologia por exemplo.
A prova teórica costumava ser feita no papel, dividida em uma prova de múltipla escolha (A), mais fácil, e uma prova com métodos de resposta diversificados (B), bem mais difícil.
No entanto a partir da IBO de 2013 as provas teóricas passaram a ser feitas em tablet, num sistema virtual, e todas as questões estão no estilo "verdadeiro-ou-falso", onde para cada uma das questões haviam 4 itens que deveriam ser julgados em verdadeiro ou falso. desses 4 itens da questão, se você acertasse 0-1 item a questão teria valor nulo (0), se você acertasse 2 itens a questão valeria 0,2, se você acertasse 3 itens a questão valeria 0,6 e apenas se você acertasse os 4 itens a questão teria o valor inteiro (1)
Apesar disso não haverá mais tanto problema com tempo, pois o numero de questões foi reduzido drasticamente para 100 questões, sendo dividida em 2 partes com 3h cada uma, e dessa vez nenhuma dela aparenta ser mais difícil do que a outra.
Outra alteração da prova teórica foi o fato dela ser uma prova que exige muito mais RACIOCÍNIO e interpretação de textos e gráficos, tendo um enfoque menor em cobrar conteúdo simples e direto.
Ambas as fases praticas e teóricas estarão traduzidas em português pela comissão da OBB, sendo que a prova teórica também estará disponível em inglês.
O que estudar / O que treinar/ Programa ou link para o programa
consulte o site de estudo de biologia para informações mais detalhadas sobre o treinamento para a parte teórica: /estudo/biologia/
Estude principalmente os livros Life e Campbell, que contém o suficiente para atender o temário, junto com todas as provas nacionais, internacionais e norte-americanas para garantir um resultado decente, e então leia os livros recomendados no link de estudos na ordem de prioridade.
Quanto ao treinamento pratico, visite o site oficial da IBO do seu ano para se informar sobre os assuntos das praticas (pois estes variam a cada ano) e então pesquise sobre esses tais temas e solicite apoio para uma universidade local ou para o seu colégio para obter um treinamento pratico extra, extremamente recomendado.
Link para o programa/ temário - http://www.ibo-info.org/pdf/IBO-Guide.pdf
o temário encontra-se nesse link, assim como também está presente no final desta mesma página
Como estudar / Como treinar
Consulte /estudo/biologia/ , pagina para estudos de biologia, que se for cumprida garante bons resultados para a delegação na parte teórica.
Recomenda-se começar estudando com o Life e o Campbell já para a primeira fase nacional, e terminar as semifinais das USABOs e as IBOs anteriores para a segunda fase para garantir seleção com uma boa colocação um bom resultado nas IBOs, então após terminadas todas as provas recomenda-se que sejam lidos os livros na ordem de prioridade do link de estudos.
Além do mais, recomenda-se pedir ajuda para uma universidade local para fornecer um treinamento pratico extra devido ao altíssimo nível das provas práticas (de no máximo 1 semana para não fugir do regulamento, uma vez que 1 semana já é fornecida pela comissão da OBB no RJ, que apesar de ser bom e completo, não é suficiente)
Também sugere-se aperfeiçoar a coordenação motora para movimentos finos, necessários para algumas provas práticas.
Provas anteriores /Edições anteriores
http://www.ibo-info.org/ibo-results-and-awards => provas das IBOs anteriores
Provas de Seletivas Anteriores - Não há seletiva, apenas 1º e 2º fase da olimpíada nacional.
Premiações -
2008 - 1 bronze
2009 - 1 bronze
2010 - 2 bronzes
2011 - 2 bronzes
2012 - 1 bronze
2013 - 2 bronzes / 1 prata
Equipes Brasileiras / Premiados
/equipes-brasileiras/biologia/ibo/
Competição de vídeo -
http://www.ibo2013.org/Participate/videocompetition/
link com o vídeo vencedor de 2013, 2012, 2011 e 2010, junto com o regulamento e explicando como participar
Fontes
aqui o guia com todas as informações: http://www.ibo-info.org/pdf/IBO-Guide.pdf
Programa
I
(20 %)4
Cell biology :
Structure and function of cells
•
Chemical components
- Monosaccharides; disaccharides; polysaccharides
- Lipids
- Proteins: amino acids, three letter symbol; structure of
proteins;
.
chemical classification of proteins:
simple proteins and conjugated proteins
.
functional classification of proteins:
structural proteins and enzymes - Enzymes
.
Chemical structure: apoenzyme and coenzyme
.
Model for enzyme action: enzyme binds with substrate
.
Denaturation
4
Percentage representing points in the test
35
Appendix I: content Theoretical part - •
International Biology Olympiad
.
Nomenclature
Nucleic Acids : DNA, RNA
Other important compounds
.
ADP and ATP
.
NAD+ and NADH
.
NADP+ and NADPH
Organelles
nucleus - cytoplasm -
- nuclear envelope
(nucleohyaloplasm)
chromosomes
nucleoli
cell membrane
hyaloplasm
mitochondria
endoplasmatic reticulum
ribosomes
Golgi apparatus
lysosomes
vacuole membrane
proplastides
plastides
.
chloroplasts
.
chromoplasts
.
leucoplasts (e.g. amyloplasts)
Plant cells are surrounded with a cell wall
•
•
Cell metabolism - Breakdown of carbohydrates
.
Anaerobic break down (anaerobic respiration) of glucose:
glycolysis
.
Aerobic break down (aerobic respiration) of glucose:
glycolysis
citric acid cycle
oxidative phosphorylation - Dissimilation of fats and proteins
- Assimilation
.
Photosynthesis
.
Light reaction
.
Dark reaction (Calvin cycle)
Protein synthesis - Transcription
- Translation
- Genetic code
36
Appendix I: content Theoretical part
•
•
International Biology Olympiad
Transport through membranes - Diffusion
- Osmosis, plasmolysis
- Active transport
Mitosis and meiosis - Cell cycle: interphase (replication) and mitosis (prophase -
metaphase - anaphase - telophase) - Chromatids, equatorial plate, haploid and diploid, genome,
somatic and generative cells, gamete, crossing over - Meiosis I and meiosis II.
Microbiology
•
Prokaryotic cell organization
•
Morphology
•
Phototrophy and chemotrophy
Biotechnology
•
Fermentation
•
Genetic manipulation of organisms
II Plant anatomy and physiology
(with emphasis on seed plants)
(15 %)
Structure and function of tissues and organs involved in:
•
•
•
•
Photosynthesis, transpiration and gas exchange - Leaf : structure; function stomata
Transport of water, minerals and assimilates - Root : structure (endodermis)
- Stem : structure (vascular bundles)
Growth and development - Apical meristem and cambium
- Germination
Reproduction (ferns and mosses included) - Asexual reproduction (clone forming)
- Sexual reproduction
. Structure of flowers
. Pollination
. Double fertilization - Alternation of generation in seed plants, ferns and mosses
III Animal anatomy and physiology
(with emphasis on vertebrates and especially man)
Structure and function of organs and tissues involved in
37
(25 %)
Appendix I: content Theoretical part
•
•
•
•
•
•
•
International Biology Olympiad
Digestion and nutrition - Digestive tract (including liver, gall bladder and pancreas)
- Mechanical and chemical breakdown of food
- Absorption
- Food components (water, minerals, vitamins, proteins,
carbohydrates and fats)
Respiration - Breathing mechanism
- Gas exchange
- Respiratory organs
Circulation - Blood : blood plasma, red blood cells, white blood cells, blood
platelets - Blood circulation : arteries, capillaries, veins, heart
- Lymphatic system : tissue fluid, lymph
Excretion - Structure of the renal system
- Urine production
Regulation (neural and hormonal) - Nervous system : peripheral nervous system, central nervous
system (spinal cord and brain), autonomic nervous system
(sympathetic and parasympathetic), reflexes, sense organs (eyes
and ears) - Endocrine system : pituitary gland, thyroid gland, islets of
Langerhans, adrenal medulla, adrenal cortex, ovaries and testes
Reproduction and development - Structure and function of male and female reproductive systems
- Ovulation and menstrual cycle
- Fertilization
- Formation of ectoderm, mesoderm, endoderm
- Embryonic membranes
Immunity - Antigens, antibodies
IV Ethology
•
•
•
•
•
•
•
(5 %)
Methodology of Ethology
Innate and Learned Behavior
Communication and Social Organization
Foraging Behavior
Defensive Behavior
Mating systems and Parental care
Biological rhythms
38
Appendix I: content Theoretical part
International Biology Olympiad
V Genetics and Evolution
• Variation : mutation and modification
• Mendelian inheritance - Monohybrid cross
- Dihybrid cross
- Polyhybrid cross
Multiple allelism, recombination, sex linkage
Hardy-Weinberg principle
Mechanism of evolution - Mutation
- Natural selection
- Reproductive isolation
- Adaptation
- Fitness
•
•
•
(20 %)
VI Ecology
•
•
•
•
(10 %)
Individual Organisms - Unitary and modular organisms
Population - Population structure
.
dispersion, age, size and sex structure - Population dynamics
.
birth rate, death rate
.
exponential and logistic growth, carrying capacity - Population regulation
.
metapopulation dynamics
Biotic Communities - Species richness and diversity
- Niche, competition exclusion principle
- Interspecific Interactions
.
competition, predation, symbiosis - Community dynamics
.
succession - Terrestrial biomes
- Aquatic biomes
Ecosystems - Trophic structure
.
food webs - Trophic levels
.
producers, consumers, decomposers - Energy flow
- Productivity
.
gross and net primary productivity
.
energy transfer efficiencies
39
Appendix I: content Theoretical part
•
International Biology Olympiad - Matter flux through ecosystems
- Global biogeochemical cycles
Biosphere and man - Human population growth
- Pollution
.
threats of biodiversity
.
in situ conservation
.
ex situ conservation
VII BIOSYSTEMATICS
(5 %)
Structure and function, evolutionary and ecological relationships among
typical organisms in the following groups. Knowledge of scientific terms
will not be required for successful solution of the tasks. However, competi-
tors should know what the named representatives of genera mentioned
below look like.
Domain Archaea Methanobacterium, Halobacte-
rium,Thermoplasma, Sulfolobus
Domain Bacteria Agrobacterium, Anabaena, Bacil-
lus, Escherichia, Rhizobium, Sal-
monella, Streptomyces
Domain Eukarya
Kingdom Protista
D. Rhodophyta
D. Phaeophyta
D. Bacillariophyta
D. Euglenophyta
D. Chlorophyta
Chondrus
Sargassum
Navicula
Euglena
Chlamydomonas, Spirogyra,
Chlorella, Ulothrix
Amoeba
Trypanosoma
Plasmodium
Paramecium
P. Rhizopoda
P. Zoomastigophora
P. Apicomplexa
P. Ciliophora
Kingdom Fungi
D. Zygomycota
D. Ascomycota
Mucor
Claviceps, Penicillium, Saccharo-
myces
Agaricus
D. Basidiomycota
Kingdom Plantae
D. Bryophyta
D. Hepatophyta
D. Rhynophyta
Polytrichum, Sphagnum
Marchantia
Rhynia
40
Appendix I: content Theoretical part
International Biology Olympiad
D. Lycopodiophyta
D. Equisetophyta
D. Polypodiophyta
D. Ginkgophyta
D. Pinophyta
D. Cycadophyta
D. Magnoliophyta
C. Magnoliopsida
F. Magnoliaceae
F. Ranunculaceae
F. Rosaceae
F. Fabaceae
F. Oleaceae
F. Fagaceae
F. Cactaceae
F. Brassicaceae
F. Lamiaceae
F. Solanaceae
F. Asteraceae
C. Liliopsida
F. Liliaceae
F. Orchidaceae
F. Poaceae
F. Arecaceae
F. Araceae
Lycopodium
Equisetum
Pteridium
Ginkgo
Pinus
Cycas
Magnolia
Ranunculus, Pulsatilla
Rosa, Malus, Prunus
Pisum
Syringa
Quercus
Opuntia
Brassica
Lamium
Solanum
Helianthus
Lilium, Allium
Orchis
Zea, Triticum, Bambusa
Cocos
Monstera
Kingdom Animalia
P. Porifera
P. Cnidaria
C. Hydrozoa
C. Scyphozoa
C. Anthozoa
P. Platyhelminthes
C. Turbellaria
C. Trematoda
C. Cestoda
P. Nematoda
P. Mollusca
C. Gastropoda
C. Bivalvia
C. Cephalopoda
P. Annelida
C. Polychaeta
C. Oligochaeta
C. Hirudinea
P. Arthropoda
SP. Crustacea
Euspongia
Hydra
Aurelia
Corallium
Polycellis
Fasciola
Taenia
Ascaris, Trichinella
Helix, Arion
Ostrea, Mytilus
Sepia, Octopus
Nereis
Lumbricus
Hirudo
Astacus, Daphnia, Cyclops
41
Appendix I: content Theoretical part
International Biology Olympiad
SP.
Chelicerata
C. Arachnida
SP. Myriapoda
C. Chilopoda
C. Diplopoda
SP. Hexapoda
C. Insecta
O. Thysanura
O. Odonata
O. Blattodea
O. Phasmatodea
O. Isoptera
O. Orthoptera
O. Phthiraptera
O. Hemiptera
SO. Homoptera
SO. Heteroptera
O. Coleoptera
Euscorpius, Araneus, Ixodes
Scolopendra
Julus
Lepisma
Libellula
Blatta
Carausius
Kalothermes
Gryllus, Locusta
Pediculus
Aphis, Cicada
Gerris, Nepa, Cimex
Calosoma, Leptinotarsa,
Ips,Tenebrio, Dytiscus
Anopheles, Drosophila, Musca
Papilio, Bombyx
Ichneumon, Apis, Formica
Pulex
O. Diptera
O. Lepidoptera
O. Hymenoptera
O. Siphonaptera
P. Echinodermata
C. Asteriodia
C. Echinoidea
C. Holothuroidea
P. Chordata
SP. Urochordata
SP. Cephalochordata
SP. Vertebrata
S
C. Agantha
S
C. Gnathostomata
C. Chondrichthyes
C. Osteichthyes
SC. Actinopterygii
Asterias
Echinus
Holothuria
Ascidia
Branchiostoma
Petromyzon
Scyliorhinus, Carcharodon
Acipenser, Clupea, Salmo,
Carassius, Muraena
Lepidosiren, Latimeria
SC.
Sarcopterygii
C. Amphibia
O. Caudata
O. Anura
C. Reptilia
O. Testudinata
O. Crocodylia
O. Squamata
C. Aves
O. Struthioniformes
Salamandra
Rana, Bufo
Testudo
Crocodylus
Lacerta, Vipera
Struthio
42
Appendix I: content Theoretical part
International Biology Olympiad
O. Sphenisciformes
O. Ciconiiformes
O. Anseriformes
O. Falconiformes
O. Galliformes
O. Columbiformes
O. Strigiformes
O. Piciformes
O. Passeriformes
C. Mammalia
O. Monotremata
O. Marsupialia
O. Insectivora
O. Chiroptera
O. Rodentia
O. Carnivora
O. Proboscidea
O. Perissodactyla
O. Artiodactyla
O. Cetacea
O. Primates
Spheniscus
Ciconia
Anser
Falco
Gallus
Columba
Strix
Dryocopus
Parus, Passer
Ornithorhynchus
Macropus
Erinaceus, Talpa
Myotis
Mus, Rattus
Ursus, Canis, Felis
Elephas
Equus
Sus, Bos
Delphinus
Cebus, Macaca, Hylobates, Pan,
Gorilla, Pongo, Homo
“Virales”
“Lichenes”
Bacteriophage
Parmelia, Cladonia</p> Questões de Exemplo
http://www.ibo-info.org/pdf/IBO-Sample-Questions-Theory.pdf/view</p> http://www.cee.org/programs/usabo/study-guides
http://www.amazon.com/Read-more/lm/R3RSJGW1PS3CKB/ref=cm_srch_res_rpli_alt_1