Formato:
Ocorre no início do ano em cada cidade credenciada, tendo , geralmente 100 questões sendo 25 de neuroanatomia, 25 de neurociências clínicas, 25 de neuroquímica e 25 neurofisiologia, podendo variar conforme o local.
A competição ocorre em um dia diferente para cada comitê e todos os participantes devem ir a um único local de execução da prova.
A duração varia, pois cada etapa é intercalada com intervalo, mas o tempo total, geralmente, é de 3-4 horas.
O ganhador de cada competição regional vai para a nacional, onde compete pela vaga da IBB, International Brain Bee, que ocorre no mesmo ano da competição brasileira e conta com participantes de aproximadamente 20 países de todo o mundo.
As provas são realizadas geralmente em tempo real, com modelos de pergunta e resposta variados dependendo do comitê, e o resultado sai no mesmo dia da execução da prova (pelo menos na Brasileira e na Internacional foi assim)
Antes de cada fase geralmente é proporcionado um curso de verão de neurociências, que foi uma das melhores experiências da minha vida. Os professores são de altíssimo nível em todos os comitês e antecipam praticamente toda a matéria das provas. Ah, as provas de anatomia ocorrem com cérebros de verdade, o que é marcante em uma vida, e os coffee-breaks permitem aos alunos a conversa com professores excelentes, abrindo portas para futuras oportunidades.
Como se preparar:
" As questões trabalhadas nas Olimpíadas de Neurociências (Locais, Nacional e Internacional) são criadas a partir do material contido basicamente em duas publicações." As publicações "oficiais" são as duas primeiras apresentadas da lista de livros indicada.
O que estudar:
Neurociências básicas, neurofisiologia, neuroanatomia, neurociências clínicas (alzheimer, parkinson, transtorno bipolar, epilepsia, etc).
Como estudar/treinar:
Os assuntos cobrados variam do mais básico da neurociência até assuntos extremamente específicos. Provavelmente com esses dois primeiros livros já dá para fazer bonito, mas para conseguir ir bem na internacional é preciso um pouco mais de esforço.
- Brain Campaign -> MUITO simplificado, legal para quem quer ter os primeiros contatos com a área.
- Brain Facts - Neuroscience -> Um livro muito bacana, se estudado com afinco já é um bom caminho, principalmente para neurociências clínicas. O único problema é ser em inglês.
- Mark F. Bear e outros; Neuroscience : Exploring the Human Brain -> Livro bem maior, uma bíblia para os neurocientistas jovens. O atlas do cérebro no capítulo 7 é fundamental para as provas de anatomia. É mais caro, mas vale a pena. Nem todos os capítulos são cobrados e, na teoria, não cai na nacional, mas são custa olhar.
Se você não quer estudar com autores internacionais, vou indicar algumas pratas da casa
- LENT, Roberto ; Cem Bilhões de Neurônios? -> Um dos melhores que eu já li. O livro assusta pelo tamanho, mas todo brasileiro envolvido em pesquisa precisa ler pelo menos uma vez na vida. É do nível do Bear, mas foca mais em pesquisas brasileiras, sem deixar de apresentar o conteúdo necessário para a prova.
MACHADO, Angelo ;Neuroanatomia Funcional - > Livro bacana de anatomia, porém não tem imagens de cérebros reais, o que dificulta um pouco a percepção na prova. Contudo, na falta do Bear é um bom amigo.
- LENT, Roberto ; Neurociência da Mente e do Comportamento -> Livro menor que os outros, mas um pouco mais denso de conteúdo. Não deixa de ser absurdamente interessante.
Estudar pela internet também é essencial, buscar jogos de neurociência, artigos, páginas de outras olimpíadas e tudo mais. O importante é estudar MUITO, o Brasil precisa estar forte, pois a Internacional de 2015 é aqui!
Provas anteriores
Devido ao conteúdo não tão extenso, as questões podem ser repetidas em essência ano a ano. Sendo assim, a organização envia apenas um pequeno grupo de questões modelo. Claro, se vocês estiverem afim de ir realmente bem, vale a pena caçar na net questões de outros países (em inglês, é claro).
Premiações:
- Certificados para todos os participantes,
- 1 medalha de ouro, 1 de prata, 1 de bronze em cada competição regional e nacional.
- Além disso, em 2013 os premiados ganharam livros autografados por Roberto Lent, sendo o primeiro lugar contemplado com o livro Cem Bilhões de Neurônios? e a possibilidade de representar o Brasil na competição internacional.
Premiados:
Fontes:
Site da Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro
http://cienciasecognicao.org/riobrainbee/
Site da Olimpíada de Neurociências Brasileira
http://cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee/
Site da International Brain Bee
http://www.internationalbrainbee.com/