UPhysicsC (UPC)

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

University Physics Competition

O que é

A University Physics Competition (UPC, UPhysicsC) é uma competição online de Física acontecendo anualmente em novembro. Durante um fim de semana, times de até três alunos possuem 48 horas para analisar um dentre dois cenários, utilizando os princípios da Física e escrevendo um artigo científico formal resultante desta análise.

Como Participar

Para um time participar, os alunos devem se inscrever na competição juntamente com um professor orientador. O professor e os integrantes devem ser, necessariamente, da mesma universidade. É necessário, para concluir a inscrição, pagar uma taxa de $35 USD. As inscrições abrem normalmente em setembro de cada ano, quando também é divulgada a data da competição.

Como funciona

Assim que os problemas são divulgados, as 48 horas começam a ser contadas. São divulgados dois problemas, e o artigo escrito pelo time deve conter a solução para apenas um destes problemas. Sendo uma competição aberta a todas as universidades do mundo, o artigo deve ser escrito em Inglês. Durante as 48 horas, os alunos podem consultar sites, artigos, livros, programas que tenham feito e quaisquer outros tipos de fonte inanimada de informação. No entanto, não é permitido consultar qualquer outra pessoa além dos membros do time, nem mesmo o professor orientador. O artigo deve ser entregue à organização antes do término das 48 horas.

Premiação

Todas as equipes que enviarem artigos antes do término das 48 horas terão seus artigos rankeados. Dentre estes times, os dois times com as melhores soluções para cada problema recebem Medalha de Ouro. Cerca de 17% dos times seguintes recebem Medalha de Prata, e cerca de 28% dos times seguintes recebem Medalha de Bronze. Os demais times recebem certificados de Accomplished Competitor.