ACM-ICPC

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

ACM-ICPC

ACM-ICPC International Collegiate Programming Contest

O que é

A ACM-ICPC (ou também ICPC) é a fase mundial da Maratona de Programação. Apenas os três melhores times do Brasil (os quais representam também suas universidades na competição) na Fase Nacional da Maratona podem participar. A competição abre suas inscrições no início de cada ano, e dura cerca de uma semana em torno do mês de junho.

Os três times, cada um com três membros, recebem assistência para acomodação no local da competição. Os custos com transporte até o país da competição, no entanto, são de responsabilidade de cada time. Não é permitido levar reservas à competição.

Formato

De modo semelhante à Maratona, os times possuem cinco horas e meia para resolver o maior número possível dos 13 problemas entregues no início da competição. A pontuação final da equipe levará em conta o número de questões resolvidas corretamente, o número de submissões e as penalidades cometidas por cada time.

Premiação

Ao menos 12 equipes recebem Medalhas de Ouro (os 4 primeiros times), Prata (os 4 times seguintes) e Bronze (os times restantes). Dos prêmios de 2014:

  • Primeira colocada: $12000;
  • Demais equipes medalhistas de Ouro: $6000;
  • Medalhistas de Prata: $3000;
  • Medalhistas de Bronze: $1500.

Prêmios especiais podem ser dados para equipes que resolvam o problema “X” ou resolvam algum dos problemas primeiro.