TEX

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

TEX

### TEX - Torneio de Exatas Objetivo

### O que é:

O Torneio Regional de Exatas (TEX) é uma olimpíada de física, química e matemática. Ela é organizada pelo colégio Objetivo, mas é aberta a quaisquer alunos do 1º e do 2º ano do ensino médio de qualquer escola da Baixada Santista (no litoral paulista), sendo organizada a cada 2 anos. Ela é composta por duas fases, que ocorrem no mesmo dia.

Essa olimpíada é diferente por envolver todas as três matérias de exatas e por ser realizada em equipes em vez de ser individual.

### Contato

Instituição Organizadora: Colégio Objetivo da Baixada Santista

### Regulamento

O regulamento pode ser verificado neste link, ao final do formulário.

### Como se Inscrever:

Cada time, composto por 3 alunos do 1º ou do 2º ano (que podem ser de séries, escolas ou cidades diferentes) se inscreve gratuitamente por meio de um formulário de inscrição que é divulgado no ano da competição. Como o TEX não tem site oficial, recomendamos que você fique atento aos noticiários (a competição ocorre em anos ímpares 2007/2009/2011 etc) entre agosto e outubro, porque a competição costuma ter alguma divulgação em propagandas e, a partir daí, entrar no site da instituição organizadora para fazer sua inscrição.

### Níveis:

O nível é único para todos os participantes (1º e 2º anos do ensino médio).

### Formato:

  • Fase 1: todos os alunos são submetidos a uma prova, realizada em Santos, de 10 questões da matéria selecionada (cada aluno do time fica responsável por uma dentre as três exatas na fase 1) na parte da manhã. 
  • Fase 2: os 8 melhores times da fase 1 chegam à fase 2, realizada no mesmo dia e local da fase 1 durante a tarde. A fase 2 é composta por 5 rodadas de 20 minutos. Em cada uma dessas rodadas, folhas com um problema de cada uma das matérias (física, química e matemática) são entregues aos times, que podem resolver todos os problemas em conjunto. O time que somar mais pontos no final, ganha a competição, sendo usado como critério de desempate o tempo total utilizado por cada equipe para resolver os exercícios de cada rodada da fase 2.
  • Entre as duas fases, que acontecem no mesmo dia, são realizados sorteios diversos de ingressos de cinema, camisetas, bonés, viagens etc.

### Como se preparar:

O conteúdo da prova é o conteúdo normal de ensino médio para Física, Matemática e Química. Resolver exercícios dissertativos de vestibulares como Fuvest e Unicamp é o suficiente para a preparação.

### Premiações:

A premiação varia de ano para ano, podendo ser eletrônicos, viagens de navio, bolsas de estudo, bicicletas etc, sendo divulgados no ano da competição.

Exemplo de 2011:

  • 1º lugar geral: troféu, um iPad 2, ida ao CQC para assistir a transmissão do programa ao vivo, bolsa de 100% no Colégio Objetivo da Baixada Santista
  • 2º lugar geral: troféu, um tablet Galaxy, bolsa de 80% no colégio Objetivo da Baixada Santista
  • 3º lugar geral: troféu, um iPod Shuffle, bolsa de 60% no Colégio Objetivo da Baixada Santista