OBL

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

OBL

Olimpíada Brasileira de Linguística

O que é: Olimpíada de lógica, línguas e linguística para estudantes brasileiros do ensino médio, de todos os tipos de escola. Um problema típico é baseado em informações de uma linguagem não familiar e requer que os competidores descbram alguma parte do sistema baseado nos dados. O conteúdo da prova não é parte do cúrrículo escolar normal, mas não é necessário conhecimento prévio de linguística para a resolução da prova — embora ajude, e muito! Apenas é necessário curiosidade e habilidades básicas de solução de problemas.

 Quem organiza: Comissão Organizadora da OBL

Ano de Fundação: 2011

 N° de Participantes: 1.000 (2011)

Quem participa: Aberta; alunos de todas as escolas do Brasil.

Nível: único, para estudantes do Ensino Médio e do 9° ano EF.

Formato: Duas fases:

  • Primeira Fase (Outubro, na própria escola):  Seis questões dissertativas.
  • Segunda Fase / Escola de Linguística (Março, em uma cidade específica): provas diversas.

Prêmios:

Certificados para todos os participantes
Menções Honrosas (na primeira fase)
Medalhas de ouro,  prata e bronze (~50)
Vagas para a Escola de Linguística (na primeira fase)
Prêmios da Competição de Equipes (na segunda fase)
Vagas para a IOL

Como se Inscrever:

Sua escola precisa se cadastrar. Para isso, basta mandar dados básicos (nome e endereço da escola, nome e contato do professor representante) para obl.comissao@gmail.com

Como se Preparar:

Não é necessário conhecimento prévio para resolver provas das olimpíadas de linguística, mas compensa estudar Estratégias de solução de problemas, perceber padrões, ou seja, praticar. E também:

Alfabeto fonético internacional (diferenças entre os diversos fonemas) –  pares surdos sonoros; plosivos, fricativos, africativos, nasais, laterais, aproximantes; sons labiais, dentais, alveolares, palatais, velares, glotais; posteriores, anteriores, médio alto, médio baixo; vogais com lábios arredondados e sem lábios arredondados. Seria bom saber essas diferenças entre os sons, pois facilita em questões de: Harmonia vocálica, harmonia consonantal, pares mínimos (fonemas alofonos), características causadas por uma mudança específica no som ( exemplo, a mudança de fricativo para africativo na mesma posição pode indicar um aumento de intensidade)Leia sobre a fonética do português para entender melhor.

Declinações.

 

Diferentes sistemas de escrita ( alfabetos, silábicos, abjad, pictórico)

**Bases numéricas comuns ( base 8, base 20, etc)

Além desse, existem alguns materias sendo escritos em português sobre olimpíadas de linguística, como esse: http://ivan.olimpiadascientificas.com/?download=Linguistica, ainda incompleto. Entre as principais fontes de estudos, sugerimos: