Nós já temos uma lista de razões de por que participar de olimpíadas científicas, mas agora temos também razões para participar de cada tipo especíico de competição!

Então, por que participar de olimpíadas que focam na interdisciplinariedade?

Antes de começar a escrever acho melhor eu me apresentar: sou Ivan Tadeu, e eu participava de olimpíadas de física, química, matemática, biologia, astronomia, linguística, programação, etc. Como podem perceber,  realmente adoro interdisciplinariedade!

Então, por que participar?

  • De um ponto de vista bem pessoal, elas são as mais divertidas! É muito mais empolgante aprender diversas coisas novas do que se aperfeiçoar sempre em apenas uma matéria.
  • Nelas você encontrará pessoas com pensamentos totalmente diferentes. Não que isso não ocorra nas outras competições, mas nas interdisciplinares os gostos pessoais inclusive sobre as matérias são muito ímpares :).
  • Fazer contatos futuros. Os participantes dessas competições costumam ir para áreas bem distintas; se você quer ter conhecidos em diversos áreas diferentes, essa seria uma boa pedida :).
  • Elas ajudam você a conhecer melhor o mundo por perceber como tudo é interligado!
  • Elas abrem portas para você participar de outras competições.
  • Não sabe do que gosta ainda? Por que não gostar de tudo então? :)

Ser interdisciplinar e participar de competições interdisciplinares ajuda você a ser mais “mente aberta”, a ter soluções criativas. Eu já resolvi problemas de física usando química, problemas de matemática usando física, e problemas de astronomia e matemática usando cartografia (geografia) :).
Se você se interessou por esse mundo, sinta-se muito bem vindo! Tenho certeza que você será bem acolhido :)