OBMU

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

OBMU

Olimpíada Brasileira de Matemática - Nível Universitário

O que é

A Olimpíada Brasileira de Matemática Universitária (OBMU) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) aberta a todos os alunos que cursam a primeira graduação aqui no Brasil, em qualquer curso de qualquer faculdade, em qualquer período.

Como Participar

Em geral, o aluno participa da OBMU através de sua Universidade. Esta, por sua vez, assegura sua participação entrando em contato com um coordenador regional e nomeando um professor para ser o representante da Olimpíada na Universidade. Veja aqui a lista dos coordenadores regionais. Se não há coordenadores em sua região, entre em contato com a secretaria da OBM. As escolas podem também se cadastrar via Internet. Se você é um estudante que deseja participar da Olimpíada, mas sua universidade não tem um representante da OBM, entre em contato com o seu [coordenador regional] http://wang.impa.br/contato.do) ou, em último caso, com a secretaria da OBM.

Níveis

Apenas um (todos os alunos fazem a mesma prova).

Formato: duas Fases

A OBMU, em contraste com a OBM do Ensino Médio, possui apenas duas fases. As datas delas coincidem, respectivamente, com as datas da 2ª e da 3ª fase da OBM. São elas:

  • 1ª Fase (agosto, sábado, nas escolas-sede): 6 questões dissertativas, 4h30, 10 pontos por questão.
  • 2ª Fase (outubro, sábado e domingo, nas escolas-sede): 3 questões dissertativas por dia de prova, 4h30 em cada dia, 50 pontos por questão.

Premiação

Menções Honrosas e Medalhas de Bronze, Prata e Ouro para os alunos que obtiverem as melhores notas resultantes da soma das notas obtidas na 1ª Fase e na 2ª Fase.

Todos os medalhistas de um ano são convidados a participar da International Mathematics Competition (IMC) do ano seguinte, se ainda puderem participar. Quatro dos melhores colocados da IMC de cada ano são convidados a participar do time brasileiro da Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM) poucos meses depois.

Todos os participantes da 1ª Fase, classificados para a 2ª Fase ou não, são convidados a participar da Olimpíada Iberoamericana de Matemática Universitária (OIMU), a qual ocorre poucos meses depois da 1ª Fase.