OIM

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

OIM

Olimpíada Ibero-Americana de Matemática

O que é?

Olimpíada de Matemática para estudantes da América Latina, Espanha e Portugal que não tenham feito 18 anos de idade em 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à celebração da Olimpíada e que não tenham participado anteriormente em duas OIM. Representados por equipes de até 4 estudantes, podem participar da seleção premiados na OBM.

Quem participa?

Alunos participantes da OBM respectivamente selecionados.

Como Participar?

As Equipes participantes são formadas por 4 estudantes, através de uma seleção, da qual podem participar premiados na OBM:

a) que não tenham feito 18 anos de idade em 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à celebração da Olimpíada.

b) que não tenham participado anteriormente em duas OIM.

Níveis:

Único, com questões dissertativas, em e duração de 4h30 min.

Prêmios:

Os prêmio são: Medalhas de Ouro, Medalha Prata, Medalhas de Bronze e Menção Honrosa. Também pode-se conceder um ou mais prêmios especiais para soluções muito significativas ou original. O número total Medalhas colocado, serão de aproximadamente 50% do número total de participantes. A proporção de medalhas entre Ouro, Prata e Bronze será de aproximadamente 1:2:3. Cada participante receberá um certificado de participação. Os prêmios e certificados serão entregues numa cerimônia de encerramento.

Taça Porto Rico

Ainda que a Olimpíada Iberoamericana de Matemática seja uma competição individual, desde 1990 é outorgada pela delegação de Porto Rico a Taça Porto Rico ao país com maior progresso na competição. Este prêmio exige a participação do país ganhador nas duas edições anteriores da competição.

Como se preparar?

Ver nossa seção específica, Estudo Matemática. Conferir também as provas anteriores e as listas de treinamento e seleções anteriores.

Fonte: OBM