IYPT

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

IYPT

International Young Physiscist's Tournament

Nesta página você encontrará algumas informações gerais sobre o International Young Physiscist's Tournament (IYPT).

Sobre o IYPT

O IYPT é uma competição para alunos de Ensino Médio sediada a cada ano em um país diferente por volta do mês de julho. Todo ano, o comitê internacional se reúne no fim do torneio para escolher os 17 problemas cujas soluções devem ser desenvolvidas por alunos durante o ano seguinte. Esses problemas, que podem ser propostos por qualquer pessoa no mundo (veja as regras para proposição de problemas), têm natureza investigativa e nenhum caminho correto para solução. Eles são completamente abertos e devem ser resolvidos teórica e experimentalmente de acordo com o escopo que cada um dá a cada problema num período de quase um ano; no caso da nacional, um período de meio ano aproximadamente. A competição se dá em apresentações realizadas pelos times participantes e se desenrola por meio de discussões em inglês entre diferentes times em sessões chamadas Physics Fights (PFs). Em cada discussão, há 3 ou 4 times que desempenham papel de relator (apresenta a solução), oponente (questiona o relator apontando principalmente suas falhas, mas também os pontos positivos) e avaliador (questiona ambas as equipes e apresenta sua avaliação da discussão). Em PFs com 4 equipes, há um time observador, que não desempenha papel ativo em determinada rodada. Após cada rodada, uma bancada de jurados atribui notas a cada time. Ao longo do PF, os times trocam de papel até que todos desempenhem as três funções principais. Em um PF final, com as três ou quatro melhores equipes, o campeão mundial absoluto é definido. Medalhas são atribuídas aos 50% melhores, sendo os três primeiros times medalha de ouro e as outras divididas entre prata e bronze.

Seleção de alunos

Cada país tem sua própria forma de selecionar seu time. Alguns o fazem por meio de competição, outros por meio de apresentação de alunos a pessoas encarregadas, alguns por meio de institutos de pesquisa jovem… Mais informações sobre a seleção brasileira podem ser encontradas na nossa página dedicada à fase nacional do torneio.

Desenrolar da fase internacional

Cerca de 30 países participam todo ano do torneio. Em geral, ele começa com uma festa de boas vindas após todas as delegações chegarem à cidade sede, sendo recepcionadas cada um por seu respectivo guia local. A cerimônia de abertura e ocorre na manhã do segundo dia, com o primeiro fight logo após o almoço. Ao todo são 5 PFs classificatórios, que se dividem em quatro dias, sendo um dedicado a fights na parte da manhã e na parte da tarde. O resto dos 9 a 10 dias de competição são dedicados a passeios e eventuais confraternizações. A estadia e alimentação dos participantes é obrigação do comitê local de organização, então cada ano se dá de uma forma. O torneio termina com a cerimônia de encerramento e premiação, seguido de dois dias de passeio em alguma outra cidade do país sede.

Cada delegação é composta por cinco membros de equipe, sendo um o capitão, um ou dois líderes de equipe e, por vezes, jurados independentes e visitantes.

Mais informações, como arquivos oficiais, atas de reunião do comitê internacional, detalhes de edições passadas, problemas, regulamentos, entre outros podem ser encontrados no site oficial do IYPT.

Preparação e estudo

Após a seleção do time brasileiro, há alguns encontros presenciais para verificação do andamento das soluções atribuídas a cada participante e treinos de PF. Algumas dicas de estudo para o torneio também podem ser encontradas em nosso site, com links para soluções passadas, vídeos de discussões e publicações relacionadas.