O que são Olimpíadas Científicas?

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

O que são Olimpíadas Científicas?

Olimpíadas Científicas?

O que elas são?

As olimpíadas científicas são competições para estudantes do ensino fundamental ou médio (podendo também incluir alunos do primeiro ano da faculdade), com o objetivo de incentivar e encontrar talentos nas diversas áreas de conhecimento. Elas são muito diversas: existem olimpíadas de matemática, química, astronomia, física, linguística, biologia, oceanografia, entre outras. Algumas consistem de provas teóricas, outras consistem em fazer programas, experimentos, e até mesmo debates.

Por que participar?

Se você é um aluno, acreditamos que haja diversas razões para que você participe. Para motivar a participação de todos, fizemos uma lista com 10 motivos para participar de Olimpíadas Científicas que acreditamos ser os principais.

Se você é um professor, saiba que as olimpíadas científicas são excelentes formas de desenvolver a capacidade dos seus alunos. Além de melhorar o rendimento deles, você ainda cria mais incentivo e motivação. O mundo olímpico proporciona ao aluno o sentimento de amor ao saber, que se reflete diretamente no comportamento e empolgação deles em sua aula e na escola como um todo.

Como se inscrever?

Cada competição tem sua própria inscrição. Em geral um professor da escola tem que cadastrar a mesma no site da competição de interesse, mas algumas competições permitem que os alunos façam provas em universidades ou em outras escolas, caso a mesma não realize a inscrição. Algumas competições, como o IYPT Br e o TVQ, têm inscrições independentes da escola, feitas então pela própria equipe participante. Nós, do site olimpiadascientificas.com, NÃO fazemos inscrições. Acesse o site da competição para isso.

Como ir bem?

Como elas são muito variadas, é dificil escrever uma maneira geral de como ir bem nessas competições. Mas focando as mais tradicionais, escrevemos uma lista de ações que podem melhorar o seu rendimento na competição, confira o nosso Guia de Olimpíadas. Para informações mais detalhadas, aconselhamos acessar nossas páginas de Estudo, ou as páginas do OC sobre a competição que te interessou.

Quais são as principais competições?

Existem, em geral, 3 “níveis” de olimpíadas: estaduais, nacionais e internacionais. No entanto, existem competições regionais também em algumas cidades, ou em mais de um estado. Em geral você pode participar das competições nacionais sem passar pelas estaduais (com poucas exceções, como a de Química), mas você precisa participar das nacionais para concorrer no nível internacional (com poucas exceções, como a WoPhO, e algumas outras realizadas pela internet). Se você chegar ao nível internacional, você irá para nossa “Galeria da fama”! Você pode explorar mais as competições nacionais e internacionais usando nosso menu ou explorando nosso banner.

Talvez você conheça algumas das principais Olimpíadas Científicas Nacionais de comerciais de televisão, páginas na Internet ou Facebook, ou dos murais de seu colégio. Elas são:

Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMOlimpíada Brasileira de Matemática (OBM) - Competição de Matemática, na qual participam alunos de 5ª série (6ºano) do ensino fundamental a alunos do 3º ano do ensino médio. Provas realizada em 3 fases, a primeira no primeiro semestre e as outras duas no segundo. Ela convoca os alunos para a seleção de equipes brasileiras de diversas Olimpíadas Internacionais de Matemática!

Olimpíada Brasileira de Física - OBFOlimpíada Brasileira de Física (OBF) - Competição de Física na qual participam alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Provas realizadas em 3 fases, todas no segundo semestre de cada ano. Ela convoca os melhores medalhistas para a seleção das equipes brasileiras que representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Física!

 

Olimpíada Brasileira de Química Júnior - OBQ JrOlimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQ Jr.) - Competição de Química para alunos do 8º e 9º ano, realizada em duas fases no segundo semestre do ano. Prova cobra o assunto do Colegial para alunos do Fundamental. Ela classifica para a OBQ no ano seguinte!

Olimpíada Brasileira de Química- OBQOlimpíada Brasileira de Química (OBQ) - Competição de Química para alunos do 1º,2º e 3º colegial, realizada em 6 fases, sendo duas delas realizadas por outra competição, como a Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQJr) ou a Olimpíada de (Seu Estado) de Química, tendo sido premiado em alguma destas competições anteriormente à OBQ de um determinado ano. E, por ela, você poderá chegar às Olimpíadas Internacionais de Quimica!

 

Olimpíada Brasileira de Astronomia- OBAOlimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) - Competição de Astronomia e Astronáutica para alunos da 1ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, embora estas matérias não sejam cobradas diretamente na prova, podendo ter conteúdos de Lógica, Física, Geografia ou Matemática. Possui fase única, realizada no 1º semestre, e classifica para a seletiva dos estudantes que nos representarão nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia!

 

Olimpíada Brasileira de HistóriaOlimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) - Competição de História, organizada de um modo diferente. Suas provas são feitas em equipe e pela internet. Ao longo de várias fases, os alunos têm tempo de pesquisar e perguntar a professores sobre as questões, com exceção da Fase Final, que é uma prova presencial, na qual o professor representante da equipe não participa.

 

IJSO BrasilOlimpíada Internacional de Ciências Junior Brasil (IJSO Br) - Prova de Física, Química e Biologia realizada em duas fases, ambas no segundo semestre. Podem participar alunos de todas as séries, desde que tenham 15 anos ou menos até 31 de dezembro do ano de realização da prova. Cai a matéria de 1º, 2º e 3º de Física, Química (sem Orgânica) e Biologia. Os 6 vencedores desta representam o Brasil na IJSO internacional!

 

Olimpíada Brasileira de BiologiaOlimpíada Brasileira de Biologia (OBB) - Prova de Biologia feita para alunos do Ensino Médio. Cobre a matéria do Ensino Médio e conteúdo extra (normalmente visto em materiais de introdução do Ensino Superior, ou estudando as provas passadas). Os vencedores desta representam o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e na Iberoamericana de Biologia!

 

Olimpíada Brasileira de Informática- OBIOlimpíada Brasileira de Informática (OBI) - Trata-se de uma Olimpíada de Lógica nos níveis Iniciação 1(até o 7º ano) e Iniciação 2(até o 9º ano) e de programação computacional para os níveis Programação Júnior(até o 9º ano), Programação 1(até o 2º colegial) e Programação 2(até o 1º ano da faculdade). Os vencedores da P2 participam da seletiva que seleciona os alunos que nos representarào na Olimpíada Internacional de Informática!

 

Olimpíada Brasileira de Robótica- OBROlimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - Competição de robótica subdividida em duas modalidades teóricas (Teórica e Duathlon) e uma prática. Na modalidade Teórica participam alunos de 1ª a 8ª série (6º ao 9º ano). Na modalidade Duathlon participam Alunos do Ensino Médio que nunca tenham participado da construção de algum robô. Na modalidade Prática, todos podem participar.

 

IYPT Br - Torneio Internacional de Jovens FísicosInternational Young Phisics Tournament Brasil (IYPT Br) - Competição de física diferente, em que, no lugar de provas há “Physics Fight”, os alunos discutem os problemas em uma espécie de duelo entre equipes. Eles recebem os problemas (normalmente práticos, mas que necessita de conhecimento da teoria pra resolver) com grande antecedência para podere fazer pesquisas e experimentos. É realizada em equipes de 3 a 5 integrantes do ensino médio, podendo ser de escolas diferentes. Os capitães das equipes vencedoras represntam o Brasil na IYPT internacional! Temos uma ótima página com dicas sobre o IYPT!

 

TVQ - Torneio Virtual de QuímicaTorneio Virtual de Química (TVQ) - Torneio de Química para alunos do Ensino Médio. Duas fases são realizadas pela internet, com duração de 4 semanas (para poder pesquisar), e depois delas há uma fase final, presencial.

Além dessas, existem diversas outras competições nacionais, como as de Linguística, Oceanografia, Saúde e Meio Ambiente, entre outras. E você não precisa participar só de uma, você pode participar de várias delas! Você pode saber um pouco mais sobre elas acessando a página delas aqui no olimpiadascientificas.com. Se você está sem criatividade de o que acessar, clique no alvo do foguete do Einstênio (nosso mascote) no banner. Ele levará você para uma página aleatória do site!

Além delas, você também pode participar das olimpíadas estaduais e das internacionais!

Nas olimpíadas internacionais participam normalmente de 4 a 6 participantes de cada país, e elas ocorrem cada ano em um local diferente. Os alunos são selecionados por competições nacionais e passam de 1 a 2 semanas no país sede, e eles aprendem sobre a cultura local, conhecem pontos turísticos, e, claro, fazem provas para representar seus países! Todas as despesas no país são pagas pela própria organização, e, com poucas exceções, o governo ou as sociedades brasileiras de ciência pagam as passagens dos alunos, que possuem, então, despesas virtualmente nulas nessa jornada.

Se esse foi o seu primeiro contato com olimpíadas científicas, esperamos que você se sinta muito bem acolhido, e saiba que sempre poderá contar com nosso apoio. Você com certeza fará muitos amigos e aprenderá muito nesse caminho.

Aproveite e explore o site para se informar ainda mais sobre as competições e como estudar para elas, ou talvez para conhecer um pouco de nossa equipe, ou das equipes que já representaram o Brasil.

Seja bem vindo!

Você também pode nos encontrar no Facebook, Twitter e Youtube. Para entrar em contato, acesse: Contato. Nós também temos um fórum para discussão de problemas, confira! Fórum Olimpíadas Científicas. E além do Fórum, criamos um grupo no facebook para reunir participantes e ex-participantes de olimpíadas regionais, nacionais e internacionais, o Apoio Olimpíadas Científicas!


Quer entrar para a equipe? Entre em contato conosco, ou deixe um comentário com e-mail, nome, e competições com a qual poderia contribuir no site. Se gostou do site, deixe uma mensagem para nossa equipe de voluntários. Adoramos saber quando conseguimos ajudar alguém. Além disso, é através desses comentários que conseguimos efetivamente perceber o alcance e a influência de nosso projeto.


O Olimpíadas Científicas foi criado com o intuito de estimular a participação de estudantes em competições acadêmicas. Ele funciona como um portal de divulgação das competições, de dicas de estudo e de incentivo. Nossos membros tentam se manter abertos ao recebimento de dúvidas por parte de estudantes e professores e prezam em tentar ajudá-los.

Nossos valores são honestidade, paixão pelo conhecimento, dedicação e altruísmo. Acreditamos que o conhecimento deve ser compartilhado, e que ajudando os estudantes interessados a darem o melhor de si, podemos fazer uma diferença positiva no Brasil, pois além de atuarmos diretamente com esses estudantes, eles por sua vez servirão de exemplos para outros.