Olimpíadas Científicas

Há algum tempo atrás me deparei com um peculiar tema de redação que muito me intrigou: "o que mais admiro na humanidade". As palavras pareciam se recusar a sair da ponta de minha caneta, e, quando o faziam, não eram capazes de convencer nem a mim mesmo. Pus-me, pois, a refletir sobre o assunto, chegando à conclusão de que existiam duas características em nossa espécie que muito me orgulhavam: a insaciável sede que temos por conhecimento, e nossa infinita capacidade de superar nossos próprios limites. Comecei a ver que cada momento que vivemos, cada passo que trilhamos, cada instante de nossa existência é unicamente marcado por um interminável processo de expansão mental. Somos seres movidos por conhecimento e sonhos, destinados à uma imortal busca pelo saber e um eterno processo de superação.

Acredito que as olimpíadas científicas sejam o maior exemplo de tudo isso. E é justamente por isso que hoje, em nosso país, temos um imenso contingente de jovens interessados em tal nobre missão. É claro, se você está aqui lendo isso, obviamente já é um deles, e não preciso convencê-lo das maravilhas que o mundo olímpico proporciona. Infelizmente, uma considerável parcela desses alunos acaba não levando adiante tais sonhos, por motivos muitas vezes fantasmagóricos ou irreais. A equipe do O.C. trabalha para que isso não aconteça e tentamos ajudar cada um dos estudantes do melhor jeito que podemos.

Assim como todos os que passaram pelo meio olímpico, já fui um iniciante. Acredito que existam duas grandes barreiras a serem superadas para quem nele ingressa: a falta de informações e o sentimento da utopia. Se você se identificou com algum deles, alegre-se, pois ambos podem ser facilmente superados!! O primeiro é algo que vem diminuindo com o passar dos anos, mas ainda atinge muitos estudantes. Um dos maiores objetivos da nossa equipe é justamente evitar tal problema; nosso site possui páginas individualizadas para cada uma das competições científicas, além das informações necessárias para seu sucesso nas olimpíadas científicas.

Existe um segundo fator, que acaba por impedir o crescimento de muitos estudantes: o sentimento de incapacidade. Primeiramente, quero deixar claro que o medo de fracasso é completamente ilógico. Deixar de tentar algo por tal razão é uma atitude completamente irracional, a não tentativa implica no obrigatório fracasso. O próprio processo de tentativa contribui muito para seu crescimento pessoal e intelectual, independentemente dos resultados. Existem pessoas cujas maiores limitações residem em seus pensamentos. Ora, o ser humano necessita de desafios para crescer, nos desenvolvemos assim; e com a dedicação e o esforço necessários, somos capazes de superar qualquer obstáculo. Queremos mais do que podemos, e assim devemos ser; nossa limitação última deve ser nossa vontade. Lembre-se de que se nos limitarmos em nossas mentes, o faremos na realidade! De qualquer jeito, as olimpíadas regionais representam uma excelente forma de ingresso no meio olímpico. Em geral, são mais acessíveis que as outras competições, e muitas vezes são capazes de lhe mostrar as novas direções que poderá seguir.

Visite as páginas das competições que esteja interessado, e não se esqueça de ver nossas dicas de estudo! O sucesso é formado pela união entre a paixão e a determinação; e o processo de expansão mental é interminável. Portanto, comece logo seus estudos!

Que sua trajetória no meio olímpico esteja à altura de seus sonhos!
Boa sorte!!

Gabriel Ilharco Magalhaes