Estudo IJSO

A IJSO (Olimpíada Internacional de Ciências Junior) é uma competição para alunos de até 15 anos, com uma parte experimental (em equipes) e uma teórica (individual). O conteúdo da IJSO é, em geral, menos aprofundado que o das demais competições, refletindo o limite de idade Ele pode ser encontrado nesse link:  programa IJSObr. Resumido de forma simplista em: toda a materia do ensino médio de física, química e biologia com exceção de biologia animal e química orgânica

A IJSO visa promover o interesse pela ciência entre os estudantes, expondo-os a resolução de problemas, pensamento crítico e experimentação. Ao longo dos anos IJSO visa impactar positivamente a educação científica e matemática em nível escolar. Um objetivo importante das Olimpíadas é fazer os jovens experimentarem culturas diferentes e promover interações entre os estudantes de todo o mundo. As Olimpíadas, portanto, têm um potencial para promover a paz e a compreensão mundial.</blockquote>

Guia de estudos OC

Checklist das provas passadas para organizar seu progresso de estudos

Nossa página sobre a IJSO, com link para provas passadas 

Lista de exercícios OC

 

 

Treinamento feito pela equipe da IJSO que participou da IJSO 2009 e 2010, disponibilizado pela equipe organizadora da IJSO Br.

Preparacao IJSO 2009.zip

Treinamento 2010

Livros

Básico

Estude todo o conteúdo da IJSO utilizando os livros usados em curso pré-vestibular ou ensino médio de sua escola. Eles costumam ser suficiente para cobrir todo o conteúdo da competição.

Médio

Faça todas as provas das IJSOs passadas, as quais podem ser encontradas na internet (extremamente importante) Se você já tiver resolvido todas as provas das IJSOs passadas, estude pelas provas da OBQJr, OBF fase 3, OBB. O nível de dificuldade da OBB é muito mais alto que da IJSO, no entanto.

Avançado

Tente resolver as mesmas provas acima porém em 2/3 do tempo disponível. Utilize um cronômetro.

Resoluções IJSO

Clique e confira