OMU

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

LogoOMU

Olimpíada de Matemática da Unicamp

## (OMU)

Site oficial: OMU - Olimpíada de Matemática da Unicamp

### O que é

A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) é uma atividade de extensão do IMECC dedicada a estimular o estudo da Matemática entre os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, e influenciar na melhoria do Ensino de Matemática; desenvolvendo também Oficinas de Matemática para alunos e professores.

### Quem pode participar

Poderão participar da OMU alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.

### Como se inscrever

A escola pode se inscrever para a Primeira Fase pelo site da OMU na seção Inscrição - 2013.

As escolas também devem se inscrever os alunos classificados para a Segunda Fase. A taxa de participação na última é de R$10,00 por aluno de escola pública e R$25,00 por aluno de escola privada.

### Como funciona

  • Nível Alfa - 8º e 9º ano do Ensino Fundamental: 

Primeira fase: A prova da Primeira Fase, elaborada pela Comissão Organizadora da OMU, deverá ser aplicada e corrigida na própria escola. Poderão ser selecionados no máximo 15 alunos por escola para participar da Segunda Fase. A prova da Primeira Fase poderá ser aplicada no período de 05 a 10 de Agosto de 2013, em dia e horário mais adequados tanto para a escola quanto para os alunos, com uma duração máxima de três horas. 

Segunda Fase: A prova da Segunda Fase será aplicada na Unicamp, no dia 19 de Outubro de 2013, às 9 horasno Prédio do Ciclo Básico I.

  • Nível Beta - Ensino Médio: 

Primeira Fase: A prova da Primeira Fase, elaborada pela Comissão Organizadora da OMU, deverá ser aplicada e corrigida na própria escola. Poderão ser selecionados no máximo 15 alunos por escola para participar da Segunda Fase. A prova da Primeira Fase poderá ser aplicada no período 03 a 08 de Junho de 2013, em dia e  horário  mais adequados tanto para a escola quanto para os alunos, com uma duração máxima de três horas.

Segunda Fase: A prova da Segunda Fase será aplicada na Unicamp, no dia 17 de Agosto de 2013, às 9 horas, no Prédio do Ciclo Básico I. Os alunos classificados para a Terceira Fase estarão automaticamente inscritos. A classificação para a Terceira Fase será feita separadamente para os alunos de escolas públicas e para os alunos das escolas particulares e colégios técnicos.

Terceira Fase: A prova da Terceira Fase será aplicada na Unicamp, no dia 19 de Outubro de 2013, às 9 horas, no Prédio do Ciclo Básico I. Participarão somente os alunos classificados na  Segunda Fase. 

### O que estudar

Como sempre, deve-se fazer as provas anteriores. A OMU também disponibiliza simulados um tempo antes da realização da respectiva fase. Veja também os simulados das edições anteriores. A Seção de estudos de Matemática do nosso blog também é muito útil.

### Edições anteriores

Acesse as provas e simulados anteriores através do site da competição (Provas Anteriores).

### Premiação

A Cerimônia de Premiação será realizada no dia 07 de Dezembro de 2013, com início às 9 horas, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica. Estão convidados os alunos premiados e seus familiares, seus professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas participantes.  A Comissão Organizadora premiará os alunos com Certificados, explicitando a premiação, e medalhas de ouro, medalhas de prata ou medalhas de bronze.

Haverá duas premiações em cada nível, uma para alunos das escolas públicas, da rede estadual ou da rede municipal, e outra para alunos das escolas particulares e colégios técnicos, que obtiverem as melhores pontuações.