ONHB

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

ONHB

Olimpíada Nacional em História do Brasil

O que é

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa inédita de estudar e debater a história nacional, por meio da leitura e interpretação de documentos, imagens e textos.

Objetivos

Estudar e conhecer a história do Brasil pode ser um desafio estimulante e enriquecedor. É nisso que acredita-se ao propor uma Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Regulamento

O regulamento da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil esta disponível neste link.

Quem pode participar

Para participar, basta montar uma equipe composta por um professor de história e por 3 estudantes regularmente matriculados em escola pública ou privada do Brasil, cursando o Ensino Médio ou o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. No mais, basta ter um acesso à internet para visitar a página da Olimpíada com as perguntas e atividades e para enviar as respostas.

Como funciona

A Olimpíada é virtual, as perguntas vão ao ar em datas determinadas e as respostas devem ser enviadas também pela internet, sendo realizada em cinco fases online. Cada fase é geralmente disponibilizada em uma semana, sendo as fases onlines consecutivas. Apenas a fase final, presencial, para as equipes selecionadas, ocorre em um final de semana na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na cidade de Campinas, São Paulo, junto à premiação.

A olimpíada é disputada por equipes compostas de três estudantes e um professor de história. No entanto, na fase final os estudantes realizam a prova sem a ajuda do professor.

Como inscrever

As inscrições são feitas exclusivamente no site oficial da ONHB na data estabelecida em determinada edição. É necessário que cada participante realize um cadastro individual no site, tanto alunos quanto professores, para que então seja feita a inscrição da equipe. As inscrições para a 6ª edição da olimpíada podem ser encontradas aqui.

Provas anteriores

As provas anteriores estão disponíveis neste link.

Fonte: Museu de Ciências