OBM

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

OBM

Olimpíada Brasileira de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma olimpíada realizada anualmente em 3 fases, em geral em junho, agosto/setembro e outubro.

Segundo o site OBM:

O que é?

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.

Algumas das ações estabelecidas no projeto, que recebeu apoio do CNPq, são:

  • Ampliação da Comissão de Olimpíadas da SBM, com o estabelecimento de uma Secretaria, localizada no IMPA, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e para apoiar os coordenadores regionais
  • Criação da revista Eureka!, contendo informações e material de preparação para Olimpíadas.
  • Estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes e as escolas, através da revista Eureka!, deste site da Internet e de um cartaz, a ser enviado a todas as escolas cadastradas.

COMO PARTICIPAR DA OBM

Em geral, o aluno participa da Olimpíada Brasileira de Matemática através de sua escola (níveis 1, 2 e 3) ou Universidade (nível Universitário). Esta por sua vez, assegura sua participação entrando em contato com um coordenador regional e nomeando um professor para ser o representante da Olimpíada na escola ou universidade. Veja aqui a lista dos coordenadores regionais. Se não há coordenadores em sua região, entre em contato com a secretaria da OBM. As escolas podem também se cadastrar via Internet.

Se você é um estudante que deseja participar da Olimpíada, mas sua escola ou universidade não tem um representante da OBM, entre em contato com o seu coordenador regional ou, em último caso, com a secretaria da OBM.

Níveis da Olimpíada Brasileira de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática é realizada em quatro níveis.

  • Nível 1 - para alunos matriculados no 6o. ou 7o. anos do ensino fundamental quando da realização da primeira fase da OBM.
  • Nível 2 - para alunos matriculados no 8o. ou 9o. anos do ensino fundamental quando da realização da primeira fase da OBM.
  • Nível 3 - para alunos matriculados em qualquer série do ensino médio quando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o ensino médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data da realização da primeira fase da OBM.
  • Nível Universitário - para alunos que ainda não tenham concluido o curso superior (normalmente estudantes universitários em nível de graduação, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período).

Como estudar

Fontes recomendadas pelo site da OBM: biliografia, provas, links e a lista de discussão.

Vocês também podem acessar o link Estudo-Matemática do nosso site.

Fonte: http://www.obm.org.br/opencms/