IPhO

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

IPhO

Olimpíada Internacional de Física

O que é

Uma competição internacional de Física na qual participam até 5 estudantes de cada país. É uma competição para alunos no Ensino Secundário (o que costuma incluir Ensino Médio, segunda metade do Ensino Fundamental, cursos pré-vestibulares, colégios técnicos, etc) cuja escola ou instituição de ensino não possa ser considerada de formação semelhante à Universitária. Podem participar aqueles que tenham até 20 anos até o dia 30 de junho do ano da competição.

Objetivos

Desenvolver os contatos internacionais no campo da educação escolar de Física.

Regulamento

http://ipho.phy.ntnu.edu.tw/statutes.html

Programa

http://ipho.phy.ntnu.edu.tw/syllabus.html

Como estudar

Veja nossa seção sobre estudo de física. Esse outro site também se propõe a ajudar.

http://olympiads.win.tue.nl/ipho/books.html

Como ser selecionado

Há duas maneiras:

1) O aluno é selecionado por um processo que dura cerca de 2 anos. Ele deve conseguir uma boa classificação na OBF (com, no mínimo, Medalha de Ouro no 9° ano ou Medalha de Prata no 1° ano do Ensino Médio). Ele se classifica para a primeira fase da seletiva, que consite de duas provas aplicadas em junho/julho/agosto e novembro/dezembro/janeiro do ano seguinte (cada uma cobrindo uma metade da ementa pedida pela IPhO). A nota dessa seletivas é somada com a nota da OBF do ano das provas da seletiva, e os melhores colocados em função destas três provas são convocados para o segundo estágio da seletiva, que ocorre em São Carlos, com provas teóricas e experimentais. As notas são zeradas e os 5 alunos com as melhores notas em São Carlos são classificados.

2) O aluno fica entre os 10 melhores do segundo colegial na OBF, faz duas provas de seletiva em janeiro-março, e os melhores são classificados para a fase de São Carlos. Em São Carlos, o aluno compete junto com os melhores colocados vindos da maneira anterior.

Provas anteriores

http://ipho.phy.ntnu.edu.tw/problems-and-solutions.html

Provas das seletivas anteriores

As provas da seletiva não são divulgadas ao público.

Premiações

Os alunos na faixa dos primeiros 8% recebem Medalha de Ouro. Os 17% seguintes recebem Medalha de Prata (cobrindo 25% dos alunos até aqui). Os 25% seguintes recebem Medalha de Bronze (cobrindo com isso 50%). Os 17% seguintes recebem Menções Honrosas (então 67% - cerca de 2/3 - dos alunos são premiados). Prêmios especiais podem ser oferecidos pelo Comitê da IPhO.

Equipes anteriores

/equipes-brasileiras/fisica/ipho/