IESO

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

IESO

Olimpíada Internacional de Ciências da Terra

International Earth Science Olympiad

(IESO)

O que é

A IESO (Olimpíada Internacional de Ciências da Terra) é uma competição científica anual voltada a alunos do Ensino Médio com menos de 18 anos, planejada desde 2003 e iniciada em 2007, na Coreia do Sul.

É uma das principais competições da International Geoscience Education Organization (IGEO). Seu objetivo é incentivar estudantes no conhecimento das Ciências da Terra, tais como Geologia, Meteorologia, Ciência Ambiental e Astronomia Terrestre.

Como participar?

A escolha da equipe brasileira se dá pela participação na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), atualmente aberta apenas a alunos do Ensino Técnico.

Processo de Seleção

A equipe que obtêm o 1º lugar geral da OBAP é convocada para participar da IESO, com todos os gastos bancados pela organização.

Tópicos abordados

  • Geologia
  • Meteorologia
  • Ciência Ambiental
  • Astronomia Terrestre

Formato

A competição consiste de um exame teórico e outro prático. O exame escrito contém um conjunto de problemas de ciências da terra que os participantes têm que resolver em até seis horas, e a porção prática consiste de trabalho experimental ou de campo, que também deve ser completado em um tempo cabível. É permitido aos participantes trazer calculadoras não programáveis para as provas. Os exames escritos são realizados e dados nota individualmente, enquanto a porção prática envolve trabalho em grupo, que é formado por pessoas de nacionalidades diferentes.

Cada país deve ter seu time composto por quatro estudantes, um membro reserva e alguns mentores (professores de áreas das ciências da terra).

Premiação

Medalhas de ouro, prata e bronze são atribuídas aos melhores competidores individualmente. Ainda assim, para as provas em grupo, são também concedidos prêmios especiais para criatividade, cooperação e apresentação.

Como se preparar?

Veja a página da OBAP no OC para ter maiores informações sobre a competição.

Premiados

Veja a página dos times participantes da IESO em nosso site, com comentários sobre o país sede e as premiações recebidas pelo time brasileiro.

Fontes: IESO Índia/Wikipédia (EN) (PT)/OBAP/IESO Itália 2011