IPhOO

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

IPhOO

International Physics Online Olympiad

O que é:

A IPhOO (International Physics Online Olympiad, pronúncia da sigla: eye-foo) é uma das duas atuais Online Science Olympiads (popularmente OSOs), juntamente com a IChOO. Criada em maio de 2013, teve seus primeiros passos em um fórum do site da Art of Problem Solving, tendo rapidamente ficado popular. Em julho de 2013, a competição se expandiu tendo sua primeira edição aberta apenas para alunos do ensino médio. Atualmente, a competição, composta por problemas a níveis IPhO e seletivas e patrocinada pela Brilliant, Wolfram e Harvard Book Store, é aberta para candidatos de qualquer idade e de qualquer lugar do mundo.

Algo que difere a IPhOO e outras OSOs de outras olimpíadas é sua constante mudança de formatos e premiações, além de sua ocorrência, cerca de 4 vezes por ano. Algumas edições baseiam-se em várias fases e ocorrem em equipes, enquanto outras possuem fase única e ocorrem individualmente, enquanto outras misturam um pouco do modo individual com o modo equipe. As premiações também podem ser diversas, entre taças, camisetas personalizadas, certificados, medalhas ou um livro da Harvard Book Store!

Objetivos:

Promover uma olimpíada internacional online que interaja pessoas do mundo todo em prol do desenvolvimento da Física através de problemas desafiadores. A IPhOO visa também uma participação efetiva e possível para qualquer um que estiver interessado e curioso em aprender Física, sendo assim holística para qualquer participante: aquele que deseja começar a sair da caixa e se desafiar com problemas mais elaborados, para aqueles já ingressados em olimpíadas e desejam uma fonte de treino a mais para seletivas e internacionais, ou para aqueles que há muito tempo estudaram Física em casa, no colégio ou universidade e desejam voltar a ter contato com a disciplina.

Contato:

Email: iphoocontest@gmail.com

Formulário de contato

Como se inscrever:

Podem participar da IPhOO qualquer um que estiver interessado, independente da idade. Quando formada por equipes, estas são montadas aleatoriamente depois da inscrição individual ter sido feita, além se serem separadas equipes para cada país. Primeiramente é necessário uma inscrição individual de registro no site oficial das OSOs para a IPhOO. Logo depois do registro, um código de membro será enviado ao e-mail do candidato, o qual será usado neste link para a inscrição na edição corrente da IPhOO. As inscrições, tanto na IPhOO quanto em qualquer OSO, estendem-se até o dia da competição.

Formato:

O formato da IPhOO pode mudar bastante de acordo com a edição. No caso da versão de julho de 2014, ela está aberta a participantes de todas as idades, mas pode acontecer de ela estar disponível apenas para alunos do Ensino Fundamental ou Médio. Há uma formação de times para cada país participante feita de acordo com a ordem de inscrição dos alunos na competição. Não há limite para o número de alunos participantes em um determinado país, e caso um integrante de uma equipe queira mudar para outra, basta enviar um e-mail à organização explicando em detalhes o motivo da troca.

O formato das questões também não é definido. No caso da versão de julho de 2014, 20 questão serão liberadas via PDF no site da competição, e são dadas duas semanas para a resolução dos exercícios, com direito a consulta. De acordo com a preferência dos inscritos, pode ser liberada a participação e a comunicação entre os times. Se não for liberada, cada participante trabalhará apenas em sua prova (segundo o Código de Honra da competição). Se for liberada, os participantes de um mesmo time poderão discutir as resoluções de algumas das questões disponibilizadas. Há também no site uma edição feita para alunos do EF e EM que constava apenas de 10 questões.

Para saber como funcionará uma determinada edição, verifique o site e procure pelas regras feitas para ela, disponíveis durante o período de inscrições da mesma.

Como se preparar:

O nível e estrutura das questões da IPhOO sugerem uma preparação bastante antecipada, principalmente para os que não tem ainda uma base muito forte. Para isso, a OC sugere fortemente um prévio estudo pela nossa página do Guia de Estudos de Física.

Muitos problemas que seguem o estilo da IPhOO também podem ser encontrados em níveis altos do site da Brilliant ou em fóruns de discussão no site da AoPS (Art of Problem Solving). Recomenda-se também resolver os problemas das edições passadas, as quais podem ser encontradas, junto com suas resoluções, neste link.