Estudo para Olimpíadas de Química

##

## Guia de estudos OC

Algumas dicas de estudo, para a OBQ, são:

### Fase I e II 

Essa fase é a olimpíada estadual, e o estilo de prova pode mudar bastante de um estado pro outro. Apesar disso, eu acho que estudar a matéria do ensino médio é o bastante para conseguir sucesso nessa fase. Recomendo livros de autores como Ricardo Feltre, Martha Reis e Usberco & Salvador.

### Fase III

Essa fase é a nacional e começa a complicar e cobrar matérias de ensino superior. A melhor maneira para estudar é através de livros de autores como Kotz & Treichel e o "Princípios de Química" com o Peter Atkins. Eles conseguem aprofundar o conhecimento a um nível bem interessante. Para quem vai fazer a modalidade B, dois bons livros pra estudar química orgânica são o "Solomons & Fryhle" e o "John McMurry". Mas estudar teoria não basta, é igualmente importante que o candidato tenha bom conhecimento sobre o estilo de prova (duração, questões). Por isso resolver as Provas da OBQ Fase III é muito importante. Além disso, existem outras provas que são boas para praticar, por exemplo: Olimpíada Norte-Nordeste de Química, Olimpíadas Nacionais da Austrália, Áustria Alemanha,  Estados Unidos, Reino Unido. (Infelizmente não conseguimos disponibilizar versões traduzidas dessas provas mas é interessante resolver provas em inglês, pois essa língua é muito importante no mundo atual. Saiba que essas provas contém algumas questões que são nível de fase V, portanto, antes de resolver uma questão procure se seu assunto está no conteúdo programático.)

### Fase IV

(Somente para alunos que conseguiram medalha na modalidade A) Essa fase é chamada "prova de vídeo", pois ela consiste em uma prova que os alunos assistem vídeos de experimentos e têm que resolver um questionário sobre eles. Esse tipo de prova é único, não conheço nenhum país que tenha algo semelhante. O ideal é que a escola do candidato tenha laboratório de química para ele treinar experimentos, se isso não for possível pode-se contatar o coordenador estadual para que ele consiga aulas específicas. Mas para entender a prática, o candidato tem que saber bastante teoria. Os livros utilizados na última fase (fase III) são úteis e recomendo os livros "Vogel" e "Skoog" de química analítica. Essa prova é meio "instável", ou seja, tem anos que ela é relativamente difícil e anos que ela é bem fácil. Não conheço problemas de outras olimpíadas para recomendar durante a preparação para essa fase, só as provas anteriores.

### Fase V

(15 melhores da Fase IV se classificam para essa fase) Essa é a última fase na seleção para a Olimpíada Internacional de Química (IChO) e a Olimpíada Ibero Americana de Química (OIAQ). Ela consiste primeiramente de um curso, chamado Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, que é sediado pelo instituto de química de uma universidade importante do Brasil (a olimpíada cobre os gastos de transporte, hospedagem e alimentação. Ele já foi sediado na UNICAMP, UFC, UFPI e UFMG.) O conteúdo desse curso é basicamente os problemas preparatórios que são liberados todo ano pela organização da IChO. Esse problemas mostram quais matérias serão cobradas com maior dificuldade durante a prova da IChO. Depois que esse curso de 2 semanas acaba, cada candidato volta para sua cidade e depois de um tempo (2 semanas a um mês), ocorre uma prova teórica com questões feitas pelos professores que ministraram o curso. Os 4 melhores colocados irão representar o Brasil na IChO, para a OIAQ, caso um dos brasileiros não conquiste premiação na IChO, o 5º colocado irá substituir-lo na OIAQ. A partir da OBQ 2012, ocorrerá uma mudança na Fase V e ela passará a ter também uma prova prática que será realizada durante o curso. Cabendo a ela 40% da nota final, e a prova teórica 60%.

 

## Materiais de química online:

Curso de Reações Orgânicas, projeto Rumo ao ITA

Melhores questões das IChOs de 1980 a 1990 segundo a organização, com soluções!! o/

Provas traduzidas e soluções das IChOs .

Anais da Olimpíada Brasileira de Química- Os mais recentes que 2007 estão com problemas, não é possível abrir as soluções das provas, mas os anteriores erstão ok.

Livros recomendados pela OBQ

Diversas informações sobre a IChO

Chemestry Basics - Em inglês

Introdution to Chemistry Online - Em inglês