Maratona de Programação

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

Maratona de Programação

Maratona de Programação

O que é

A Maratona de Programação é um evento criado em 1996 pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ela nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundias da competição de programação da Association for Computing Machinery (ACM), o ACM International Collegiate Programming Contest (ACM-ICPC), sendo regional sulamericana da mesma.

Ela se destina a alunos de cursos e graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). É uma das competições mais importantes da área, tanto que instituições e grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Como Participar

Para participar da Maratona nacional (a regional sulamericana), é necessário primeiro passar por uma seleção regional (feitas normalmente em escolas-sedes). A inscrição dos times nesta primeira fase é gratuita.

Os times devem ser formados por três alunos e até um aluno reserva, mais um professor (denominado coach). Todos os membros de uma equipe devem ser da mesma universidade. O coach serve como ponto de encontro entre a(s) equipe(s) de uma mesma sede e a Organização, e auxilia os alunos durante as fases das maratonas. O aluno reserva só pode ser chamado caso um dos membros da equipe não possa participar. Se uma equipe tentar participar com dois ou menos membros de equipe, esta será desclassificada.

Todo aluno que:

  • tiver participado de duas finais mundias do ACM-ICPC, ou
  • tiver participado de cinco regionais, ou
  • tiver iniciado seus estudos universitários mais de cinco anos antes do ano da Maratona E completar 24 anos ou mais no ano da Maratona

não pode participar da Maratona. Caso contrário, ele será elegível.

Formato: Regional e Nacional

Cada time terá 5 horas para responder o maior número possível dos 8 ou mais problemas entregues no início da competição. O time terá à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) durante a competição.

Sendo problemas de programação, os competidores do time devem prezar para resolverem os problemas mais fáceis, projetar testes e construir soluções aprovadas pelos juízes da competição (com os problemas avaliados automaticamente após submetidos, havendo penalidades de tempo, caso haja empate). O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

A regional e a nacional possuem o mesmo formato, e a primeira seleciona para a segunda.

Premiação

Os dez melhores times recebem Medalhas de Ouro (3 primeiros times), Prata (3 times seguintes) e Bronze (4 times seguintes).

Os melhores times da competição são chamados a compor as vagas brasileira para a fase mundial da ACM-ICPC, segundo a colocação de cada time na Maratona. O número de times escolhidos varia a cada ano, mas ronda em torno de seis equipes. A única regra inclusa aqui é a de que não sejam chamados dois times de uma mesma universidade.