ONO - Olimpíada Nacional de Oceanografia

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

ONO - Olimpíada Nacional de Oceanografia

Olimpíada Nacional de Oceanografia (ONO)

A Olimpíada Nacional de Oceanografia – ONO, aprovada pelo Programa de Educação em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é uma proposta antiga das três instituições responsáveis, objetivando multiplicar o conhecimento sobre as ciências do mar no âmbito das escolas de ensino fundamental e médio de todo o país.

O que é

Criada em 2006, a ONO é um evento realizado pela Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO), o Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Oceanografia do Brasil e a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM).

Tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela Oceanografia e de ampliar a Mentalidade Marítima no seio da comunidade brasileira. É uma excelente oportunidade para professores e estudantes compreenderem as características físicas, químicas, geológicas, biológicas, socioeconômicas e os problemas ambientais deste importante compartimento de nosso planeta: os oceanos.

Quem pode se inscrever

Poderão participar todos os estudantes de 7º a 8º séries do ensino fundamental e alunos do ensino médio do País, regularmente matriculados e alunos que concluíram o ensino médio há menos de dois anos e que não estejam matriculados em nenhuma Instituição de Ensino superior até a data da prova.

Como funciona

As provas contemplarão, na medida do possível, os conteúdos curriculares compatíveis com os conteúdos abordados nos livros didáticos do ensino fundamental e médio, atendendo às matérias correlatas dos Planos Curriculares Nacionais (PCNs) de 7º e 8º e do ensino médio. Para cada nível as provas serão constituídas de 45 (quarenta e cinco) questões objetivas (cada uma com peso 1) e 1 (uma) questão discursiva (com peso 5), assim, a nota máxima de cada prova será 50.

As provas serão aplicadas, nas dependências da escola, aos alunos previamente inscritos pelo professor representante pela ONO da Instituição de Ensino, em dia e horário coincidentes em todas as Instituições de Ensino cadastradas. Para fazer a prova os alunos só poderão usar régua e caneta, não sendo permitida a consulta a materiais didáticos ou a pessoas, ou ainda o uso de calculadoras. Serão selecionados 20 (vinte) alunos com melhor desempenho na prova.

Como se inscrever

Os estudantes interessados em participar da ONO devem solicitar que sua escola realize o cadastro na página oficial do evento. Além disso, a Instituição de Ensino deve possuir um professor que representará a ONO na escola. Após a realização da inscrição, o professor poderá realizar a inscrição dos estudantes. Não há restrição quanto ao número mínimo ou máximo de alunos participantes por escola.

Se a escola onde o aluno estuda não estiver cadastrada para participar da ONO, o estudante interessado poderá recorrer a uma outra escola cadastrada, onde o mesmo será inscrito pelo professor representante pela ONO na Instituição de Ensino.

Níveis de Participação

As provas serão organizadas em dois níveis distintos:
-Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados na 7ª e 8ª séries do ensino fundamental – Duração desta prova: duas horas;
-Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série do ensino médio ou que já concluíram o ensino médio há menos de dois anos (a contar da data da prova da ONO) e que não estejam matriculados em nenhuma Instituição de Ensino Superior – Duração desta prova: três horas.

O que estudar

O site oficial da Olimpíada disponibiliza materiais de apoio e livros eletrônicos para os estudantes. Esses materiais possuem uma linguagem bastante clara e contemplam grande parte dos conteúdos das provas.

Clique AQUI para conferir.

Como estudar

Além do material de apoio disponibilizado no site do evento, é interessante que o aluno, juntamente com o professor representante da ONO em sua escola, sigam o Guia de atividades práticas sobre o ambiente marinho disponível no site da ONO para download.

O estudante deve também estar atento às principais formas de degradação ambiental que os oceanos estão sendo submetidos atualmente. Acessar as páginas das Instituições de Ensino que oferecem o curso de Oceanografia também ajudará o estudante, uma vez que normalmente as instituições publicam artigos e notícias sobre estudos relacionados aos oceanos.

Acesse AQUI os links das instituições de ensino que oferecem o curso de Oceanografia, presentes no site da Olimpíada.

Programas de televisão como o Globo Mar também são ricos em informações acerca do oceano que banha a costa brasileira.

Acesse o link e veja a página do programa: http://g1.globo.com/platb/globomar/

Provas anteriores

Na página oficial da ONO você pode conferir as provas e gabaritos das edições anteriores.

Acesse o Link: http://www.aoceano.org.br/ono2012/index.php/provas-e-gabaritos

Premiações

Medalhas de ouro, prata e bronze, para os dois níveis, aos alunos com melhores notas. Serão, também, enviados certificados eletrônicos de participação para todos os alunos participantes e certificados impressos aos 10 alunos melhor classificados e ao professor representante da escola, professores colaboradores, diretores e coordenadores pedagógicos.

Aos três melhores classificados em nível nacional e aos professores responsáveis de sua escola, em cada uma das duas categorias serão custeadas passagens, alimentação e três dias de estadia até o local da premiação, que ocorrerá em novembro de 2012 no Rio de Janeiro, RJ durante o Congresso Nacional de Oceanografia (CBO´2012). Durante o período de permanência os premiados participarão de atividades recreativas e técnico-científicas na área marinha.