OBI Universitária

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

OBI Universitária

Olimpíada Brasileira de Informática - Modalidade Universitária

O que é

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma competição anual organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Sua Modalidade Universitária é destinada apenas aos alunos que cursam sua primeira graduação no Brasil, estando em seu primeiro ano durante a competição.

Como Participar

Os alunos devem estar no primeiro ano de seus cursos (primeiro ou segundo semestre de curso, dependendo do semestre de ingresso na faculdade) no primeiro semestre de cada ano. Como a primeira fase é realizada nas faculdades dos alunos, é necessário que estas se inscrevam até três dias antes da realização das provas, para que sejam utilizados computadores corretamente configurados para a competição.

Os alunos podem se inscrever até quatro dias após a realização da prova, possibilitando que participem da competição sem ter feito suas inscrições na mesma.

Níveis

Apenas um (todos os alunos realizarão as mesmas provas).

Formato: duas Fases

A realização das fases da Modalidade Universitária se dá em conjunto com as fases da Modalidade Programação nível 2. Frente às datas de 2014, suas provas estão presentes em torno dos meses a seguir:

  • 1ª Fase: início de maio;
  • 2ª Fase: início de agosto.

Cada uma das fases é realizada num sábado e possui 5 horas de duração. A 1ª Fase é classificatória para a 2ª Fase.

Premiação

Certificados de participação serão dados a todos os alunos que realizarem a 1ª Fase e se inscreverem. Os melhores classificados da competição (considerando as notas tanto da 1ª Fase quanto da 2ª Fase) receberão medalhas de Ouro, Prata e Bronze.

Até 2013, ambas as fases da OBI aconteciam no 1º semestre de cada ano, de tal forma que era possível que alunos universitários pudessem concorrer às vagas destinadas para a Olimpíada Internacional de Informática (IOI). Agora, como a 2ª fase da OBI e os cursos de programação acontecem no 2º semestre de cada ano focando na IOI do ano seguinte, não é mais possível considerar a participação de alunos participantes da Modalidade Universitária nem na seletiva da IOI, nem nos cursos de programação.

A todos os alunos que não puderem mais fazer a OBI mas estiverem em sua primeira graduação, é sugerida a participação na Maratona de Programação, fomentada pela SBC e focada na participação de alunos universitários.