OLIMPÍADA MINEIRA DE MATEMÁTICA (OMM)

O que é

 

A Olimpíada Mineira de Matemática é uma competição em que os estudantes resolvem problemas de Matemática que envolvem bastante raciocínio e criatividade. É um projeto de extensão da UFMG que tem como objetivos principais difusão e divulgação desta ciência estimulando o interesse de professores e estudantes; o fortalecimento do contato entre as escolas de educação básica e o Departamento de Matemática da UFMG, prioritariamente as escolas públicas; detectar e orientar jovens com especial talento para a pesquisa científica, especialmente em Matemática.

Quem pode participar

Podem participar todos os estudantes das quatro últimas séries do ensino fundamental de nove anos e do ensino médio de qualquer escola de Minas.

### Como se inscrever

 

As inscrições são feitas por escola e não por aluno. Cada escola inscrita pode convidar todos os alunos interessados, não há limite de participação na primeira fase. A Olimpíada Mineira de Matemática adota como sua primeira fase a prova da primeira fase da OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática.
Portanto a escola de MG que se inscrever para a OBM estará automaticamente inscrita para a OMM. As inscrições das escolas são feitas pelo site da OBM.

Como funciona

 

A competição é dividida em 3 níveis, a saber: Nível 1: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Nível 2: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Nível 3: 1ª,2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A olimpíada é dividida em duas fases, sendo a primeira eliminatória, e é baseada na prova da OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática do mesmo ano. A segunda fase é composta por um exame com cinco questões discursivas.

 

O que estudar

 

A OMM não possui um programa de estudos fixo,  ficando este a critério da comissão organizadora. Para estudar, veja nossas dicas de estudo de matemática. Recomendamos, também, as provas antigas da competição.

Premiação

 

Os alunos que se destacam são premiados com Medalhas de Ouro, Prata ou Bronze. As quantidades de medalhas oferecidas são determinadas pela comissão organizadora, em função do resultado final.  Existe uma cerimônia de premiação, com local e data definidos pela comissão organizadora.

Fonte: http://www.mat.ufmg.br/olimpiada/