IChOO

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

IChOO

International Chemistry Online Olympiad

O que é:

A IChOO (International Chemistry Online Olympiad, pronúncia da sigla: eye-koo) é uma das duas atuais Online Science Olympiads (popularmente OSOs), juntamente com a IPhOO. Após a popularização da IPhOO em julho de 2013 nos fóruns de discussão da Art of Problem Solving, juntamente com o novo apoio da Brilliant vindo em novembro de 2013, nesse mesmo mês houve a ideia da criação de expansão das OSOs para uma outra disciplina, a química. Assim nasce a IChOO, cuja primeira edição, a "IChOO 2014 Christmas Contest", em dezembro de 2013, foi de grande sucesso!

Com inscrições abertas para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, assim como a IPhOO, a IChOO difere de outras olimpíadas de química por sua variação de formato e premiações ao longo de cada edição. Por isso, a IChOO pode ocorrer uma vez individualmente, outra vez em equipes, uma hora com 15 problemas, depois com 20 problemas, ou seja, o regulamento é inovado a cada edição. As premiações também podem variar entre taças, camisetas personalizadas, certificados, medalhas ou livros da Harvard Book Store, sendo esta uma de suas patrocinadoras atuais, junto à Brilliant e à Wolfram.

Objetivos:

Promover uma olimpíada internacional online que interaja pessoas do mundo todo em prol do desenvolvimento da Química através de problemas desafiadores. A IChOO visa também uma participação efetiva e possível para qualquer um que estiver interessado e curioso em aprender Química, sendo assim holística para qualquer participante: aquele que deseja começar a sair da caixa e se desafiar com problemas mais elaborados, para aqueles já ingressados em olimpíadas e desejam uma fonte de treino a mais para seletivas e internacionais, ou para aqueles que há muito tempo estudavam Química em casa, no colégio ou universidade e desejam voltar a ter contato com a disciplina.

Contato:

E-mail: ichoocontest@gmail.com

Formulário de contato

Como se inscrever:

Podem participar da IChOO qualquer um que estiver interessado, independente da idade. Quando formada por equipes, estas são montadas aleatoriamente depois da inscrição individual ter sido feita, além se serem separadas equipes para cada país. Primeiramente é necessário uma inscrição individual de registro no site oficial das OSOs para a IChOO. Logo depois do registro, um código de membro será enviado ao e-mail do candidato, o qual será usado neste link para a inscrição na edição corrente da IChOO. As inscrições, tanto na IChOO quanto em qualquer OSO, estendem-se até o dia da competição.

Formato:

Como mencionado anteriormente, o formato da IChOO pode variar bastante de acordo com a edição. Na primeira edição de dezembro de 2013, a "IChOO 2014 Christmas Contest", foram lançados 15 problemas de natureza investigativa que seriam trabalhados durante uma semana, individualmente. Na edição presente de julho de 2014 qualquer pessoa interessada em participar pode entrar no site e realizar a inscrição. Há uma formação de times, cada um com 5 membros, para cada país participante feita de acordo com a ordem de inscrição dos alunos na competição. Não há limite para o número de participantes em um determinado país, e caso um integrante de uma equipe queira mudar para outra, basta enviar um e-mail à organização explicando em detalhes o motivo da troca.

Em julho de 2014, terá início a edição "World Cup 2014". Serão lançados 20 problemas via PDF, no site da competição, a nível OBQ e alguns a nível IChO para serem trabalhados durante um período de 2 semanas, com direito a consulta. De acordo com a preferência dos inscritos, pode ser liberada a participação e a comunicação entre os times. Se não for liberada, cada participante trabalhará apenas em sua prova (segundo o Código de Honra da competição). Se for liberada, os participantes de um mesmo time poderão discutir as resoluções de algumas das questões disponibilizadas.

Para mais informações sobre o formato de cada uma das edições passadas, basta verificar na sessão "Past Contests" do site oficial das OSOs.

Como se preparar:

A IChOO é uma competição com a maioria das questões a nível OBQ, tendo algumas mais difíceis a nível IChO. Recomenda-se primeiramente o estudo completo de todo o material do Ensino Médio, ou por alguma coleção de livros de algum cursinho para vestibulares. Tendo essa base já construída, pode-se começar um aprofundamento maior em livros como o Princípios de Química do Peter Atkins (livro grosso de capa preta) ou para química orgânica o livro do Allinger, grosso e de capa vermelha, Solomons & Fryhle e o John McMurry.

Além dos livros citados, outras fontes podem ser utilizadas, como o site da Brilliant, que a níveis altos possuem questões de formato semelhante aos da IChOO. O site da AoPS (Art of Problem Solving), também é uma boa fonte de estudo, tanto em fóruns de discussão quanto no material e estudo recomendado pelo site.

Para mais informações, não deixe de conferir nosso Guia de Estudos de Química!