OBQ

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

OBQ

Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)

Site oficial: Olimpíada Brasileira de Química

O que é

A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo, que anualmente se inicia no mês de agosto, para estudantes do ensino médio e tecnológico.

Quem pode participar

A OBQ destina-se a estudantes do ensino médio, de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Brasil . Os participantes são divididos em dois grupos:

Grupo A - alunos do 2º. ano do ensino médio ou séries anteriores;

Grupo B - alunos do último ano do ensino médio ou tecnológico.

Como se inscrever

Somente podem participar alunos de estados em que haja um coordenador da Olimpíada;

Os estados participantes realizarão, preliminarmente, seleções regionais (fase I) e olimpíadas estaduais (fase II) com critérios de seleção estabelecidos pelos coordenadores locais.

Para cada estado, são selecionados, através de tais fases estaduais, 20 alunos para cada grupo.

Se seu estado participa da OBQ, procure pelos processos de seleção com os respectivos coordenadores.

O que e como estudar

Sugere-se algo semelhante ao requerido para outras olimpíadas nacionais, que é estudar os livros de Química do terceiro ano do Ensino Médio e revisar provas anteriores. Para maior aprofundamento, pede-se um estudo aprofundado em livros simples, porém não muito além do Ensino Médio, como o do Peter Atkins, livro de capa preta grossa. Para Química Orgânica, mostrada com maior ênfase para os alunos da Modalidade B, uma boa fonte de reações de todo tipo é o livro do Allinger, grosso e de capa vermelha. Não deixe de conferir nossas dicas de estudo de química!

Provas anteriores

Link: http://www.obq.ufc.br/obqexam.html.

Premiações

A premiação da OBQ, com a devida distribuição de medalhas, ocorre normalmente em Fortaleza-CE, sede principal da competição. Para os alunos que não possam ir até lá no dia da premiação, as medalhas e certificados são enviados por correio.