Olimpíada do Conhecimento

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

Olimpíada do Conhecimento

Olimpíada do Conhecimento

O que é

Ocorre em geral uma vez a cada dois anos.

Competição de educação profissional, para alunos dos cursos técnicos das escolas do SENAI e SENAC. A primeira edição ocorreu em 2001, e desde então vem acontecendo bianualmente. Dividida em três etapas (escolar, estadual e nacional) e 54 categorias, seleciona para a WorldSkills International.

Tem um viés mais prático / técnico que as outras olimpíadas, consistindo em atividades reais de setores específicos da indústria e do comércio. Serve também como um avaliador das qualidade do ensino nos diferentes SENAIs e SENACs.

Contato:

Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Para entrar em contato com a organização, preencha este formulário.

Regulamento: aqui

Como se inscrever:

Participam estudantes dos cursos do SENAI e SENAC, com até 21 anos de idade, 400 ou mais horas de curso técnico e que nunca tenham participado de uma edição anterior da competição. Cada estudante só pode participar em uma categoria.

Para participar, procure o professor representante na sua escola.

Categorias:

Os estudantes competem em 54 categorias, abaixo listadas:

  • Automotivas: Funilaria automotiva, Mecânica de automóveis (competidores cadeirantes), Pintura automotiva.
  • Construção e edificações: Aplicação de revestimento cerâmico, Instalação hidráulica e a gás, Eletricidade predial, Eletricidade industrial, Construção em alvenaria, Marcenaria, Marcenaria de estruturas, Jardinageme paisagismo, Mecânica de refrigeração, Estruturas metálicas, Tecnologia emedificações, Impressão off-set.
  • Moda e criatividade: Confecção de calçados, Joalheria, Confecção de roupas e costura (competidores surdos), Tecnologia da moda.
  • Serviços pessoais: Cabeleireiro, Confeitaria, Cozinha, Serviço de restaurante, Técnico em enfermagem, Panificação (competidores com Síndrome de Down).
  • Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): STI - Sistemas deTransporte da Informação, TI – Soluções de Software e Tecnologia da Informação (competidores cegos), Web designer, Instalação e manutenção de redes, Designer gráfico,
  • Tecnologias de manufatura e engenharias: Polimecânica, Manufatura integrada, Mecatrônica, CAD, Tornearia CNC, Fresagem CNC, Construção de moldes, Soldagem, Manutenção aeronáutica, Eletrônica industrial, Sistema de Construção Drywall, Mecânica de usinagem, Robótica móvel, Caldeiraria, Segurança do trabalho, Mecânica de manutenção, Tornearia, Fresagem, Mecânica de precisão, Robótica industrial, Instrumentação e controle de processo, Ferramentaria, Metrologia dimensional, Desenvolvimento ambiental

Formato:

**Três fases

  • Etapa Escola: Cada Centro de Formação do SENAI ou SENAC é livre para organizar a etapa escolar e escolher os estudantes que seguirão para a Etapa Estadual.
  • Etapa Estadual: Presencial. As unidades do SENAI que desejam competir desenvolvem propostas de provas para as ocupações – que envolve planejamento, forma de execução e elaboração de produto final. Essas propostas serão selecionadas para a aplicação na Etapa Estadual. Então os competidores são avaliados, premiados e os melhores seguem para a etapa nacional.
  • Etapa Nacional: Presencial, similar à Etapa Estadual. Normalmente acompanhada de um grande evento que envolve feiras, exposições, cursos e palestras.

Como se preparar:

Prêmios:

Certificados para todos os participantes

Medalhas de ouro, prata e bronze na Etapa Estadual

Medalhas de ouro, prata, bronze e medalha de excelência na Etapa Nacional (geralmente uma de cada tipo em cada categoria, exceto quando há notas muito próximas)

Vagas para a WorldSkills International

Premiados:

Premiados em 2012

Fontes:

Site oficial da Olimpíada do Conhecimento – SENAI