ROCiP

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

ROCiP

Rudolf Ortvay Competition in Physics

O que é

A Rudolf Ortvay Competition in Physics (ROCiP) é uma competição online de Física aberta para alunos desde o Ensino Médio até o primeiro ano da pós-graduação. Acontece na última semana de outubro, e a participação de alunos é individual.

Como Participar

A partir da data inicial da inscrição, os problemas são liberados e já podem ser resolvidos. Ao longo da semana, alguns dias antes do prazo final, um formulário de inscrição é divulgado no site da competição, com login e senha a definir. A todos que completarem o formulário, é enviado um email de confirmação. Ao clicar no link deste email, a inscrição está realizada.

Formato e inscrição

Dado um conjunto de cerca de 30 problemas enviados no início da competição, todos os participantes devem resolver até 10 destes problemas. Cada um destes problemas possui uma solução correta e vale até 100 pontos. Todos os tipos de recursos materiais podem ser consultados (referências à fonte devem ser mencionadas e programas utilizados devem ser transcritos, sempre que for o caso). Não é impedida a consulta a outras pessoas, mas a participação na competição é unicamente individual, e a participação de grupos é vetada. Alunos competem dentro do ano da faculdade em que estiverem ou decidirem se inscrever.

Todas as soluções, mesmo que tenham sido escritas a mão, precisam ser enviadas no formato PDF ao servidor, acessível por meio do login e senha feitos no ato da inscrição. Como é necessário fazer inscrição e carregar as soluções, é sugerido que tudo isso seja feito com certa segurança antes do prazo final, e que as soluções sejam carregadas assim que forem feitas. É altamente sugerido que sejam enviadas diferentes soluções de um mesmo problema sempre que for o caso, pois há prêmios especiais às melhores soluções de cada problema.

Os problemas são teóricos e podem envolver todas as áreas da Física. A dificuldade destes problemas é muito alta, e é recomendado que todos os alunos vejam o nível dos problemas de anos anteriores da competição antes de decidirem participar.

Premiação

Prêmios em dinheiro são dados ao três primeiros colocados de cada ano da faculdade. Prêmios especiais e menções honrosas são dadas às melhores soluções de cada um dos problemas (considerando então todos os participantes da competição).