Olimpíada de Língua Portuguesa

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

Olimpíada de Língua Portuguesa

Olimpíada de Língua Portuguesa

O que é

A Olimpíada de Língua Portuguesa desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Quem pode participar

Podem participar professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM.

Como se inscrever

As Secretarias de Educação municipais e estaduais devem aderir a Olimpíada, assim cada escola deve fazer sua própria inscrição após a adesão.

Níveis de participação

Dividida em etapas, a seleção dos trabalhos elaborados pelos estudantes começa na escola, passa pelo município, estado e região, chegando ao âmbito nacional.

Premiação

A premiação compreende em entrega de medalhas, obras literárias, microcomputadores e entre outros itens, a 20 estudantes e 20 professores. Nas fases intermediárias há prêmios também para alunos e para as escolas.

Fonte: www.escrevendo.cenpec.org.br