IYPT BR

Esta página não é atualizada desde 2015.
Acesse a página oficial da competição ou a wikipedia para as informações mais recentes.

IYPT BR

IYPT Brasil

O que é:

O IYPT Brasil é a fase nacional do International Young Physicists' Tournament (IYPT). Alunos de qualquer série do ensino médio de qualquer local do país pode se inscrever com seu grupo no IYPT Brasil. A fase nacional ocorreu de 2004 a 2007 no Brasil e voltou a ser organizada somente em 2011. A fase nacional final geralmente ocorre em maio, selecionando o time que representa o Brasil a cada ano no IYPT (sediado em local itinerante no mês de julho).

O que faz o IYPT Brasil diferente é seu formato, feitos por meio de discussões, que foge ao padrão de qualquer olimpíada comum. Ao entrar em contato com os problemas do torneio, os alunos começam uma espécie de pesquisa pré-universitária durante alguns meses. Algumas soluções são até mesmo publicadas em jornais de alto parâmetro. Além disso, por ser uma olimpíada que dura por volta de três dias e de confronto direto, alunos do país inteiro com interesses em comum entram em contato no torneio. Isso faz com que a participação no IYPT Brasil se torne uma experiência para a vida toda.

Contato:

Regulamento:

O regulamento pode ser visto neste link.

Como se inscrever:

Podem se inscrever grupos de 3 a 5 alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio do ano em que a fase nacional final será realizada. Alunos do mesmo time podem ser de séries, escolas ou até mesmo estados diferentes. Times em que todos os alunos são de escola pública têm sua taxa de inscrição isenta. Times em que algum aluno é de escola particular devem pagar uma taxa de inscrição prevista no regulamento. A inscrição pode ser feita pelo líder de equipe (professor responsável), pelo capitão do time (aluno) ou pela escola.

Níveis:

O nível é único. Todos os alunos de todas as séries do Ensino Médio competem juntos.

Formato:

Todo ano, o comitê internacional se reúne no fim do torneio para escolher os 17 problemas cujas soluções devem ser desenvolvidas por alunos durante o ano seguinte. Esses problemas têm natureza investigativa e nenhum caminho correto para solução. Eles são completamente abertos e devem ser resolvidos teórica e experimentalmente de acordo com o escopo que cada um dá a cada problema num período de quase um ano; no caso da nacional, um período de meio ano aproximadamente.

  • Fase de envio de relatórios para bônus: geralmente ocorre em novembro do ano anterior. Três relatórios preliminares são enviados, valendo uma bonificação máxima de 15% na nota final da fase classificatória.
  • Fase classificatória: geralmente ocorre em março. Cada time escolhe 5 dentre os 17 problemas da competição para mandar relatórios teóricos e experimentais para a organização, que atribui notas aos trabalhos e, por meio delas, seleciona cerca de 20 times do país inteiro para a fase nacional.
  • Fase nacional: ocorre por volta de maio. Desenrola-se por meio de apresentações discussões entre diferentes times em sessões chamadas Physics Fights (PFs). Em cada discussão, há 3 ou 4 times que desempenham papel de relator (apresenta a solução), oponente (questiona o relator apontando principalmente suas falhas, mas também os pontos positivos) e avaliador (questiona ambas as equipes e apresenta sua avaliação da discussão). Em PFs com 4 equipes, há um time observador, que não desempenha papel ativo em determinada rodada. Após cada rodada, uma bancada de jurados atribui notas a cada time. Ao longo do PF, os times trocam de papel até que todos desempenhem as três funções principais. Ao fim de 3 fights classificatórios, os três melhores times têm um embate em um PF final em um anfiteatro para que todos os participantes possam assistir, seguindo as mesmas regras dos outros PFs. A premiação ocorre logo após o PF final.

Como se preparar:

Diversas informações podem ser encontradas no site do IYPT Brasil, incluindo problemas dos anos anterioresresumos, regulamentos e booklets de edições passadas. Algumas informações sobre como se preparar para o torneio podem ser encontradas no nosso site mesmo, com links para soluções anteriores e vídeos de PFs nacionais e internacionais. Assuntos relacionados às fases nacional e internacional, como descrição e dicas de preparação, diário de competição, notícias e fatos sobre o torneio podem ser encontrado no blog IYPT BR. Informações gerais sobre o próprio IYPT podem ser encontradas também na nossa página sobre a fase internacional.

Premiações:

Até 2012, as premiações seguiram o modelo abaixo:

  • 1º lugar - Medalha de Ouro a todos os integrantes da equipe, Taça "Nicolau Gilberto Ferraro" e vaga para um integrante do time na fase internacional;
  • 2º ao 5º lugares - Medalha de Prata a todos os integrantes das equipes, e vaga para um integrante de cada um dos quatro times na fase internacional;
  • 5 a 7 equipes seguintes - Medalhas de Bronze a todos os integrantes das equipes;
  • Certificados para todos os participantes da Fase Final.

Em 2013, o modelo sofreu uma pequena alteração:

  • 1º lugar - Medalha de Ouro a todos os integrantes da equipe, Troféu de Ouro "Nicolau Gilberto Ferraro" e vaga para um integrante do time na fase internacional;
  • 2º ao 5º lugares - Medalha de Prata a todos os integrantes das equipes, um Troféu de Prata para cada equipe, e vaga para um integrante de cada um dos quatro times na fase internacional;
  • 4 ou 5 equipes seguintes - Medalha de Bronze a todos os integrantes das equipes;
  • 4 ou 5 equipes seguintes - Certificados de Menção Honrosa a todos os integrantes das equipes;
  • Certificados para todos os participantes da Fase Final.