IOL 2012
2012- Ljubljiana - Eslovênia
Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho (Lins, SP) - Medalha de Prata
Pedro Neves Lopes (São Paulo, SP) -Medalha de Bronze
Rafael Kazuhiro Miyazaki (São Paulo, SP) – Menção Honrosa e Melhor Solução da Questão 2
Marvin Ariel Dias Santos (Lagarto, SE)
[fbphotos id=457180144313672]
Depoimentos:
Ivan Tadeu:
Depoimento imparcial:
“Participaram 131 competidores, de 34 times, representando 26 países diferentes.Tivemos que resolver problemas sobre 5 línguas na prova individual: Dyirbal, Umbu-Ungu, Basco, Teop e Rotuman. E sobre Lao na prova em grupo. Elas podem ser encontradas aqui: http://www.ioling.org/problems/2012/</wbr>
Na olimpíada de linguística o foco principal das questões é a lógica, tanto que não é necessário conhecimento prévio de linguística para resolver as questões.
A primeira questão era sobre formação de frases em Dyirbal. Era necessário perceber como se dava a formação de adjetivos, e que havia 3 classes nominais diferentes, que se diferenciavam por gênero (feminino, masculino, neutro) e toxidade (animais peçonhentos e não peçonhentos).
A segunda questão era sobre o sistema numérico da língua Umbu-Ungu, da família trans-Nova Guiné. Era necessário perceber que eles utilizavam um sistema de bases 4 e 24, com regras especiais para números menores que 32.
A terceira questão era sobre a língua Basca, tendo grande enfoque no fato do Basco possuir dois sistemas pronominais diferentes, e ele possuir o caso ergativo, um caso específico da língua, assim como português possui sujeito e objeto.
A quarta questão, sobre teop, língua pertencente à família austronésia, era também sobre formação de frases, dando ênfase nos casos específicos em que os artigos eram utilizados.
A quinta questão, sobre a língua Rotumana, perguntava sobre a formação de palavras na língua, sendo uma questão com mais ênfase nos significados e processos de formação de locuções na língua.
A prova possuiu um nível de dificuldade semelhante a dos anos anteriores, e possuiu duração de 6 horas.
Sobre a prova foi basicamente isso :).
Entre as provas, nós passeamos pela Eslovênia, conhecendo pontos turísticos, como lagos, montanhas e cachoeiras :). Ficamos hospedados em um hostel para estudantes e todas as provas foram realizadas em uma universidade em Ljubljiana, capital da Eslovênia. “