Novembro… já?

Esse ano está passando muito rápido. Isso não diminui o número de cobranças nem facilita as tarefas, pelo contrário: esse sentimento que chega próximo do fim do ano pode significar que todas as tarefas foram adiadas para agora (pouco trabalho = tempo passa rápido). E já é novembro.

Primeiro, o meu salto (veja o post anterior para mais detalhes). Consegui terminar o artigo, mas ele ainda precisa ser revisado um pouco mais (como um amigo sugeriu, a parte explicativa sobre a órbita estar contida num plano está muito cheia de palavras, com pouca dedução matemática). Mas fiquei feliz que o artigo saiu. Mais de 20 páginas sobre um único tema significa que o tema, por mais simples (sim, simples) que tenha sido a abordagem, é amplo e cheio de outros temas a serem vistos (o PDF que eu escrevi aborda uma parte ínfima do tema).

O artigo já está no meu portfólio, e vocês já podem vê-lo. Ele deve sofrer algumas alterações (ou acréscimos) em algum momento (mas se for o caso, aviso pelo blog mesmo). Mandem suas críticas e sugestões nos comentários, para saber como lidar com algum artigo que também escreva no futuro.

O salto foi 100% concluído? Não. Mas ele já significa um passo gigantesco. Queria ter acabado de escrever os primeiros artigos sobre as minhas antigas aulas para a IPhO (com professores sensacionais) desde 2011, para que mais pessoas possam ter acesso a um material teórico mais profundo sobre a Física cobrada pela IPhO (ou, ao menos, ter as aulas documentadas, para que as próximas gerações tenham um ponto de partida).

O que esperar de novembro? Quais os próximos saltos? Isso é algo difícil de responder. Estou trabalhando na escrita de um artigo científico antes do fim do ano, mas nada ainda é seguro. Fiquem atentos aos próximos capítulos.

Deixe um comentário