Posts de novembro, 2013

Arriscando (com novos saltos em mente)

Posted in OC, Saltos on novembro 16th, 2013 by Cassio dos Santos Sousa – Be the first to comment

Realizei talvez meu primeiro salto sem a presença de facilitadores neste mês. A repercussão foi interessante: um professor repassou o link para seus alunos olímpicos, os meus queridos mentores (que me ensinaram tudo que estava lá no PDF) deram os parabéns pelo trabalho, e vários amigos curtiram o trabalho final. Só tenho a agradecer por todo carinho e retorno. Se ainda não viram o PDF sobre elipses e Gravitação (que já é um dos primeiros links na pesquisa do Google), não percam tempo.

Já tenho pelo menos dois saltos em mente, e prazos interessantes para eles. O primeiro será a escrita do meu primeiro artigo científico, com data de entrega do primeiro rascunho pronto para meus professores orientadores até a quinta-feira da semana do vestibular do ITA (12/12). Prometo a vocês que, se (ou assim) que ele for publicado em algum lugar, eu repasso o link para vocês.

O segundo salto será uma parte do que o Ivan já tinha decidido fazer alguns meses atrás, mas que ele acabou reservando em nome do MIT: o primeiro livro sobre olimpíadas científicas. A meta é ter um grande (não necessariamente bom, pois isso pode vir depois) material escrito sobre olimpíadas já num formato elegante (minha meta é ter um monte de coisas escritas em PDF), para depois trabalhar numa coisa um pouco menor e na revisão do projeto junto com o Ivan. Vou planejar minhas tarefas para ter 30 páginas iguais às do PDF de Gravitação até o fim do ano, para já procurar algumas editoras em janeiro, who knows.

Ah, uma notícia incrível: fuçando os links que traziam visitantes ao OC, encontrei um link peculiar do CNPq. Adivinhem só: há um link para a página explicativa do OC de praticamente todas as olimpíadas que eles apoiam de perto! Isso porque eles também repassam nosso site como motivacional para participar de todas elas! E eles não disseram nada disso para a gente, tristemente… Vou tentar conversar com eles para saber mais sobre como eles nos acharam, who knows. Farei um aviso depois na fanpage do OC, também.

Enfim, o fim do semestre. A competição universitária (que está acontecendo agora) acabou não dando certo, pois arranjar um time disposto a dar seu tempo para ela sairia muito caro. Fica para uma próxima. No meio tempo, farei o melhor que posso em cima dos meus saltos. E você, conseguiu completar algum salto interessante? Conte depois nos comentários. É sempre bom arriscar de vez em quando.

Novembro… já?

Posted in Sem categoria on novembro 5th, 2013 by Cassio dos Santos Sousa – Be the first to comment

Esse ano está passando muito rápido. Isso não diminui o número de cobranças nem facilita as tarefas, pelo contrário: esse sentimento que chega próximo do fim do ano pode significar que todas as tarefas foram adiadas para agora (pouco trabalho = tempo passa rápido). E já é novembro.

Primeiro, o meu salto (veja o post anterior para mais detalhes). Consegui terminar o artigo, mas ele ainda precisa ser revisado um pouco mais (como um amigo sugeriu, a parte explicativa sobre a órbita estar contida num plano está muito cheia de palavras, com pouca dedução matemática). Mas fiquei feliz que o artigo saiu. Mais de 20 páginas sobre um único tema significa que o tema, por mais simples (sim, simples) que tenha sido a abordagem, é amplo e cheio de outros temas a serem vistos (o PDF que eu escrevi aborda uma parte ínfima do tema).

O artigo já está no meu portfólio, e vocês já podem vê-lo. Ele deve sofrer algumas alterações (ou acréscimos) em algum momento (mas se for o caso, aviso pelo blog mesmo). Mandem suas críticas e sugestões nos comentários, para saber como lidar com algum artigo que também escreva no futuro.

O salto foi 100% concluído? Não. Mas ele já significa um passo gigantesco. Queria ter acabado de escrever os primeiros artigos sobre as minhas antigas aulas para a IPhO (com professores sensacionais) desde 2011, para que mais pessoas possam ter acesso a um material teórico mais profundo sobre a Física cobrada pela IPhO (ou, ao menos, ter as aulas documentadas, para que as próximas gerações tenham um ponto de partida).

O que esperar de novembro? Quais os próximos saltos? Isso é algo difícil de responder. Estou trabalhando na escrita de um artigo científico antes do fim do ano, mas nada ainda é seguro. Fiquem atentos aos próximos capítulos.