Como se inscrever no Laboratório Estudar

Como anunciado na página da Fundação Estudar (FE), as inscrições para o Laboratório Estudar 2013 estão abertas! YAY!

Mas por que o post? Simples: tive um conjunto interessante de aprendizados sobre este Processo Seletivo (PS), e já ouvi sugestões de várias pessoas sobre mostrar meus vídeos de apresentação e dar dicas de como aplicar. Nisso, veio a mim a ideia de ir um pouco mais além.

Dado que eu posso fazer uma coisa assim, por que não fazer isso diretamente no meu blog? Daria para escrever tudo, colocar os vídeos de apresentação e atingir muito mais pessoas, animando-as E mostrando o que fazer ou não fazer. Então decidi arrumar meu tempo e aprontar tudo para conseguir fazer este post junto com o PS de 2013. Este post será longo e possivelmente atualizado no futuro, então vamos lá!

Primeiramente, o que é o Laboratório Estudar?

Não pretendo repetir as palavras do pessoal da Fundação Estudar, que resumem bem o conjunto desta experiência. Se pudesse resumir, o Laboratório Estudar é um lugar em que gente boa se junta para crescer junto e transformar a sociedade, tirando suas ideias e inquietudes do papel, tendo por trás a experiência e o treinamento de gente incrível da Fundação Estudar.

Limitações? É feito para graduandos e recém-formados (por enquanto), só isso. Pré-requisitos? Ser inquieto, ter projetos em andamento ou em mente, e querer transformar, mudar paradigmas e fazer a diferença, onde quer que esteja. Qual o melhor jeito de fazer isso? Pelo PS. Para isso, é necessário responder um questionário-entrevista que pergunta exatamente sobre estes pontos. Conjuntamente, é necessário fazer um vídeo-depoimento de até 90 segundos no qual você deve se apresentar à equipe da FE e responder (em 2012, no caso) à seguinte pergunta:

“O que você já fez que impactou positivamente o ambiente em que você está inserido?”

Você estará se apresentando à equipe da FE para fazer parte de sua rede de transformadores, então eles buscarão as pessoas que melhor se encaixam na missão, visão e valores da Fundação tendo apenas o questionário-entrevista e o vídeo-depoimento como subsídios. Eles não querem ver o vídeo de melhor qualidade, mas sim aquele no qual a pessoa demonstra claramente por que ela precisa ser escolhida para o Laboratório.

O que você consegue com o Laboratório?

Você se juntará a um grupo de pessoas inquietas que também querem transformar e fazer a diferença. Você estará junto de membros da equipe da FE e de um grupo seleto de empreendedores, facilitadores e transformadores escolhidos especialmente para ensinar e mostrar o caminho das pedras especialmente para você. Você terá a oportunidade de mostrar medos, vontades, aflições e inquietudes e colocá-los à prova em projetos que você mesmo terá a oportunidade de tirar do papel, os chamados “saltos”. Por fim, você se juntará à chamada “Liga de Transformadores” da FE, na qual todos os participantes de Laboratórios do Brasil inteiro se unem para discutir problemas, apresentar oportunidades e transformar o país conjuntamente.

Para uma apresentação mais detalhada de o que é o Laboratório, vale este post que fiz aqui no blog, com as experiências do Laboratório em que participei.

Mas enfim, para que serve este post?

Ele servirá para mostrar como agir no PS, e deixarei claro o que eu fiz corretamente ou não nas duas vezes em que me inscrevi, para mostrar o que é útil ser feito e o que não é tão legal assim. Se isso ajudar mais pessoas a entrarem para a Liga, ficarei feliz em “apadrinhar” todas elas, e é isso mesmo que precisa acontecer. Há muita gente com potencial transformador no país, e se estas pessoas puderem trabalhar juntas, só pode sair coisa muito boa.

Agora sim, contarei a experiência que tive com as duas vezes em que fiz o PS para o Laboratório Estudar.

1ª Vez – Edição SP.1 2012

Este foi o primeiro dos Laboratórios organizados pela FE, e não dava para saber o que iria acontecer. Apenas sabia que, sendo organizado pelas mãos da FE, seria uma experiência sem igual. Tinha vivenciado muito do mundo empreendedor em 2012 e já tinha feito muita coisa legal por conta do site, então sabia que tinha chances claras de ser chamado.

Na minha enrolação de sempre, fiz tudo de última hora (para variar). Tenho uma webcam no meu computador, mas nunca precisei acessá-la. Agora que eu precisava, não sabia como, então procurei de uma forma muito louca Internet adentro. O vídeo aqui embaixo foi a regravação de outro, então a qualidade caiu exponencialmente. Mas não vem ao caso.

O que escrevi na minha inscrição: que fiz muitas coisas aqui no ITA (grupo de empreendedorismo, grupo de teatro), era bolsista ISMART, cuidava do Olimpíadas Científicas e era alguém legal para ser chamado. Fui super simples, dado também o tempo que usei para a inscrição e filmagem (<6 horas). Não façam isso.

Como decidi me apresentar: comentei sobre a minha participação na “Caça às Corujas”, um projeto organizado pelo ISMART no qual os bolsistas visitam escolas públicas em busca de novos bolsistas, novas “corujinhas”. Era uma oportunidade única de mostrar a importância disso para o ISMART (conseguir mais bolsistas e mudar a vida de mais alunos) e para mim (chance única de retribuir a oportunidade do ISMART em ser bolsista e chegar onde cheguei, mostrando-a a mais escolas e alunos talentosos).

Regravei o vídeo pelo menos umas 30 vezes até ele dar certo.

O que falei:

O que faltou falar: faltou deixar claro quão incrível era aquela oportunidade, por que estava fazendo aquilo. Do jeito que comentei, apenas tinha feito algo legal, mas faltou muita coisa que comentei no parágrafo anterior. Visitei quatro escolas, mas me inscrevi para visitar 12, sem saber onde estavam estas escolas em São José dos Campos, de tão empolgado que estava.

O resultado sai em poucos dias. O prazo final costuma ser sempre num domingo, podendo ser estendido por mais um ou dois dias (nos quais a equipe da FE está ainda avaliando os vídeos – mesmo se perder o prazo, fique atento à esta possibilidade). Por volta da quarta ou quinta-feira, eles já enviam o resultado por email.

Resultado:

“Prezado (a),

Gostaríamos de agradecer seu interesse e disponibilidade em participar do processo seletivo para o Laboratório Estudar 2012. Informamos que você não foi aprovado para participar desta edição.

Infelizmente, não temos vagas para todos que desejam participar do programa, mas a Fundação Estudar está ampliando cada vez mais o número de oportunidades oferecidas para jovens brilhantes que têm vontade de transformar o Brasil.

Manteremos você em nosso banco de contatos para que você continue recebendo notícias sobre nossos programas.

Desejamos sucesso em sua trajetória.”

Este era o meu segundo “NÃO” trazido pela Fundação Estudar em 2012 (fui reprovado no Programa de Bolsas também). Claro que fiquei triste pra caramba, mas não podia ficar só triste, pois vários amigos do ISMART e do ITA tinham sido chamados. Minha chance era acreditar numa oportunidade semelhante no ano seguinte.

Mas aí…

” Devido ao sucesso em São Paulo, estamos lançando mais uma edição do Laboratório Estudar na cidade!

Abaixo, segue o e-mail marketing para divulgação (Facebook / Grupo de E-mails / Mailing). Caso tenha alguma dúvida específica, fique a vontade para me contatar!”

YAY! Ainda em 2012, aparecia uma segunda chance para mim. Tinha recebido um “NÃO” (um não, dois) da FE, mas não estava desanimado, pois sabia que eu tinha subaproveitado a oportunidade que chegou para mim. Essa era a minha chance de ouro.

2ª Vez – Edição SP.2 2012

O que fiz de diferente: conversei com a Camilla, uma amiga da minha sala que é bolsista da FE e super engajada em empreendedorismo social, e perguntei o que precisava fazer de diferente em relação à minha primeira tentativa.

Ela comentou que você não pode simplesmente apresentar um projeto e deixar para a FE descobrir quão bom e relevante ele é. Você tem de explicar por que você está fazendo o projeto, o que, em toda sua experiência de vida até agora, justifica você estar fazendo ou pensando neste projeto.

O que escrevi na minha inscrição: o meu conjunto de realizações não tinha mudado tanto em poucos meses de diferença entre as edições do Laboratório. Escrevi coisas semelhantes às da inscrição anterior, mas deixei claro a motivação de várias delas. Comentei sobre a motivação e o objetivo central do OC, que era compartilhar conhecimento. Comentei sobre estar participando tão ativamente do grupo de universitários do ISMART que fui escolhido pelo próprio grupo de universitários para a Comissão de Representantes.

Por fim, deixei claro que era minha segunda vez, mas que tentaria de novo e de novo enquanto não recebesse o “SIM”, pois, pela experiência dos meus amigos na edição anterior, sabia o que estava perdendo (essa foi a motivação do “Por que você deve entrar para o Laboratório Estudar?”). Apostei alto desta vez.

Como decidi me apresentar: falando com a Camilla alguns dias antes de me inscrever (também, com menos de 6 horas para o deadline – NÃO FAÇAM ISSO!), sabia exatamente o que falar: comentei sobre o Olimpíadas Científicas. Co-criei o site junto ao Ivan e ao Francesco em 2010, e ele tomou proporções tão grandes que, vira e mexe, ainda nos assustamos com o nível das coisas que o site nos traz. Tentei deixar no vídeo quão importante era fazer parte do site, criar e compor uma comunidade incrível de olímpicos e por que estava fazendo aquilo.

A gravação deste vídeo foi feita por meio de uma câmera digital que tinha, e o único jeito que tinha de gravar sozinho foi deixando a câmera inclinada (dá para ver minha bochecha e minha aflição claramente ao longo do vídeo). Demorei também umas 30 vezes até sair a mensagem correta no tempo certo (estourei o tempo umas 5 vezes – isso dá muita revolta, pois você vê que a mensagem sai).

O que falei:

O que faltou falar: desta vez, foi pouca coisa. Em termos mais chatos, faltou dar mais detalhes. No entanto, falar mais coisas estouraria o tempo, sem dúvida, então a mensagem que saiu foi boa para o tempo limite.

Resultado (um dia depois do meu aniversário):

“Parabéns!

Você foi aprovado (a) no processo seletivo do Laboratório Estudar 2012, edição extra em São Paulo!

Agora você precisa efetuar o pagamento da Taxa de Participação e confirmar sua presença até o dia xxx.

Para realizar o pagamento, acesse o link abaixo e siga as instruções: xxx

Pedimos que confirme o recebimento deste e-mail para que não haja dúvidas de que você foi informado sobre a sua aprovação.

Você receberá instruções sobre locais e horários após a confirmação de seu pagamento.

Qualquer dificuldade em relação ao pagamento, entre em contato com a Fundação Estudar pelo e-mail xxx.

Contamos com sua presença!”

YAY! Finalmente recebi meu “SIM” da Fundação Estudar, e faria o Laboratório em poucos dias. Um ótimo presente para a minha época de aniversário, sem dúvida. Ah, uma das primeiras coisas que fiz ao voltar para o CTA foi contar para a Camilla que fui aprovado, e agradecer toda a ajuda que ela me deu.

Mais algumas dicas?

  • Não deixe para a última hora. Por melhor que você seja, dar pouco tempo para gravar o vídeo e escrever tudo no formulário é trabalhoso, e a pressa pode fazer com que mostre muito pouco de você;
  • Saiba bem a mensagem que você quer passar. Você não precisa ter aberto uma startup ou mudado paradigmas para ser aprovado, mas é necessário mostrar que você quer fazer a diferença com as coisas que você faz ou pretende fazer. Seja conciso: as respostas possuem limites;
  • Lembre da mensagem central do vídeo. Para 2013, você tem apenas um minuto para responder à seguinte mensagem central:

“Conte-nos uma experiência na qual você foi referência para outras pessoas. De que forma você as influenciou?”

  • Saiba mostrar os valores da FE em sua inscrição. Não diga apenas “estou alinhado às crenças e valores” (isso é errado em qualquer lugar), mostre, nas coisas que fez/faz/fará, que você tem garra, aproveita bem as oportunidades, tem excelência no que se dispõe a fazer e retribui uma oportunidade muito boa que você teve;
  • Inscreva-se agora mesmo! A oportunidade é incrível, cresci muito com o Laboratório, conheci gente muito boa e ainda colho frutos muito bons dele. Não deixe de participar.

Um último pedido:

Se você, com a ajuda deste post, conseguir ser aprovado no Laboratório, deixe um comentário neste post ou mande uma mensagem para mim em algum outro lugar. Peço isso por dois motivos: (1) você estará mostrando que este post pode sim ajudar mais pessoas a entrarem no Laboratório Estudar, o que servirá para ajudar mais e mais pessoas no futuro a também participarem do Laboratório, e (2) você me fará a pessoa mais feliz do mundo.

  1. Claudio Alves disse:

    Olá, eu fui selecionado para o laboratório deste ano, não usei suas dicas, pois só descobri agora, mas acredite, são muito úteis mesmo. Abraços.

  2. Larissa Barbosa disse:

    Olá, Cassio!
    Li suas dicas e elas foram valiosíssimas. Fui aprovada na seleção da Edição Recife.
    Muitíssimo obrigada e continue fazendo esse bom trabalho.
    Parabéns, a gente se fala!
    Abraços!

  3. Victor disse:

    Cassio,

    Muito Obrigado por suas dicas, me ajudaram muito! Fui aprovado na edição de Curitiba!

  4. Elias Freitas disse:

    Oi Cássio,

    Fui aprovado no Laboratório de Brasília!
    Pena que só vi suas dicas agora, iriam ajudar!
    Nos vemos na Liga.

    Abraço!

  1. Não há trackbacks para esta página.

Deixe um comentário