Posts de dezembro, 2013

Retrospectiva 2013 e 1 ano de blog

Posted in Sem categoria on dezembro 31st, 2013 by Cassio dos Santos Sousa – 1 Comment

Sim. Há cerca de 365 dias, escrevia o primeiro post de um blog estranho. Ele tinha uma premissa estranha em relação à maioria de seus semelhantes aqui no OC, pois eu já deixei de ser “olímpico”, ao menos no sentido competitivo da palavra. No entanto, por sugestão do pessoal do OC (meus amigos próximos), decidi escrever um pouco. Algo com um pouco mais de conteúdo, um pouco mais de histórias, um pouco mais de inspiração aos que chegam no OC e descobrem os blogs. Ah, os blogs.

De lá para cá, escrevi mais de 50 posts, tive mais de 11 mil acessos e algumas repercussões bem interessantes.

Postei sobre o COB, e tive uma das repercussões mais interessantes para um início de blog (seguidos – não diretamente ligados, infelizmente – por uma notícia de página inteira na Folha e no G1). A carta do pessoal da SBQ foi melhor.

Postei dicas sobre o Laboratório Estudar, e a repercussão foi um sucesso (pessoas utilizaram as dicas em suas inscrições – e passaram o/ – e os dois posts de dicas são os links imediatamente subsequentes ao site do Laboratório no Google).

Escrevi um post super inocente sobre Sudoku (meu jogo viciante no 1º semestre), e ele traz visitantes ao blog até hoje (é o post com maior número de acessos deste ano, segundo o WordPress). Se alguma coisa acabar me viciando (e eu me sentir experiente o bastante para comentar sobre ela), eu faço outro destes posts “especiais”.

A coisa mais legal, seguramente: “Um pouco do passado”. Os posts mais longos e interessantes que já escrevi, mas agora em nome do meu passado olímpico. Eles são os que possuem as melhores repercussões, pois são simples, são próprios, são de memória, e são devidamente únicos. E algo que talvez faça mais falta no site, onde, até pouco tempo, poucas histórias poderiam ser contadas, pois as olimpíadas (e suas histórias) estavam no presente dos alunos blogueiros. Faltam as minhas olimpíadas internacionais, mas preciso de mais um tempo antes de escrever sobre elas.

Enfim, o blog teve ótimas repercussões para o que aparentava ser um “hobby” num período de folga. E este foi um ano em que tive poucos destes momentos de folga (muitos dos posts ainda datam dos primeiros meses, quando me prometi escrever um post para cada dois dias). Muita coisa aconteceu. Muita coisa teve de acontecer. E eu acho que gostei. Vamos lá.

Conheci o Brilliant, e consegui juntar pontos para conseguir uma camiseta (a entrega demorou, então achei que ela não viria, e pedi outra. Chegaram duas para mim). Conheci o WebAnswers, e descobri um pouco mais sobre como funciona o Adsense.

Completei dois cursos do Coursera com distinção. Um foi fácil, tenho de admitir. O outro foi bom o bastante para eu chegar na prova final e tirar 95/100 em tempo recorde (nem parei para revisar minhas contas). Talvez eu faça mais um ou dois nestas férias, mas será difícil eu completar um curso mais profundo mais para frente.

Escrevi dois artigos para o Prime Saber, em nome de contatos incríveis que fiz no Laboratório Estudar no fim de 2012. Acabei também sendo entrevistado (e fotografado) para o Jornal Metro num post sobre “nerds”. Acho que as pessoas mais felizes que leram estes jornais foram meus pais, que pegaram os jornais e mostraram para todo mundo com o maior orgulho (e guardam estas lembranças com o maior carinho).

Acabei minha iniciação, e tive minha pesquisa aceita em duas conferências, indo participar de uma delas. Foi interessante para conhecer este meio, mas admito ter achado as coisas meio iguais e conservadoras. Ainda faltam algumas coisas para um artigo (ou mais) que ainda deve demorar bastante para sair, mas ele vai sair (prometo), e divulgará estes achados para a comunidade científica na posterioridade (descobri coisas muito interessantes, that’s for sure).

Entrei e saí da ITA Júnior este ano. Vivi coisas muito interessantes (algumas aplicáveis no OC) como membro do Marketing, e foi legal entrar numa iniciativa desse nível lá no ITA.

Sobrevivi ao semestre mais estressante do ITA até agora. Acho que sem baixas. Minhas médias caíram um pouco este ano, mas sinto que este é um pouco do choque do curso profissional, algo diferente dos outros dois anos, mais próximos do que vivia nas olimpíadas.

Fui ao Prêmio Jovens Inspiradores deste ano. Vi algumas pessoas, fiz alguns contatos e vivi, na semana mais cheia de provas e estresse da minha vida, uma felicidade que nunca vivi antes, ou que, ao menos, fazia tempo que não aparecia.

O Ivan deixou o posto de “líder” (ao menos moral) do OC, e acabei decidindo ficar em seu lugar. O site diminuiu um pouco de ritmo, mas ainda cresce e não deixa de me (nos) surpreender. Não quero mais prometer: 2014 será um ano cheio de transformações ao OC, e, se as coisas ainda não apareceram, é porque queremos que vocês gostem de tudo isso pra caramba quando sair.

Comecei um programa de coaching, e falei sobre diversas coisas com a minha coach, Danilca. Consegui associar muitas das minhas ações com minha personalidade, e discuti todo tipo de coisa com ela. Foi daora, e ainda quero conversar bastante sobre 2014.

Inscrevi-me para o Ciência sem Fronteiras, e posso ir aos Estados Unidos no meio do ano que vem.

No entanto, 2014 parece ser um ano tão foda, que eu ainda não consigo dizer sim à viagem.

Acho que é só. 2013 foi um ano cheio de, principalmente, aprendizados. E erros, e tentativas, e planos, e posts. Sinto que ele precisou vir para que eu crescesse, amadurecesse e visse um mundo repleto de oportunidades.

Feliz aniversário a este blog, e que venha 2014!

Um tributo

Posted in Sem categoria on dezembro 21st, 2013 by Cassio dos Santos Sousa – Be the first to comment

Este post é um tributo aos posts que ficaram guardados nos rascunhos ou no meu lixo, mas que nunca vieram ao ar (talvez com algum motivo). Espero que gostem deles (ou entendam por que não foram postados):

26/01 – Para quem recorrer

Este era um post que eu queria escrever em nome de situações nas quais as pessoas que te cercam são incapazes de te ajudar. Acho que o intuito dele era o de ser mais um desabafo, mas servia também para quando você estivesse se atolando e não soubesse para quem pedir ajuda (até hoje não me lembro para quem).

28/02 – Sem título

Início de aulas, algumas coisas interessantes acontecendo comigo (como a ITA Júnior e a RedeCASD), mas nada de mais. Era só update/desabafo mesmo, não valia muito fazer (ou fiz, mas quando estava mais tranquilo).

07/04 – Abraçando o mundo

Já estava num momento do meu semestre em que estava fazendo coisas demais para o quanto conseguia aguentar. O primeiro semestre de 2013 teve as notas mais baixas, e percebi que, para resistir ao segundo (que acabou se tornando algo um pouco pior), precisaria largar mão de algumas coisas (no fim deste segundo semestre, percebi que teria melhores resultados largando mão de mais coisas). O post era para ser um desabafo gigantesco sobre isso, mas decidi não postar porque ele parecia mais um choro desesperado para sair.

21/06 – Sem título

Desabafo no meio do semestre. Achei que estava tranquilo para mexer no blog. Não.

11/07 – Férias…

O que fazer quando seu semestre parece não acabar (e queima os primeiros dias de “férias” que você deveria ter)? Você escreve um post (mais não posta).

22/08 – Previsões para o OC

O intuito era o de ser um post prevendo as próximas features do OC. No entanto, decidi não fazê-lo naquela época por não estar seguro (e ainda não farei um agora, pois as ideias ainda estão fervilhando na cabeça da equipe. Esperem mais um pouco).

26/08 – Semestre de revisões…

Dos rascunhos que fiz, este ficou mais vazio. Ele pretendia dizer que este segundo semestre de 2013 deveria servir como uma redenção do anterior, e que coisas interessantes só aconteceriam nele se eu cuidasse de mim e cuidasse para que os erros do primeiro semestre não acontecessem.

21/12 – 1 ano de blog e Retrospectiva 2013

Esperem mais um pouco. Falta uma coisa só acontecer, e daí poderei entregar este post.

Laboratório Estudar 2014 e WebAnswers

Posted in Sem categoria on dezembro 21st, 2013 by Cassio dos Santos Sousa – Be the first to comment

Duas últimas informações para vocês.

Já (já!?) estão abertas as pré-inscrições para o Laboratório Estudar 2014! Isto vale não só como uma garantia de alerta para quando estiverem abertas as inscrições, mas também serve para que o pessoal da Fundação Estudar (FE) tenha noção de quais capitais estão fervilhando para terem edições no ano que vem. Desta vez, haverá Laboratórios desde o primeiro semestre, então, para quem só esperava que eles acontecessem no segundo semestre, não há mais desculpa (quem sabe eles também não fazem edições de férias de inverno? Só vocês se manifestarem).

Última descoberta do ano: WebAnswers. Este é um site com formato semelhante ao Yahoo! Respostas, mas com um detalhe a mais: a partir de um determinado número de perguntas feitas ou respondidas, eles te repassam uma parcela do lucro que eles ganham via Adsense nas suas respostas (e para quem acha isso ilegal, isso está autorizado pela própria Google)! Achei esse motivacional genial, tanto até para que as pessoas respondam (e perguntem) coisas com mais qualidade e com movitacionai$ a mai$, é claro.

Espero que gostem destas minhas descobertas!

E chega o fim do ano

Posted in OC on dezembro 15th, 2013 by Cassio dos Santos Sousa – Be the first to comment

Não, este não é o último post do ano.

O fim do ano foi interessante. Férias do ITA, mas atividades a mil. Em relação aos meus saltos, do post anterior, eles tiveram de ser adiados, pois (1) o ITA pediu uma dedicação minha violentíssima e (2) o OC está agora em primeiro plano. Mas isso não vem ao caso.

Participei no dia 02/12 (segunda-feira) da final do Prêmio Jovens Inspiradores, um dos eventos de maior sucesso da Fundação Estudar, como convidado do ISMART. Ele foi sensacional do início ao fim, e tive contato com gente muito foda. Saí de lá muito mais motivado a seguir com meus sonhos ao sair de lá.

Pouco tempo depois, tive a semana de exames mais estressante até agora. No que eu voltei do Prêmio na segunda-feira (saindo de uma prova para chegar nele em cima da hora), tive três exames para fazer na quarta, quinta e sexta. Meu sono ficou tão bizarramente estragado que ainda não consegui me recuperar completamente (ainda faltam tantas coisinhas em âmbitos diferentes a serem concluídas, que minha cabeça ainda não desacelerou). Deixarei o fim de ano para uma paralisação sabática, mas antes vou arrumando as últimas coisas antes de 2014.

O OC passará por sua primeira transformação gigantesca neste período de férias. Tive o primeiro brainstorm com algumas pessoas da equipe (e outras pessoas queridas convidadas), e saiu muita coisa foda de lá, mesmo. Não deixem de visitar o OC nos próximos dias, pois estamos planejando surpresas ainda para esta semana.

Planejarei o próximo “Um pouco do passado” com cuidado, pois estou planejando comentar sobre uma de minhas olimpíadas internacionais. Não sei se postarei ele antes de 2014, mas quero escrevê-lo com calma.

O fim do ano só serve para dar mais umas dores de cabeça antes da virada. Quanto mais você pensa nas coisas incríveis que quer fazer estando agora de férias, menos você quer parar, e mais cobranças aparecem. Da minha impressão sincera como aluno, é como se tudo o que você deixou de fazer em nome do seu colégio/faculdade voltasse com uma carga de cobrança mil vezes maior.

No entanto, este é um momento de celebração. Não senti tanto o clima do Natal como no ano passado, mas as pessoas que vi parecem mais animadas. De certa forma, queria que essa próxima metade de dezembro passasse bem devagar, pois, apesar dos estresses, está sendo o melhor mês do ano para mim.