Posts de maio, 2013

YAY! Novidades!

Posted in Sem categoria on maio 27th, 2013 by Cassio dos Santos Sousa – Be the first to comment

Faz tempo que eu não escrevo, mas vamos lá.

O mês de maio é inevitavelmente mais puxado, pois é quando a maior parte dos eventos do 1º semestre do ano começam. Se não postei ainda, é porque foram acontecendo inúmeras coisas (desde super entediantes até as super incríveis), e elas acabaram puxando a minha atenção.

Uma delas, no fim de semana do dia das mães, houve a Convenção Anual do ISMART (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, do qual sou bolsista desde 2006). Evento sempre muito animado e movimentado, teve este ano o tema “Inspiração”, o qual será discutido com mais força entre os bolsistas. Conversei com muita gente que dificilmente veria em outra oportunidade e animei projetos incríveis para este ano. Novidades incríveis serão postadas aqui, tenha certeza disso.

Por falar em ISMART, as inscrições para o processo seletivo 2013-2014 estão abertas! Se você é ou conhece alguém do sétimo ou nono ano do Ensino Fundamental com brilho no olho e empolgação para estudar, não deixe de ver mais coisas no site do ISMART. Cresci muito como bolsista, e será incrível ver um grupo gigante de novas corujinhas ano que vem.

Algumas semanas depois, estive presente no “Diálogos com um Presidente”, conversando com Fernando Henrique Cardoso! Ele é incrível, uma das pessoas mais cheias de conteúdo em sua fala, super disposta a responder qualquer pergunta do público. O grupo que estava lá também era incrível, e animou a minha tarde. Numa oportunidade um pouco mais detalhada, falarei sobre isso com mais detalhes para vocês.

No ITA, uma quantidade gigantesca de provas e tarefas aparecem todas as semanas, e meu fim de semestre será praticamente só isso. No entanto, estou me envolvendo com tanta coisa nova de uma só vez (fora do clima do ITA) que isso está trazendo novas energias para um momento de baixas em minha vida atual. É num momento de maior desânimo que as melhores oportunidades aparecem, e não será por desânimo que você deixará de aproveitá-las.

O fator IYPT

Posted in OC, Olimpíadas on maio 8th, 2013 by Cassio dos Santos Sousa – Be the first to comment

O último final de semana foi incrível, principalmente porque foi o IYPT mais divertido e com as apresentações mais memoráveis que eu já vi. E tentarei resumir, nas próximas linhas, um pouco desta experiência.

Ah, não pretendo explicar muito a mecânica do IYPT, então é bom clicarem aqui para tirarem suas dúvidas.

Sempre torci em nome dos times do Objetivo, e desta vez não fiz diferente (nem sei se farei alguma coisa dessas ainda, pois isso simplesmente parece certo). Muitos dos times do ano passado voltaram em 2013 com experiências de vencedores da internacional, e isso aumentou muito o nível da competição. Isso se fez ver na Final: as apresentações não deram mais aquela sensação de “cão e gato” nos Fights, e a discussão de mais alto nível que já pude ver (talvez a melhor da história do IYPT Brasil) se fez ver com dois ex-participantes da internacional. Sem brigas, sem encrencas, tudo fluindo sem grosserias ou interrupções.

Assim que nos for possível ter estes vídeos à mostra, colocaremos todos organizadamente no canal do YouTube do OC e nos canais de divulgação do IYPT Br. Ainda verei todo este material sendo revertido em melhorias significativas aos eventos nacionais dos anos seguintes, em nome de equipes ainda mais desafiadoras na internacional. O Brasil tem nível para mandar equipes ainda mais fortes, e isso precisa acontecer.

O IYPT Brasil se mostrou o melhor lugar possível para networking acadêmico, e digo isso como universitário não-participante da plateia. Gente muito boa acaba fazendo parte pelo contato que tem com um ou mais membros da Final, e estas mesmas pessoas acabam voltando, mesmo sem jamais ter participado, por conta do que já é chamado de fator IYPT (ou também, como me lembraram, o efeito IYPT).

O fator IYPT é algo difícil de explicar, mas é tão visível e forte que, mesmo tendo apenas visto um Fight, uma pessoa se vê como parte da competição, torcendo, ficando inconformada com notas e comentários. Só uma coisa é certa: uma vez que você entra de cabeça no IYPT, fica difícil sair.

No fim das contas, só posso dizer que adorei o IYPT, e que pude ver e conhecer tanta gente boa, que só posso recomendar a todos que participem da próxima fase nacional, mesmo que somente da plateia, mesmo que somente pela transmissão ao vivo, mas participem. Ela ainda tem muita coisa a melhorar, mas ainda se faz forte e presente o fator IYPT, e é por ele que todos deveriam participar.

Novas mídias!

Posted in Olimpíadas on maio 1st, 2013 by Cassio dos Santos Sousa – Be the first to comment

Dia apertado, mas numa semana cheia de coisas boas. Um novo artigo foi publicado na Prime Saber, agora sobre o IYPT Brasil, que acontecerá neste fim de semana (não percam as surpresas que guardamos para vocês no OC o/). Recebi muitos elogios por parte dele, e a arte final do pessoal da Prime Saber ficou muito boa (claro que tive uma ajudinha, ou nunca ficaria tão bom).

Escrevi este artigo em nome da oportunidade que tive de escrever uma coluna no jornal, e quero continuar escrevendo. Se ler o artigo, coloque um comentário lá em cima dizendo se gostou, o que ficou melhor e alguma dica ou conselho. Adorarei receber conselhos de vocês, e eles me ajudarão a escrever textos ainda melhores.

Deixe-me voltar à atividade. Desta vez, é só isso. Deixarei para escrever mais quando estiver na Final neste fim de semana.