Retrospectiva 2013 e 1 ano de blog

Sim. Há cerca de 365 dias, escrevia o primeiro post de um blog estranho. Ele tinha uma premissa estranha em relação à maioria de seus semelhantes aqui no OC, pois eu já deixei de ser “olímpico”, ao menos no sentido competitivo da palavra. No entanto, por sugestão do pessoal do OC (meus amigos próximos), decidi escrever um pouco. Algo com um pouco mais de conteúdo, um pouco mais de histórias, um pouco mais de inspiração aos que chegam no OC e descobrem os blogs. Ah, os blogs.

De lá para cá, escrevi mais de 50 posts, tive mais de 11 mil acessos e algumas repercussões bem interessantes.

Postei sobre o COB, e tive uma das repercussões mais interessantes para um início de blog (seguidos – não diretamente ligados, infelizmente – por uma notícia de página inteira na Folha e no G1). A carta do pessoal da SBQ foi melhor.

Postei dicas sobre o Laboratório Estudar, e a repercussão foi um sucesso (pessoas utilizaram as dicas em suas inscrições – e passaram o/ – e os dois posts de dicas são os links imediatamente subsequentes ao site do Laboratório no Google).

Escrevi um post super inocente sobre Sudoku (meu jogo viciante no 1º semestre), e ele traz visitantes ao blog até hoje (é o post com maior número de acessos deste ano, segundo o WordPress). Se alguma coisa acabar me viciando (e eu me sentir experiente o bastante para comentar sobre ela), eu faço outro destes posts “especiais”.

A coisa mais legal, seguramente: “Um pouco do passado”. Os posts mais longos e interessantes que já escrevi, mas agora em nome do meu passado olímpico. Eles são os que possuem as melhores repercussões, pois são simples, são próprios, são de memória, e são devidamente únicos. E algo que talvez faça mais falta no site, onde, até pouco tempo, poucas histórias poderiam ser contadas, pois as olimpíadas (e suas histórias) estavam no presente dos alunos blogueiros. Faltam as minhas olimpíadas internacionais, mas preciso de mais um tempo antes de escrever sobre elas.

Enfim, o blog teve ótimas repercussões para o que aparentava ser um “hobby” num período de folga. E este foi um ano em que tive poucos destes momentos de folga (muitos dos posts ainda datam dos primeiros meses, quando me prometi escrever um post para cada dois dias). Muita coisa aconteceu. Muita coisa teve de acontecer. E eu acho que gostei. Vamos lá.

Conheci o Brilliant, e consegui juntar pontos para conseguir uma camiseta (a entrega demorou, então achei que ela não viria, e pedi outra. Chegaram duas para mim). Conheci o WebAnswers, e descobri um pouco mais sobre como funciona o Adsense.

Completei dois cursos do Coursera com distinção. Um foi fácil, tenho de admitir. O outro foi bom o bastante para eu chegar na prova final e tirar 95/100 em tempo recorde (nem parei para revisar minhas contas). Talvez eu faça mais um ou dois nestas férias, mas será difícil eu completar um curso mais profundo mais para frente.

Escrevi dois artigos para o Prime Saber, em nome de contatos incríveis que fiz no Laboratório Estudar no fim de 2012. Acabei também sendo entrevistado (e fotografado) para o Jornal Metro num post sobre “nerds”. Acho que as pessoas mais felizes que leram estes jornais foram meus pais, que pegaram os jornais e mostraram para todo mundo com o maior orgulho (e guardam estas lembranças com o maior carinho).

Acabei minha iniciação, e tive minha pesquisa aceita em duas conferências, indo participar de uma delas. Foi interessante para conhecer este meio, mas admito ter achado as coisas meio iguais e conservadoras. Ainda faltam algumas coisas para um artigo (ou mais) que ainda deve demorar bastante para sair, mas ele vai sair (prometo), e divulgará estes achados para a comunidade científica na posterioridade (descobri coisas muito interessantes, that’s for sure).

Entrei e saí da ITA Júnior este ano. Vivi coisas muito interessantes (algumas aplicáveis no OC) como membro do Marketing, e foi legal entrar numa iniciativa desse nível lá no ITA.

Sobrevivi ao semestre mais estressante do ITA até agora. Acho que sem baixas. Minhas médias caíram um pouco este ano, mas sinto que este é um pouco do choque do curso profissional, algo diferente dos outros dois anos, mais próximos do que vivia nas olimpíadas.

Fui ao Prêmio Jovens Inspiradores deste ano. Vi algumas pessoas, fiz alguns contatos e vivi, na semana mais cheia de provas e estresse da minha vida, uma felicidade que nunca vivi antes, ou que, ao menos, fazia tempo que não aparecia.

O Ivan deixou o posto de “líder” (ao menos moral) do OC, e acabei decidindo ficar em seu lugar. O site diminuiu um pouco de ritmo, mas ainda cresce e não deixa de me (nos) surpreender. Não quero mais prometer: 2014 será um ano cheio de transformações ao OC, e, se as coisas ainda não apareceram, é porque queremos que vocês gostem de tudo isso pra caramba quando sair.

Comecei um programa de coaching, e falei sobre diversas coisas com a minha coach, Danilca. Consegui associar muitas das minhas ações com minha personalidade, e discuti todo tipo de coisa com ela. Foi daora, e ainda quero conversar bastante sobre 2014.

Inscrevi-me para o Ciência sem Fronteiras, e posso ir aos Estados Unidos no meio do ano que vem.

No entanto, 2014 parece ser um ano tão foda, que eu ainda não consigo dizer sim à viagem.

Acho que é só. 2013 foi um ano cheio de, principalmente, aprendizados. E erros, e tentativas, e planos, e posts. Sinto que ele precisou vir para que eu crescesse, amadurecesse e visse um mundo repleto de oportunidades.

Feliz aniversário a este blog, e que venha 2014!

  1. Ronaldo Chaes disse:

    Parabéns Cássio! Muito exemplar seu esforço.

  1. Não há trackbacks para esta página.

Deixe um comentário