Como funcionam os saltos (Laboratório Estudar)

Em nome do meu primeiro post sobre o meu Laboratório Estudar e do meu segundo post sobre como se inscrever, tive vários retornos e mensagens de agradecimento. Fico feliz que este post esteja repercutindo bastante, e fico ainda mais satisfeito por todas as mensagens de agradecimento que já foram enviadas (respondo-as pessoalmente e com todo o carinho).

Quero mesmo que estes posts sirvam de inspiração para muito mais inscrições, saltos e experiências inesquecíveis nas próximas edições do Laboratório Estudar (e também dos LabX, as “edições de bolso” organizadas por ex-participantes do Laboratório Estudar – alguns deles amigos muito queridos e motivados que fiz no meu Laboratório – em cidades que não foram visitadas pela FE).

No entanto, um pedido meio recorrente foi que eu dissesse como funcionam os “saltos” do Laboratório. Nos meus posts, eu chego a falar tanto (e tão bem) deles que devo ter passado meio rápido por eles. Talvez seja porque a potencialidade dos saltos acontece mesmo quando se está no Laboratório – e eu prefira que você se inscreva da melhor maneira possível para aproveitar tudo de uma vez – mas isso talvez seja egoísmo, pois não há segredos nos saltos. E a “receita” deles é razoavelmente simples.

Saltos são desafios que você tem de desenvolver entre os (dois) módulos (fins de semana) do Laboratório, com duração de quatro semanas. Todos precisam propor um salto individual e um salto em grupo (de 6 a 8 pessoas). No Laboratório, os grupos que conseguem realizar todos os saltos (os individuais e os do grupo) têm suas inciativas divulgadas na rede da Fundação Estudar e recebem um convite para conversar com um convidado ilustre (é daora, confiem em mim).

Mas o que tem de tão especial neste salto? Na minha opinião, há duas coisas que potencializam eles.

Um deles é o prazo limitado acompanhado de um prêmio valioso. Se há prazo, você sempre vai se preocupando mais conforme o tempo passa. Se há prêmio, os mais competitivos certamente serão desafiados. Isto é próprio do Laboratório, e você só percebe isso quando está participando de um, mas depois mostrarei uma forma de trazê-lo para uma realidade fora do Laboratório.

O segundo e mais importante (por não depender do Laboratório) é o nível do desafio. Como disseram para mim, é necessário dar “um passo maior do que a perna”. O salto deve ser escolhido, preferencialmente, dentre uma das tarefas que você sempre quis fazer, mas que você nunca conseguiu concluir, ou que tiraria você da sua zona de conforto.

Exemplos: um salto individual muito legal no meu Laboratório foi o envio de presentes a crianças carentes que mandam cartas aos Correios para o Papai Noel na época do Natal. O meu salto em grupo envolveu a criação de uma iniciativa que motiva o empreendedorismo em Escolas Públicas do Ensino Médio em Poços de Caldas, tentando passar uma mensagem que “queríamos ter ouvido” nesta época escolar, um dos que mais repercutiram no segundo módulo (com a criação de camisetas e tudo mais).

O tempo do Laboratório pede que os seus saltos consigam ser concluídos dentro das quatro semanas. No entanto, não há mais segredos a partir daqui: não pode acochambrar, não pode ter (muito) medo, não pode ter preguiça.

Outra pergunta que recebo bastante: “Mas será que eu consigo realizar estes saltos mesmo?”

O que eu respondo: consegue sim. Você vai precisar se organizar (para levar a faculdade junto, por exemplo), vai precisar ajustar um pouco suas prioridades (principalmente perto do deadline, as coisas irão apertar) e vai precisar suar a camisa. E muito. E precisará de bastante empenho também. Mas é possível concluir os saltos.

Se estiver para acabar a faculdade, sua cabeça será so TG/TCC (você quer se livrar logo dela). Vi muitos saltos relacionados a apresentações, conclusões ou impulsos muito fortes a estes trabalhos, com alguns temas realmente desafiadores, como mudanças do método de ensino na Engenharia e a apresentação do Estudo do Caos aplicado ao Empreendedorismo. Muitos destes saltos foram concluídos sim, e os que não conseguiram chegaram bem perto.

Mais ainda: se não quiser (ou não tiver como) participar do Laboratório, proponha-se um salto. Dê a si mesmo um tempo pequeno (algumas semanas ou pouco mais de um mês) para conclui-lo, mas dê um prazo para acabá-lo, e dê um passo maior que a perna mesmo. Eu decidi terminar um artigo razoavelmente grande sobre Gravitação daqui até o feriado de 2 de novembro, e você? Mande aqui nos comentários.

Se decidir fazer um salto por conta própria, proponha-se um prêmio à altura. Para mim, será tirar o dia seguinte para descansar.

Sobre os saltos, é resumidamente isso. Se você se interessou pelo Laboratório e, por meio dele, chegou até este post, inscreva-se logo. Se você não pretende participar do Laboratório, comento aqui sobre uma forma eficaz de sair de sua zona de conforto.

Outra pergunta (esta para quem está ou pretende estar no Laboratório): qual seria outro post interessante sobre o Laboratório?

  1. Letícia disse:

    Bem legal isso dos saltos, nos anima a fazer algo mesmo naqueles dias em que você acorda com preguiça de tudo. Acho que o meu vai ser terminar meu relatório preliminar pra IYPT até dia 30/10.
    By the way, ótimo post.

  2. Gabriel Lefundes disse:

    Minha meta é a mesma da Letícia kkkkkkkkkkk E acabar as atividades dos 297483 cursos no edX

  1. Não há trackbacks para esta página.

Deixe um comentário