Posts de dezembro, 2013

2013

Posted in EHH, IYPT, OBMEP, ONHB, Viagem do Conhecimento, Virando Bixo on dezembro 30th, 2013 by Vitória Barim Pacela – Be the first to comment

Comecei 2013 sabendo do número de resoluções que teria de tomar e com a promessa de ser um ano melhor do que 2012 (ou melhor, que não fosse tão ruim como 2012, prometi que nada me abalaria). E 2013 acabou sendo o melhor ano da minha vida!

Consegui tomar decisões logo no começo e mudei bastante. Por exemplo, considerando-se os estudos agora parece que meu empenho nunca é o suficiente, sempre tenho uma ânsia por mais, percebi que alguns minutos podem fazer a diferença e que um pequeno deslize poderia atrapalhar todas as minhas metas.

Mas tal começo não foi nem um pouco fácil, comecei colocando em dia toda a matéria do 1º ano, eu estava mesmo muito atrasada! E isso significa devorar livros imensos, que eu deveria ter consumido durante o ano todo, em alguns dias. É, muito desespero. Mas consegui! (:

Recebi a notícia de que tinha mudado de polo no PIC, nada teria me deixado pior. Mas isso de certa forma contribuiu para que eu me dedicasse mais a olimpíadas, porque queria rever com alguma frequência alguns amigos. A decisão de participar de todas as olimpíadas que desse conta já estava feita desde o ano passado, eu queria experimentar tudo de novo que me aparecesse pela frente.  E lá vamos nós, passar pelas classes divulgando as próximas olimpíadas; ir praticamente todo dia à coordenação para falar de inscrições, provas, interessados, datas; acabar implorando pra podermos nos inscrever em mais do que uma competição de cada disciplina, porque tinham imposto esse limite; planejar viagens; pedir declarações de transporte na secretaria; ir à prefeitura pedir apoio; pedir para alguns professores fazerem o favor de corrigirem algumas provas; ligar trocentas vezes na escola à tarde para a organização de alguma coisa; fazer projetos voluntários. Criamos o Clube de Matemática, em que passávamos a matéria do PIC na escola, resolvíamos provas de algumas olimpíadas e alguns problemas diferentes. Era aos domingos, na Escola da Família, mas foi bem legal, durou o primeiro semestre todo. No segundo semestre comecei a dar aulas de física, não foram tão bem sucedidas como o Clube de Matemática, mas também foi bom ajudar desse jeito.

Em termos de conquistas olímpicas, eu realmente não esperava tanto de mim, estava fazendo de tudo, mas não acreditava que as coisas dariam tão certo. A primeira prova que fiz foi a Viagem do Conhecimento, que me trouxe também o primeiro e melhor resultado do ano! Então eu não lembro a ordem dos outros, mas fui para o EHH, nossa Tríplice VAV foi finalista na ONHB, ganhei ouro na OMU, ouro na OBA, bronze na OBMEP. Ainda estou esperando resultados que vêm no próximo ano… espero algo na OBFEP, não tenho esperanças pra OPF e provavelmente vou pegar a terceira menção seguida na OBL, droga, parece que não teve evolução — desse jeito parece que sou fria quanto isso, mas eu realmente queria muito ir pra segunda fase , maldito seja aquele sudoku que errei =/. Ainda tem o resultado do Virando Bixo, do MYC e precisamos enviar novamente os relatórios do IYPT. A próxima prova que farei será da Unicamp — aaah, como a vida é tranquila sem provas! ^^

E caramba, é incrível como UM ano que passa faz tanta diferença numa pessoa. Me (ênclise, I don’t care about you!) reaproximei de amigos antigos, consegui equilibrar tudo o que fazia, mudei minha cabeça, mudei meus gostos, conheci pessoas, conheci lugares, andei de avião haha, deixei a música (às vezes temos que fazer alguns sacrifícios para alcançar objetivos maiores =/ mas ainda pretendo voltar), fiz dois cursos online, viajei bem mais do que nos outros anos, me envolvi com livros, assisti séries, um anime, comecei a praticar alguma atividade física, postei no fórum (quase metade do que terminei no ano passado, mas tá valendo), tirei título de eleitora e comecei a acompanhar melhor política, fui a alguns encontros do grupo de debates, a um encontro do clube do livro, um da casa do escritor, entrei aqui \o/

Assim espero pelo 2014 mais esperançosa do que estava pelo 2013. Não fiz uma lista de metas, mas tudo se resume a tentar melhorar. Quero fazer um projeto mais organizado na escola, com olimpíadas e aulas preparatórias. Já fiz a minha lista de olimpíadas que pretendo participar, a intenção era de diminuí-la, mas não funcionou muito bem… O ano que vem é o último do EM, o último na minha cidade, o último com a minha família, o último para participar de olimpíadas. No ano passado eu mal podia esperar para sair da escola, mas agora estou apegada a tudo que se liga à minha vida do jeito que está agora.

Queria agradecer novamente às pessoas que fizeram de 2013 o meu ano e desejar um Feliz Ano Novo a todos. 😀

Pessoas

Posted in Sem categoria on dezembro 19th, 2013 by Vitória Barim Pacela – Be the first to comment

Acho que cai bem especialmente no fim do ano um post sobre pessoas. Afinal, a vida (ao menos a minha) é movida por pessoas e suas ações, e minha trajetória nas olimpíadas também.

Pra começar, pessoas que me inspiram. Acho que as primeiras pessoas a realmente me inspiraram foram as do BHH (um chat da OBMEP), João Lucas, Mateus… depois os tops da OBMEP, como a Maria Clara. Então eu conheci outras olimpíadas e soube de pessoas incríveis, Murilo, Gustavo Haddad… Finalmente, descobri o OC e as pessoas daqui me inspiraram e inspiram muito, Bárbara, Ivan… sem eles eu nem estaria aqui agora, haha, e os posts também me motivaram muito!

Agora, falando sobre outro tipo de inspiração: os organizadores de olimpíadas. Todos os que conheci foram muito carinhosos e incentivadores. Na Viagem do Conhecimento tinham as Gabis, o Dante… que são muito, muito legais! A Cristina, coordenadora da ONHB, também é muito simpática, motivadora e humilde. Na OBFEP, quando pedimos para fazerem um polo em Campinas, a Wilma foi muito atenciosa, conseguiu e ainda me desejou boa sorte pela persistência. E na OBMEP, a Claudia é a encarnação da bondade, haha. Quero ser assim algum dia, ajudar alguém, inspirar alguém, motivar alguém… deve ser muito gratificante!

Mudando o foco, sobre as pessoas que me ajudam e me suportam. Meus pais me levaram para tudo quanto é lugar pra fazer provas e vestibulares, não posso deixar de agradecê-los. E meu irmão que me acompanha em tudo e às vezes é o único que me coloca na realidade “Vitória você não vai dar conta de tudo isso de uma vez só”.

Depois, os meus amigos que aguentam toooodas as minhas lamentações, pessimismos por causa de provas, situações ruins, que enfrentaram tudo comigo nesse ano e ainda ficam fazendo gabaritos em hangouts pra provas que não têm. Esses são o João e o Marcos. Mas também tem o restante dos amigos incríveis que fazem tudo valer a pena! (:

Também tem o pessoal da escola que é legal comigo. A Simone, que me acompanha desde a 5ª série (ah céus, desde quando eu era uma pirralha ambulante, que vergonha! Hahaha), que nem é mais minha professora, mas lê todas as redações que faço e dá dicas (: A Solange que sempre me ajuda quando preciso, por mais que esteja ocupada, e ainda me consola quando to triste, haha (: O pessoal da limpeza que me tá junto comigo desde a 5ª série, a D. Divina, o Seu Zé… desde a primeira OBMEP que fiz eles perguntam na saída “Foi bem? Tava difícil? Tenho certeza de que você vai ganhar” (: A Heloá, que foi a primeira pessoa a dar total atenção e crédito às olimpíadas, que depois se entusiasmou ainda mais quando fomos pra Viagem do Conhecimento, e que também me ouve sempre que preciso (: O Carlão que foi o primeiro a incentivar a participação na OBMEP e foi quem desenvolveu meu gosto pela matemática (: As pessoas que dão atenção pros meus projetos e aulas, Carol, Portuga, Xandy… (:

Bem, eu realmente não seria nada sem essas pessoas, provavelmente não teria me levantado em alguma queda; mas felizmente, sempre tinha alguém pra me manter em pé! 😀 Queria deixar aqui meus agradecimentos por tudo isso.

 

Vou aproveitar o post pra falar sobre o dia-a-dia, faz tempo que não faço isso. Peguei bronze na OBMEP. De novo. É como se eu não tivesse avançado, mas considerando que antigamente eu pensava que não medalharia no Nível 3… tudo bem, vou considerar, mas trabalhar muito, muito, pra algo melhor no ano que vem.

A premiação da OMU foi muito divertida, conversei com várias pessoas lá e conheci pessoalmente o ***JESUS***, aka Lucas. Depois fiz o Virando Bixo e adorei a redação, mas minha prova foi regular, então talvez não dê…

Também to fazendo o IYPT — com minha equipe inter-estadual — e realmente espero que a gente passe pra final, porque tá sendo muito trabalhoso, na véspera de enviar os relatórios preliminares, tinha acabado de voltar de viagem da Unicamp, fiquei acordada até às 2h e acordei às 6h do outro dia pra ir à aula — tá, sou fraquinha pra essas coisas, não estranhem.

E essas férias estão sendo preciosas pra mim, estou colocando em dia os livros de vestibular e tentando adiantar algumas matérias. Apliquei pro MYC, parece muito divertido e difícil, mas não custa tentar (: A Natália (hey, Nat-nat o/) da Viagem do Conhecimento também tá aplicando, seria demais se nós duas fôssemos, até porque estaríamos na mesma equipe.