OBMEP amanhã!

Postado em 13 de setembro de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – 4 Comentários

Muitas pessoas são direcionadas para este blog em busca de informações para a OBMEP, estou estudando muito para a segunda fase da 9ª edição que acontece amanhã para mais de 950 mil alunos de todo o Brasil e como já dito em algum lugar deste blog, faz três anos que participo e estou envolvido de certa forma com esta olimpíada, foi ela que me trouxe para o olimpíadas científicas.

Então resolvi escrever algumas dicas e informações para esta segunda fase, antes somente um aviso, já está bem tarde para começar uma meta de estudos se for isso que você está pretendendo. Siga este post para manter preparado para amanhã ou se você pretende participar das próximas edições da olimpíada.

Para se preparar para a segunda fase, recomenda-se realizar algumas provas das segundas fases recentes, pois o nível de dificuldade das provas vem aumentando desde sua primeira edição ou resolver os problemas do Banco de Questões 2012, composto por problemas de edições anteriores da olimpíada recomendada pela própria olimpíada.

Se você estivesse começando uma meta de estudos, realizar todas as provas anteriores na sequência é muito recomendado, ainda mais para quem não tem uma boa experiência com as provas.

Em seguida, partir para o Banco de Questões 2011 seria outra recomendação, este banco é composto de problemas de olimpíadas nacionais e internacionais de um nível maior de dificuldade.

A prova da segunda fase da OBMEP é composta de 6 a 8 questões segundo o que é dito no regulamento, porém todas as provas até agora da segunda fase foram composta por apenas seis questões. Cada questão vale 20 pontos.

Mas porque não se preparar para oito questões? Vai que este ano seja diferente? E outra, se um corredor se preparar para uma competição correndo cada um dos sete dias que a antecede, 8 km e outro corredor se preparar correndo cada um destes dias os exatos 5 km da competição, com certeza o primeiro competido estará mais preparado para participar da corrida.

O tempo total de prova é 3 horas, iniciando as 14h30 e terminando as 17h30 (horário de Brasília), são 45 minutos de permanecia na sala. Não se apavore! O tempo de prova é de 3 HORAS, se as outras pessoas de sua sala não ocuparem todo este tempo, não significa que você não possa ocupar.

A prova da segunda fase é extensa por ser uma prova dissertativa, onde tudo que você dissertar mesmo sem uma conclusão final pode te garantir alguns pontos e quanto melhor sua justificativa também, somente tome cuidado com os espaços para as soluções, eles são limitados, tente ser direto e usar como rascunho somente a última parte da prova, que é dedicada somente a isso e desconsiderada na correção.

As questões são dividas em itens (3 a 4 ou em casos raros 5 itens), as primeiras questões são as mais fáceis e as últimas questões são as mais difíceis e do mesmo modo os primeiros itens são os mais fáceis e os últimos mais difíceis, assim os primeiros itens tem menos e os últimos mais peso na correção.

As questões abordam temas nas as áreas de Álgebra, Combinatória, Geometria e Teoria dos Números:

Álgebra: O conceito abordado nesta área é a manipulação com equações, operações e polinômios, muitas situações-problemas e questões onde é dada certa propriedade de um conjunto de números e pedida nos itens finais alguma demonstração podem ser resolvidas por meio de manipulação algébrica. Questões de gráficos e funções também são da área.

Combinatória: O conceito abordado nesta área é contagem de objetos que satisfaçam certos critérios específicos. Talvez seja a área que muitos estudantes inexperientes com provas olímpicas terão dificuldade por ser um tema pouco abordado no ensino fundamental, pelo menos eu tive dificuldade no início e agora é uma das áreas que eu mais gosto da matemática.

Geralmente são dados em apenas uma questão os dois principais temas desta área: contagem e probabilidade. Também podem aparecer da área problemas de teoria dos jogos, onde devemos achar as posições vencedoras e posições perdedoras de jogos dados.

Geometria: Os conceitos abordados nesta área são as questões relacionadas com forma, tamanho e posição relativa entre figuras. É uma área exigente, onde um conhecimento prévio em semelhança e congruência, tanto entre lados quanto entre áreas de triângulos é importante, já que todo polígono pode ser divido em triângulos.

Teoria dos Números: Os conceitos abordados nesta são as propriedades dos números em geral, geralmente dos números inteiros, são desta área questões de divisibilidade e congruência, conceito que envolve a teoria dos restos de uma divisão.

E antes de terminar, novamente: Não se apavore! E sei que isso é impossível e serve para mim mesmo, mas: Fique calmo! hahaha. Desejo boa sorte a todos vocês!

Tempo!

Postado em 29 de julho de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – 2 Comentários

Ontem completei 15 anos! Parece que faz tão pouco tempo que completei meus 10 anos, data que após fez parecer que dias, meses, anos estavam passando cada vez mais rápido, com horas cada vez mais cheias de afazeres e cada vez mais planejadas de alguma maneira. Tempo, algo poderoso que ninguém é capaz de controlar.

E hoje recomeçou realmente o período letivo da minha escola, que voltou quinta feira passada com poucos alunos, sim, mais um semestre está se iniciando, tempo, não parece que faz muito tempo que estava no primeiro dia do primeiro semestre de 2013, acabando de chegar ao ensino médio.

Quando temos muitos afazeres, nos parece que o tempo é tão longo a medida que ele anda, mas quando acabamos e olhamos para atrás, parece de que tudo passou tão rápido.

E depois de amanhã começa o III Encontro do Hotel de Hilbert, me lembro do segundo encontro como se fosse ontem, momentos especiais, coisa que o tempo não apaga e que ainda no final consegue se fortalecer quando apenas podemos revive-los nas memórias.

É, não diria que me lembrava do segundo encontro como se fosse ontem se hoje fosse alguns dias depois de saber que fui selecionado para o terceiro encontro, quando a ansiedade tomou conta, e é por isso e outros motivos citados ou não citados que a gente lembra no momento, que o tempo para mim é um paradoxo.

Férias!

Postado em 16 de julho de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – 2 Comentários

E as férias chegou já faz alguns dias. Férias, período para colocar tudo em ordem, estudar sem se preocupar com trabalhos, listas e etc, e descansar, é claro. Mesmo as pessoas que usam este tempo para fazer coisas mais produtivas para si, devem tiram um momento para descanso e diversão.

Me lembro nesta época do fundamental, que somente jogava e assistia televisão, até que aos poucos os livros, sejam os literários ou os de conhecimento, tomaram parte deste período também.

Sempre tente fazer algo diferente ou algo que você quer fazer naquele momento neste período de férias. Algo diferente do tipo para seu descanso e diversão, quesito extremamente importante para seus estudos terem um melhor rendimento, não tente somente estudar se você fica pesando em fazer outra coisa, faça aquela outra coisa primeiro e tudo vai sair melhor no final.

Nestas férias, além de estudar física, matemática e tentar estudar outras coisas para não me deixar a ficar somente nisto, pois considero que não usamos um mesmo lugar do nosso cérebro para estudar matemática e história por exemplo, em poucas palavras terminei alguns livros que havia abandonado, como: Harry Potter, Jogos Vorazes e mais alguns outros mil, joguei no meu Nintendo Wii e comi o que tive direito haha.

É, mais um mês se passou desde do último post, nem vou comentar mais sobre isso aqui, por mais que eu queira não consigo sempre manter este blog atualizado, e o dia que eu consegui não sou mais eu aqui haha.

Neste tempo, fiz a primeira fase OBM como dito neste último post e recebi semana passada a informação que passei para segunda fase. Agora resta esperar os resultados da primeira fase da OBMEP que ficarei sabendo somente no mês de agosto, pela meu gabarito considero que fui bem.

Ambas as primeiras fase estavam relativas, o único quesito que todos tinham que ter era atenção e persistência, atenção é o que me faltou haha pois como sempre errei alguns problemas muito bobo, o que é comum pelo nervosismo, boas férias.

Primeira fase OBMEP

Postado em 5 de junho de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – Seja o primeiro a comentar

Olá pessoas, tudo bem? E aí, como foram na OBMEP?

Como já disse aqui, realizei a primeira fase da OBMEP 2013 ontem em minha escola, na minha opinião a prova estava relativamente fácil e fui bem, agora é aguardar os resultados e me preparar para a primeira fase da OBM 2013 que irei participar independentemente e que já será na próxima semana.

Ainda continuo sem meu notebook e por isso não consegui postar aqui ontem depois da prova. Mas era só isso mesmo que queria falar, por enquanto não posso comentar questões da prova aqui, e peço para que também não comentem nos comentários por enquanto, comentarei sobre ela aqui em breve. Até mais.

Quando quase tudo dá errado!

Postado em 1 de junho de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – 2 Comentários

Olá, tudo bem? E aí como foi este mês olímpico? Como o título já diz, para mim não foi muito bom.

Recebi a confirmação da IJSO BR somente no final da noite de quinta-feira daquela mesma semana, depois que consegui um e-mail da organização ativo, e obtive a confirmação, mas iria ter que realizar a prova em São Paulo e como só consegui acessar meu e-mail sexta-feira à tarde, muito em cima da hora para conseguir de algum modo ir para São Paulo no outro dia pela madrugada, me contentei em não participar da IJSO, assim como já não consegui participar da OBF.

Estou sem meu notebook, consegui quebrar na quarta-feira da mesma semana citada acima, a tela cristalina após alguns meses de uso, por isso não consegui postar aqui antes. Este post esta sendo escrito na área de rascunhos local do aplicativo Word Press do meu tablet, na chácara de meu tio com meu primo ao meu lado e eu em volta de muitos livros como passei todo este feriado e provavelmente não será publicado agora, terça-feira tenho a 1ª fase da OBMEP e depois de 11 dias a 1ª fase da OBM, ambas confirmada. Vamos seguir em frente!

Não tenho somente acontecimentos ruins deste mês para contar, como o título já diz, para mim não foi muito ruim também haha. Incrivelmente nesta mesma semana citada nos primeiros parágrafos acima, exatamente na quinta-feira, recebi a informação que fui selecionado para o III EHH \õ/ (já posso postar no OC haha). Para quem está se perguntando o que é isso, o Encontro do Hotel de Hibert que já está em sua 3º edição, é um encontro que participa os alunos de melhor desempenho no Programa de Iniciação Cientifíca Jr, programa pelo qual participa premiados na OBMEP. Vai ser a segunda vez que participo.

Era só isso para hoje, até qualquer dia desta próxima semana!

SPF 2013

Postado em 20 de maio de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – Seja o primeiro a comentar

Olá, tudo bem? Bom, um último post postado na última sexta-feira não foi postado após dar permissão e como somente agora percebi isso, estou respostando… Prometi postar aqui semana retrasada porém não consegui, mas não esqueci daqui não, aqui estou eu.

Na última semana participei da Semana Paulo Freire 2013 da minha Etec como já dito no último post e foi uma ótima experiência apesar das brigas vinda do espírito de competição, que posso dizer que sem elas não teria conseguido experiência alguma nesta semana.

Até amanhã acho que confirmo minha participação na IJSO 2013 e se confirmada vou tentar postar algo sobre a 1ª fase nesta semana como meta de estudo.

Era só isso mesmo por hoje, até qualquer dia!

Psiu

Postado em 5 de maio de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – 3 Comentários

Olá, tudo bem com vocês? Um dia ainda recebo uma resposta haha. Não tenho nenhuma novidade de terça pra hoje (ou como sempre mesmo) para contar a vocês, quarta, quinta e sexta tive a mesma rotina de sempre e neste final de semana estava ligado acompanhando a IYPT. Parabéns a equipe Quantum, campeã da edição 2013.

Bom, muitos estão neste post pelo seu título, e porque este título? Ouvi algo estes dias que não tinha muito haver comigo mas de algum modo serviu como um: “psiu, não pare por aqui”, para mim. Tudo na vida, vai… mas uma coisa você nunca perde, experiencia e conhecimento. Pelos quais te fará crescer e muitas vezes conhecer coisas inimagináveis, vá atrás dos seus desejos. O que você quer para seu futuro próximo? Passado? Você é fruto de suas escolhas. Timidez? Peça ajuda, vai atrás daquilo que você quer, não espere que a ajuda e os seus sonhos irão vir atrás de você.

Por certos motivos, recentemente tem hora que penso em desistir de tudo, excluir este blog, mas aí fica as questões. Das maus escolhas, tenho também as que me fizeram chegar aqui, e para que desistir? Porque a ajuda não vem atrás de mim? Não se deixe levar somente pelos frutos podres e sim pelos bons! Só passei hoje aqui fazer este momento de reflexão (estava precisando de um) e para cumprir a promessa de postar aqui neste final de semana, voltarei novamente nesta semana, não quero abandonar aqui. Até mais.

Dois meses depois…

Postado em 30 de abril de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – Seja o primeiro a comentar

Olá, como vão vocês? Faz mais de dois meses que não posto aqui, minha meta de postar semanalmente acho que virou bimestral haha. Me desculpe. Quando não escrevia para o vida de olímpico esperava todos os dias por mais e mais posts e ficava triste por nem sempre encontrar, agora sei como é difícil manter o blog sempre atualizado.

Neste tempo consegui me adaptar a minha nova rotina, nunca havia estudo no período integral antes, estudei e mais estudei alguns assuntos escolares e olímpicos de física de matemática respondendo mais alguns problemas do Brilliant que cancelou o Summer Camp at Stanford University 2013 com o objetivo de focar na melhoria do site, reencontrei meus amigos da OBMEP que não via desde o final do ano passado, em fim… não tenho muitas novidades para contar.

Sexta foi o último dia da semana de provas da escola. Ufa! De uma maneira ou de outra é uma semana agitada. Agora é só aguardar os resultados e me preparar para mais uma semana de agitação, pois na semana que vem acontece a Semana Paulo Freire na Etec em que estudo, que é com certeza uma das semanas mais esperadas de gincanas esportivas, humanitárias e culturais em comemoração a figura do educador Paulo Freire, que inspirou a todos ler o mundo e através dessa leitura transforma-lo.

Estou atualmente correndo atrás de inscrições para algumas olimpíadas que estão em processo quase fechado de inscrições. E é só por enquanto, volto a postar aqui no final de semana, até mais pessoas.

Timidez

Postado em 15 de fevereiro de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – 1 Comentário

Olá, não consegui postar aqui novamente semana passada como prometido no post anterior, somente comecei a escrever este novo post que vocês estão lendo neste exato momento na terça e consegui termina-lo hoje (sexta) haha. Desculpe-me, acabei fazendo outras coisas e não dei atenção somente para o vida de olímpico.

Bom, na semana passada foi minha primeira semana de aula, nova escola, novas pessoas… Nesta semana não tenho aulas e estou aproveitando para me aprofundar em alguns conteúdos olímpicos de matemática, carnaval acabou e agora sim iniciamos de vez o ano de 2013, falando nisto passei o carnaval como todos os anos em casa e ainda tenho uma lista de coisas que pretendo fazer nestes últimos dias. Recentemente estou resolvendo alguns problemas desafiantes do Brilliant, um site que recomendo muito com problemas de matemática e física lançados toda semana e com o objetivo de que cada usuário os resolva durante esta semana antes que os mesmos se fecham e novos problemas são lançados, ao resolver estes problemas podem-se ainda acumular pontos e o usuário também pode avançar de nível testado inicialmente após o cadastro no site, assim com certo número de pontos pode-se trocar por E-books e entrar em salas fechadas de discussões. Ao cadastrar no site também se pode participar através das perguntas de resposta curta do perfil Brilliant da seleção para o Summer Camp at Stanford University.

Nesta semana também estava lendo alguns temas na internet sobre timidez, sempre fui muito tímido, o que me levou ao perfeccionismo (e o que foi ruim e bom para mim ao mesmo tempo). Nesta primeira semana na Etec ganhei o apelido de “Silêncio” das pessoas que conheci, por não falar muita coisa por conta desta timidez haha (tenho motivos para isso, eles somente falam sobre animes e não sei muita coisa sobre). O que é na verdade uma pessoa tímida? Uma pessoa tímida, sempre tem medo de algo por não saber que rumo terá, uma pessoa tímida se acha uma pessoa inferior das demais e é daí que temos as consequências: insegurança, vergonha, medo de falar, dificuldade em fazer novas amizades e por aí vai, este era um dos meus motivos de não conseguir postar um post longo aqui em meu blog haha Coisas que escrevi aqui neste post, ha algum tempo atrás já teria apagado a metade, o perfeccionismo ganho após algum tempo de timidez sempre fala mais alto em uma pessoa tímida.

Não sei como tudo isso começou, de um tempo para o presente estou tentando acabar com isso, de que modo? Acabar com os questionamentos internos que não nos levam a lugar nenhum, ao contrário, que perdemos muitas coisas. Sei disso muito bem, já tive muitas perdas em questão a isso, muitas no mundo olímpico. Você é uma pessoa tímida? Já parou para se questionar o que realmente é importante para você? Esqueça o resto, vivemos hoje em uma sociedade capitalista, o que é valor nesta sociedade? O que é dinheiro? Fama? Beleza? Será que todas estas coisas fazem sentido para você? Devemos dar valor naquilo que é importante para nós, não ligue se algo vai te pressionar, vai fazer você se sentir inferior, não vai agradar todo mundo, se você acha que é capaz de fazer algo e que este algo é importante para você, não ligue para o resto, e daí se você não se acha bonito? Você vive da sua imagem? Precisa ser modelo para ter uma vida feliz? Errei e daí? Uma frase bem popular responde tal pergunta: “Todo mundo erra”.

Muitos passam por este momento e depois de algumas pesquisas quis refletir sobre este assunto aqui, conheço muitos olímpicos com este “problema”, eu sou exemplo de um. Pense um pouco neste assunto se você for uma pessoa tímida. Até mais!

Volta às Aulas

Postado em 4 de fevereiro de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – Seja o primeiro a comentar

Olá pessoas,

Ainda sem muitas novidades e sem ideia do que escrever em um novo post haha Bom, hoje foi meu primeiro dia de aula, participei (na verdade fui vítima) da recepção dos alunos do primeiro ano (um trote mais leve, digamos), conheci novos amigos e revi alguns amigos, conheci a estrutura da escola que é bem diferente da minha antiga e vou com certeza me perder lá dentro nas primeiras trocas de aulas haha. Conheci somente minha professora de exatas.

É, então é assim que começamos novamente mais um ano. Não sei se permaneço lá até o terceiro ano, por motivos ditos no post anterior e espero ter mais ideias para um próximo post que juro que sobrando um tempinho posto ainda nesta semana.

Até mais.