Histórico

2010

Neste ano cursei o sétimo ano, ainda não sabia como funcionava e nunca havia participado de uma olimpíada, já havia visto anúncios e notícias sobre algumas pela televisão e achava distante participar e ganhar medalhas em alguma.

Quando fui informado que minha escola participaria da OBA, foi tudo muito rápido, no mesmo dia em que fui informado já aconteceria a aplicação das provas, nem todos os alunos da escola participariam e eu fui selecionado para participar. Fiz o máximo de questões e por poucos pontos não consegui minha primeira Medalha Olímpica.

Alguns dias depois da OBA fui informado desta vez com alguns, não muitos, dias de antecedência que minha escola também participaria da primeira fase da OBMEP deste ano. Participei novamente por acaso, sem muita expectativa, nesta todos os alunos da minha escola participaram, até que no dia seguinte da primeira fase recebi a informação que havia sido selecionado para a segunda fase.

Fiquei feliz, comecei a resolver os problemas do Banco de Questões 2010 junto as outros também selecionados através de grupos de estudos formados pela própria escola, era tudo muito diferente do que estava estudando em sala, as questões olímpicas envolviam muita lógica.

Com conteúdos diversificados de álgebra, teria dos números, geometria e combinatória que nunca havia visto ainda e tinha dificuldades com a mesma, assim depois de resolver todas as questões e ter uma ideia de como era a matemática olímpica ou talvez a verdadeira matemática estuda por grandes pesquisadores da história, fui fazer a segunda fase.

Durante o tempo até a divulgação do resultado, não esperava nada, não fiz novamente a segunda fase com expectativa mesmo estando um pouco mais preparado, quando veio a informação através do meu professor de matemática que havia ganho uma Medalha de Bronze, fiquei muito feliz, no começo achava olimpíadas era somente para gênios e descobri que estava errado, basta o esforço de quem que esteja participando.

2011

Neste ano cursei o oitavo ano, foi quando comecei a conhecer pouco a pouco o mundo olímpico a partir que comecei a participar do PIC. Somente tive contato com a OBMEP neste ano pela escola, que não participou de outras olimpíadas e novamente participei da edição deste ano.

Comecei a estudar por conta própria para a primeira fase e fui selecionado novamente. Mesmo com os grupos de estudos da escola, ainda estudava muito em casa, mas não estava acostumado com isto, participava do fórum do PIC e tentava ler todas as apostilas e conseguir estudar tudo antes das aulas.

Pelo PIC participei da segunda fase da OBM, uma olimpíada de um nível diferente da OBMEP e de meu conhecimento daquela época, não passando assim para a terceira fase, acabando sendo uma prova de experiência.

Esforcei mais que o ano passado, fui fazer a segunda fase e estava mais confiante que o ano passado durante o tempo de espera para a divulgação dos resultados, mas somente ganhei minha primeira Menção Honrosa. Fiquei desapontado, e levei mais a sério ainda as minhas poucas participações olímpicas, comecei a pesquisar mais sobre o que deveria saber, como era.

Quando por acaso ao pesquisar na internet sobre olimpíadas de conhecimentos, caiu na minha página de pesquisa o Olimpíadas Científicas pelo qual comecei acompanhar desde então.