Harvard Model United Nations

Postado em 11 de março de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – Seja o primeiro a comentar

Esse início de 2013 foi bom, eu participei de um modelo das nações unidas em Boston entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro e lá pude conhecer muitas pessoas interessantes e legais :) pra quem não sabe o que é isso, dá uma olhada na página da wikipédia haha esse modelo se chama Harvard Model United Nations e essa foi sua 60ª sessão! muito importante! Eu tive que estudar para participar desse evento, pois eu ia representar a indonésia na organização mundial do comércio e precisava defender a posição do meu país. Foi a primeira vez que participei de um evento desse tipo, mas fiquei com vontade de participar de outros e com certeza participarei enquanto eu for universitário. Além disso, nessa viagem eu pude conhecer Boston e Providence. Duas universidades que são famosas por abrigarem 3 universidades famosas Harvard e MIT em Boston, e Brown que fica em Providence. Elas pareceram muito interessantes, infelizmente a minha visita a brown foi muito rápida e só tive uma impressão superficial da universidade. Já Harvard e MIT eu passei bem mais tempo e conheci vários locais interessantes e muito bonitos. Futuramente farei um post comparado as duas universidades. Sei que esse evento não tem pouco a ver com olimpíadas científicas, mas tem suas semelhanças já que pessoas do mundo inteiro participam e isso ajuda a criar uma atmosfera bem diversa no evento (parecido com uma olimpíada internacional). enfim, só quis compartilhar haha interessados sobre modelos das nações unidas? dá uma pesquisada no google, no Brasil tem vários. eles são um ótimo extra curricular para a galera que quer estudar fora :) abraço a todos e obrigado por acompanharem o meu blog. qualquer coisa me mandem um e-mail: 95.davi@gmail.com

 

Primeiro dia de evento

Reportagem na TV Diário

Postado em 17 de janeiro de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – Seja o primeiro a comentar

Galera, vou sair numa reportagem na TV Diário! :) (pra quem não conhece é uma emissora aqui do ceará e alguns cantos do nordeste) pra quem quiser ver ao vivo ela vai passar ou hoje a noite 22:00 horário local (23:00 Brasília) ou no jornal de manhã, 7:45 horário local (8:45 horário de brasília). O link é esse: www.verdesmares.globo.com/tvdiario/stream/index.html vou tentar conseguir postar o vídeo no youtube e colocar depois aqui, abraços! 😀

2009 e minha primeira OBQ (Parte 1)

Postado em 8 de janeiro de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – 1 Comentário

Em 2009 eu estava classificado junto com outros 5 colegas da minha escola para a fase III da OBQ e para a Olimpíada Norte Nordeste de Química, a gente tinha aulas nas manhãs de terça, quarta e quinta. Foram manhãs maravilhosas, pois além de eu conseguir aprofundar bastante e aprender muito sobre química, eu fiz laços de amizade muito forte com meus colegas. Eu na maioria das vezes almoçava no colégio com eles e a gente conversava bastante, sobre várias coisas como livros, filmes, animes, alguns problemas que os professores tinham passado… Ah, outra coisa importante esse ano foi ter conhecido dois grandes professores de química (ambos doutores e ex-professores da UFC).

A primeira era a Deana, ela dava aula de físico-química e sempre incentivava os alunos com seu jeito carinhoso e divertido. Ela contava histórias de sucesso e decepções do seus ex-alunos, como um que sempre se “despedia” antes das provas pois achava que não ia passar, mas que conseguiu ir até a IChO… Ela também falava de como as filhas delas eram bem sucedidas e eu lembro de estar do lado da Deana quando a filha dela ligou pra avisar que tinha sido nomeada doutora em engenharia civil. Ela foi bem legal comigo, quando tinha aulas dela de manhã e de tarde ela levava a gente pra almoçar como recompensa do nosso esforço e isso permitia que a gente criasse uma relação além da relação aluno-professor, eu a considero minha amiga. Ela me conhece tão bem que escreveu uma carta de recomendação para mim quando eu decidi aplicar para universidades americanas.

O outro professor era o José Auri, essa foi outra pessoa maravilhosa que conheci no mundo olímpico. Ele foi meu professor de orgânica e foi o responsável por despertar minha paixão por essa área da química :) ele também gostava de falar dos seus ex-alunos, como a Thaís, uma menina que participou da IChO 3 vezes seguidas e conquistou medalha de prata em duas delas. Em 2009 ela estudava no MIT e passava materiais de estudo para o Auri que passava eles pra seus pupilos, inclusive eu. Eu aprendi bastante com o Auri, e suas histórias do seu doutorado na França e todas as pessoas que ele tinha conhecido lá, também me contou de como foi ativista na ditadura e chegou até a ser torturado pelos militares, e muitas outras histórias interessantes…

Acho que falei bastante haha meu ano de 2009 foi cheio de novidades, acho que vou ter que fazer uma parte 2 e uma parte 3… vou postar tudo o mais breve possível! abraços!

Primeiro Post do ano! :)

Postado em 7 de janeiro de 2013 por Cassio dos Santos Sousa – Seja o primeiro a comentar

Oi gente, espero que 2013 venha cheio de felicidades para todos os leitores do meu blog!  Até amanhã posto sobre minha vida olímpica em 2009! Abraço!

Origens (Parte 4)

Postado em 19 de dezembro de 2012 por Cassio dos Santos Sousa – 1 Comentário

Era o ano de 2008… eu estava começando minha 9ª série e poderia peloa primeira vez participar da Olimpíada Cearense de Química. Poderia tentar também ser medalha na Maratona Cearense, medalha que escapou por pouco no ano anterior. Eu assistia todas as aulas de olimpíada de química, às terças e aos sábados sempre comparecia. Um professor sabia que eu tinha potencial e decidiu me dar um “empurrãozinho” para que eu pudesse me desenvolver. Ele resolveu apostar comigo (nem lembro mais o que eu ganharia), ele apostou que eu não conseguia terminar o livro de química geral do Usberco & Salvador todinho até agosto do mesmo ano. Para provar o contrário eu estudei como um louco, fiz todos os exercícios e guardo o caderno com as resoluções até hoje. Sabe porquê eu não lembro mais do que eu ia ganhar com a aposta? porque o que eu realmente ganhei foi o conhecimento, eu fiquei tão bom em química geral que eu consegui ser prata na maratona cearense de química na categoria 9º ano, consegui ser 7º colocado na Olimpíada Cearense de Química mesmo concorrendo com muitos alunos mais velhos de 1º ano do ensino médio e ainda conquistei uma medalha de bronze na recém-criada Olimpíada Brasileira de Química Júnior. Nessa aposta, eu ganhei só esses 3 resultados. Eu ganhei uma boa base do meu conhecimento de química. Com esses resultados eu fui duplamente classificado para participar da Olimpíada Brasileira de Química modalidade A no ano de 2009. Duplamente classificado pois na época todos os medalhados da OBQjr e até o 20º colocado da cearense participavam. Então eu fiquei com duas vagas. Enfim, 2008 foi um ano interessante. Mas 2009 estava por vir e seria melhor… Mas isso fica para o próximo post. Prometo que divulgo até sábado (22/12). Abraços!

Decepções

Postado em por Cassio dos Santos Sousa – Seja o primeiro a comentar

Galera, a vida é cheia de decepções. Particularmente, eu tenho enfrentado várias esse ano. É uma atrás da outra, as coisas não tão dando muito certo desde o início do ano quando eu decidi aplicar para universidades americanas… Eu me esforcei muito dei o máximo de mim, a primeira decepção foi quando eu tentei participar do Prep Program do ILRio, uma instituição que oferece mentoring gratuito para alunos que querem estudar em outros países. Fui o primeiro olímpico internacional a não conseguir entrar nesse Prep Program. Fiquei muito triste, mas decidi continuar em frente pois sou brasileiro e nordestino, desisto é porra! Em meados de agosto decidi participar de outro prep program o do BSCUE (Brazil Student Council on Undergraduate Education), que é basicamente um grupo de alunos brasileiros que estão estudando nas melhores universidades dos EUA e decidiram ajudar os alunos que estão no processo de aplicar para universidades americanas. Apliquei para esse Prep Program e inicialmente fui recusado, porém depois de insistir eu finalmente consegui um mentor. Ele é uma pessoa muito legal, me ajudou bastante na minha Application de Princeton. Mas essa história é outra história triste de 2012, apliquei com muita esperança. Tinha quase 100% de certeza que seria deferred ou aceito. Nem passava pela minha cabeça a possibilidade de ser recusado, porém o destino me pregou uma peça (de muito mal gosto). Ontem as 18h horário de Fortaleza, acessei meu resultado online. Por um momento eu li e não acreditava no que estava lendo. Fiquei estático por alguns minutos. Pedi para meu irmão ler para ter certeza. Fiz logoff e logon para ter certeza de que tinha entrado na conta correta. Somente aí a ficha caiu. Por um momento senti que toda minha vida até aquele momento não tinha sentido. Que todas as minha atividades extra-curriculares, meu trabalho voluntário, minhas notas do ensino médio, minhas cartas de recomendação, tudo isso, senti que tudo isso tinha sido em vão. Estava arrasado e ainda estou, não sei quando irei melhorar. Mas sei que não vou desistir. Vou tentar, Prefiro cair 10000 vezes do que não tentar. Sei que posso quebrar a cara nas minhas outras 10 applications, mas quero sentir no final que eu dei o máximo de mim. Como eu dei o máximo de mim na de Princeton, somente espero que uma dessas universidades me aceite. Pois não quero desistir do meu sonho de estudar nos EUA. Esse vídeo sempre me ajuda nesses momentos difíceis como esse: http://www.youtube.com/watch?v=Fb8nwI3PR-c Eu vou continuar, não vou desistir, eu conseguirei!

 

Desculpa pelo post longo, mas eu precisava desabafar. o próximo post será sobre mais de minhas origens :) abraços a todos!

Desculpa e Justificativa

Postado em 2 de outubro de 2012 por Cassio dos Santos Sousa – Seja o primeiro a comentar

Galera, fiquei muito sem tempo pra escrever algo no Blog pois estou aplicando para universidades no exterior e isso exige que eu faça muita coisas ao mesmo tempo. Queria pedir desculpas a todos que acompanham meu blog e prometo que a partir de agora postarei no mínimo uma vez por semana. Mais tarde posto o origens parte 4! Quem quiser entrar em contato basta me mandar um e-mail: 95.davi@gmail.com

Origens (Parte 3)

Postado em 20 de julho de 2012 por Cassio dos Santos Sousa – 2 Comentários

Oi. Há três dias atrás (17/07) fez um ano que eu conquistei minha medalha de prata na Turquia, com certeza um dos momentos mais felizes da minha vida. Aqui uma foto desse momento muito feliz :)

Davi Premiação IChO

Mas retomando o assunto do ultimo post, eu comecei bastante entusiasmado para assistir as aulas de química. O professor sempre dizia que ia fazer mais experimentos só para conseguir minha presença toda aula até que eu não precisasse desse incentivo. Eu estudava muito, mas tinha outro menino que era considerado o melhor da sala. Eu era um zero a esquerda, até que veio a primeira competição de química da minha vida, a Maratona Cearense de Química. Ela consiste de duas fases, a 1ª fase é quinze questões de marcar e a 2ª que é um número variável de questões baseadas em um experimento feito na hora. Na 1ª fase eu consegui fechar a prova da maratona. Isso me deixou muito feliz 😀 Me preparei bastante para a 2ª fase. No dia estava muito nervoso, estudei tanto para essa prova que eu acabei escrevendo demais nas questões e fugindo da resposta. Acabei ficando com o 4º lugar e com muita raiva pois fiquei muito perto de conseguir uma medalha. Essa raiva fez com que eu tivesse mais vontade de fazer aulas de olimpíada de química no outro ano para conseguir a medalha perdida em 2007. Mas o que aconteceu em 2008, vou contar no próximo post. 😀

Origens (parte 2)

Postado em 5 de julho de 2012 por Cassio dos Santos Sousa – Seja o primeiro a comentar

Olá. Desculpa a demora pra postar coisas novas, estive muito ocupado preparando aulas de olimpíada que vou ministrar na minha escola em julho. Depois coloco a apostila que preparei aqui no site. Vou tentar fazer pelo menos um post por semana. Bom, relembrando as minhas origens na olimpíada de química, achei melhor falar da minha primeira aula de química. Como falei no post passado eu participava de aulas de olimpíadas de matemática, mas não me dava bem nas provas. Tinha um amigo meu que assistiu a primeira aula da olimpíada de química e achou muito legal. Ele me contou como o professor era interessante e engraçado. Decidi dar uma chance a olimpíada de química, na primeira aula (que era a segunda do curso) o professor faltou e um professor do laboratório o substituiu. Como ele não tinha aula preparada, decidiu levar os alunos para fazer experimentos aleatórios no laboratório de química. Ele fez clássicos como bicarbonato + ácido acético, Chama que muda de cor e etc. Mas o principal que ele fez, foi um experimento chamado chama fria. Ele consiste de uma mistura inflamável, porém que não queima quando entra em combustão sobre a mão de uma pessoa. Fiquei fascinado por tal coisa existir e decidi participar de olimpíadas de química com toda minha dedicação para descobrir o porquê disso acontecer. No próximo post contarei como se sucedeu meu primeiro ano de olimpíadas de química. 😀

Obs: Segue aí um vídeo do experimento: http://www.youtube.com/watch?v=HcMfZU0vcSc

Origem (parte 1)

Postado em 14 de junho de 2012 por Cassio dos Santos Sousa – 1 Comentário

Falar um pouco aqui da minha origem nas olimpíadas… 😀 Eu sempre adorei matemática e ciências, eu na minha infância acompanhei minha mãe enquanto ela conseguia seu segundo doutorado e ela sempre me incentivou a estudar. tanto que eu gostava tanto de estudar que pulei a alfabetização. Mas enfim, na 4ª série (antiga) fui muito bem em matemática durante o ano e me chamaram para participar de aulas preparatórias para competições de matemática na 5ª série, infelizmente não pude comparecer por causa das aulas da primeira eucaristia na minha igreja. Só comecei mesmo a participar na 6ª série e logo na primeira aula eu sabia que aquilo iria mudar minha vida. lembro que quando o professor me falou da possibilidade de viajar de graça, conhecer outros países e outras culturas e crescimento pessoal e profissional, aquilo fascinou o menino de 11 anos que eu era. E a olimpíada cumpriu tudo que me foi prometido, viajei bastante e amadureci muito não só intelectualmente, mas também psicologicamente. Aquela primeira aula me conquistou, conto o que aconteceu depois dela no próximo post… qualquer pergunta é só comentar aí 😀