Posts de dezembro, 2012

Origens (Parte 4)

Posted in Sem categoria on dezembro 19th, 2012 by Cassio dos Santos Sousa – 1 Comment

Era o ano de 2008… eu estava começando minha 9ª série e poderia peloa primeira vez participar da Olimpíada Cearense de Química. Poderia tentar também ser medalha na Maratona Cearense, medalha que escapou por pouco no ano anterior. Eu assistia todas as aulas de olimpíada de química, às terças e aos sábados sempre comparecia. Um professor sabia que eu tinha potencial e decidiu me dar um “empurrãozinho” para que eu pudesse me desenvolver. Ele resolveu apostar comigo (nem lembro mais o que eu ganharia), ele apostou que eu não conseguia terminar o livro de química geral do Usberco & Salvador todinho até agosto do mesmo ano. Para provar o contrário eu estudei como um louco, fiz todos os exercícios e guardo o caderno com as resoluções até hoje. Sabe porquê eu não lembro mais do que eu ia ganhar com a aposta? porque o que eu realmente ganhei foi o conhecimento, eu fiquei tão bom em química geral que eu consegui ser prata na maratona cearense de química na categoria 9º ano, consegui ser 7º colocado na Olimpíada Cearense de Química mesmo concorrendo com muitos alunos mais velhos de 1º ano do ensino médio e ainda conquistei uma medalha de bronze na recém-criada Olimpíada Brasileira de Química Júnior. Nessa aposta, eu ganhei só esses 3 resultados. Eu ganhei uma boa base do meu conhecimento de química. Com esses resultados eu fui duplamente classificado para participar da Olimpíada Brasileira de Química modalidade A no ano de 2009. Duplamente classificado pois na época todos os medalhados da OBQjr e até o 20º colocado da cearense participavam. Então eu fiquei com duas vagas. Enfim, 2008 foi um ano interessante. Mas 2009 estava por vir e seria melhor… Mas isso fica para o próximo post. Prometo que divulgo até sábado (22/12). Abraços!

Decepções

Posted in Sem categoria on dezembro 19th, 2012 by Cassio dos Santos Sousa – Be the first to comment

Galera, a vida é cheia de decepções. Particularmente, eu tenho enfrentado várias esse ano. É uma atrás da outra, as coisas não tão dando muito certo desde o início do ano quando eu decidi aplicar para universidades americanas… Eu me esforcei muito dei o máximo de mim, a primeira decepção foi quando eu tentei participar do Prep Program do ILRio, uma instituição que oferece mentoring gratuito para alunos que querem estudar em outros países. Fui o primeiro olímpico internacional a não conseguir entrar nesse Prep Program. Fiquei muito triste, mas decidi continuar em frente pois sou brasileiro e nordestino, desisto é porra! Em meados de agosto decidi participar de outro prep program o do BSCUE (Brazil Student Council on Undergraduate Education), que é basicamente um grupo de alunos brasileiros que estão estudando nas melhores universidades dos EUA e decidiram ajudar os alunos que estão no processo de aplicar para universidades americanas. Apliquei para esse Prep Program e inicialmente fui recusado, porém depois de insistir eu finalmente consegui um mentor. Ele é uma pessoa muito legal, me ajudou bastante na minha Application de Princeton. Mas essa história é outra história triste de 2012, apliquei com muita esperança. Tinha quase 100% de certeza que seria deferred ou aceito. Nem passava pela minha cabeça a possibilidade de ser recusado, porém o destino me pregou uma peça (de muito mal gosto). Ontem as 18h horário de Fortaleza, acessei meu resultado online. Por um momento eu li e não acreditava no que estava lendo. Fiquei estático por alguns minutos. Pedi para meu irmão ler para ter certeza. Fiz logoff e logon para ter certeza de que tinha entrado na conta correta. Somente aí a ficha caiu. Por um momento senti que toda minha vida até aquele momento não tinha sentido. Que todas as minha atividades extra-curriculares, meu trabalho voluntário, minhas notas do ensino médio, minhas cartas de recomendação, tudo isso, senti que tudo isso tinha sido em vão. Estava arrasado e ainda estou, não sei quando irei melhorar. Mas sei que não vou desistir. Vou tentar, Prefiro cair 10000 vezes do que não tentar. Sei que posso quebrar a cara nas minhas outras 10 applications, mas quero sentir no final que eu dei o máximo de mim. Como eu dei o máximo de mim na de Princeton, somente espero que uma dessas universidades me aceite. Pois não quero desistir do meu sonho de estudar nos EUA. Esse vídeo sempre me ajuda nesses momentos difíceis como esse: http://www.youtube.com/watch?v=Fb8nwI3PR-c Eu vou continuar, não vou desistir, eu conseguirei!

 

Desculpa pelo post longo, mas eu precisava desabafar. o próximo post será sobre mais de minhas origens :) abraços a todos!