Posts de outubro 4th, 2012

Entrevista do MIT, molas, aulas, Interactive Fiction e outras coisas

Posted in Sem categoria on outubro 4th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 3 Comments

Amanhã eu vou ter minha entrevista pro MIT :).

Eu sou uma pessoa estranha: quando eu fui entrevistado pela folha, marília gabriela, revista contigo e G1, eu não fiquei nervoso, eu estava tranquilo :). Quando eu fui gravar uns vídeos pro youtube, aqueles que vocês encontram na nosso canal do youtube: www.youtube.com/olimpiadascientifica, eu estava tremendo que nem uma vara hahahaha. Como a entrevista de amanhã seria algo em que as pessoas normalmente ficam nervosos, acho que eu devo ficar calmo então :).

Hoje eu vi um vídeo interessante, sobre molas sendo arremessadas de cima de prédios: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uiyMuHuCFo4
Veja o início do vídeo, e antes de ver a explicação, tente explicar você mesmo por que a parte de baixo da mola só começa a cair depois que a “contração” chega até ela. É um bom exercício de física, pode até servir como treinamento para a Olimpíada Brasileira de Física que será esse sábado.

 

Hoje eu dei uma aula de cerca de 1:30h no Objetivo ^^. Os alunos disseram que eu fui um bom professor, que deu pra entender o que eu expliquei e que gostaram da matéria da olimpíada de linguística :). Minha primeira aula pra mais de um aluno hahaha. Foi divertido, mesmo que o computador não funcionou, pois estava sem internet e sem leitor usb….

Hoje eu aprendi bastante sobre ditadura militar brasileira, e acho que amadureci um pouco, por ter entendido vários erros que eu cometi no passado. É bom quando se reconhece seus próprios erros :). Você sente que cresce como pessoa.

E eu fiquei com saudade dos TBGs que eu jogava, dos Interactive Fiction, dos jogos baseados em texto. Jogos baseados em texto? O que é isso? hahaha. Antes dos computadores terem gráfico, os jogos só tinham textos, e haviam muitos jogos bons, alguns que inclusive revolucionaram a indústria de jogos, como o jogo Adventure, de 1976. Sendo sincero, eu não gostei muito de quando eu joguei ele, só joguei devido a importância histórica do mesmo. Gostei mais de quando joguei umas “poesias interativas”, como The Space under the window, e alguns outros.

Se você quiser jogar esses jogos, eu recomendaria o interpreter Zoom, que pode ser encontrado aqui: http://www.logicalshift.demon.co.uk/

Baixei a plataforma de criação de jogos para Z-machine, e vou ver se consigo aprender um pouco :). Acho que deve dar pra fazer alguma coisa divertida ^^. Eu sei que daria pra eu aproveitar Pascal ou C pra criar um jogo desses, mas por que não usar o clássico? http://inform7.com/

Talvez fazer algo que reflita quem sou eu ou minha história, talvez fazer algo que sirva para as pessoas aprenderem de forma mais divertida, por que não?

 

Até mais pessoal ^^

 

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edit- Esse é o código mais feio que eu vi na vida! Desde quando:  The dark castle is a room, understand “castle” as the dark castle. É um código? Desde quando isso é um código?!