Métodos de estudo

Muitas pessoas me perrguntam isso, então segue respostas que eu enviei por email abaixo:

——————

Infelizmente não tenho nenhum material com dicas de estudo… Uma vez que eu estava estudando no meu limite, mas não estava rendendo, eu comecei a cronometrar e ver qual método me fazia render mais.
Peguei um cronômetro e via quanto tempo eu demorava para fazer cada uma das coisas que eu estava estudando usando métodos diferentes.
Cronometrei quanto tempo eu demorava pra ler, caso eu ficasse o tempo todo em apenas uma matéria, e quanto tempo demorava se eu ficasse trocando de áreas. Vi quanto tempo demorava até eu dizer que entendia uma matéria quando eu estudava ela por resolução de questões, tentando resolver questões ou lendo teoria. Depois disso comecei a usar a que funcionava melhor pra mim em cada área.
Para biologia, por exemplo, o que mais compensava era me focar apenas em biologia lendo o máximo possível, fazendo alguns poucos exercícios de fixação. Para física, era estudar enquanto alternava com alguma outra matéria que não fosse exatas, para não ficar exausto; me focando mais na resolução dos problemas do que na própria teoria. Para linguística, era me concentrar apenas em linguística enquanto escrevia tudo o que eu ia aprendendo em uma folha separada.
eu diria que cada matéria ou área pode ter uma estratégia diferente que seja melhor para você, mas só você conseguiria descobrir. Veja aquela que tem o maior rendimento por tempo.
————
Decorar a matéria é algo que considero improdutivo e tira qualquer graça que haja no estudo. Procure entender a matéria, e a memorização irá vir em conjunto.
Em vez de tentar decorar fórmulas ou  lista de fatos, se esforce para aprender de onde as fórmulas surgiram e como faz para decorar elas, além de, é claro, a utilidade real delas. Para isso você terá que pesquisar além do que e dado em sala de aula.
Para as outras matérias tente fazer relações, tentnaod entender o motivo de que vc está estudando aquilo, ao ver as consequências que aquilo causou. Isso tornará seu estudo mais produtivo.
——————
Se seguir uma rotina não funciona com você, eu te daria a dica de fazer metas: Por exemplo, terminar uma matéria específica em uma semana, etc. Então vc consegue dividir seu estudo durante a semana conforme o seu humor (sabendo que se vc enrolar nos primeiros dias, terá que varar a madrugada nos últimos), pelo menos é isso que faço.
————
… Quando o problema é erro por distrações, isso significa que você não está acostumado a resolver questões, ou, caso esteja, não em um ambiente como de uma prova.

Pra melhorar isso de uma maneira rápida eu recomendaria você treinar na sua casa resolver as questões no menor tempo possível (cronometrando), e depois ver se errou besteira, até aprender os erros que costuma cometer.
Métodos de estudo
18 votes, 4.94 avg. rating (98% score)